CIT apresenta moção em apoio a MP 1.153/2022 na conferência geral em Nova Iorque 

CIT apresenta moção em apoio a MP 1.153/2022 na conferência geral em Nova Iorque 

Em reunião realizada no último dia 20/04/2023, em Nova Iorque, na sede da ONU – Organização das Nações Unidas, a Câmara Internacional da Indústria de Transportes – CIT, com a presença de 19 países membros, foi aprovada moção de apoio à aprovação e conversão em lei pelo Congresso Nacional do Brasil de norma estabelecendo a contratação de seguro para cobertura da responsabilidade por danos à carga, durante a operação de transporte, com exclusividade ao transportador.

Confira aqui a íntegra do documento

Reunião Nacional da COMJOVEM define metas e diretrizes para o ciclo 2025-2026

Reunião Nacional da COMJOVEM define metas e diretrizes para o ciclo 2025-2026

Lideranças de Núcleos de todo o Brasil se reuniram com seus integrantes para a apresentação das metas e campanhas que vão orientar o próximo ciclo da Comissão

Nesta quinta-feira, 11 de dezembro, a COMJOVEM – Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística realizou sua Reunião Nacional, encontro anual que marca o encerramento do ciclo vigente e o início de uma nova etapa de planejamento e integração entre os Núcleos de todo o país.

O evento foi conduzido pelo coordenador nacional, Hudson Rabelo, e pelos vice-coordenadores, Jéssica Caballero Lopes e Ítalo Grativol, reunindo mais de 80 integrantes, entre coordenadores, vice-coordenadores e representantes de todos os Núcleos Regionais.

Durante a reunião, foram apresentadas as metas e diretrizes da COMJOVEM para o ciclo 2025-2026, com foco na organização e fortalecimento dos Núcleos, na ampliação da representatividade e no desenvolvimento técnico e social dos integrantes. Entre as metas obrigatórias, destacam-se: 30 horas anuais de reuniões (com encontros presenciais e compartilhados), produção de artigos técnicos em conformidade com a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, visitas técnicas e três projetos ESG, um por pilar: Meio Ambiente, Social e Governança.

A Comunicação também foi reforçada como pilar estratégico, incentivando os Núcleos a enviar mensalmente registros de atividades para divulgação nas plataformas oficiais, além de promover ações voltadas à valorização do Transporte Rodoviário de Cargas e à representatividade política setorial junto às entidades regionais.

Entre as pautas prioritárias tratadas no encontro, esteve o associativismo, tema fundamental para o fortalecimento da NTC&Logística e das entidades representativas do setor. A COMJOVEM reforçou seu papel de promover a integração entre jovens empresários e executivos, estimulando o engajamento com federações, sindicatos e associações em todo o país. A pauta foi destacada como essencial para garantir unidade institucional, ampliação de conhecimento e constante evolução, fundamentos essenciais para o desenvolvimento do Transporte Rodoviário de Cargas.

Entre os destaques do calendário anual, permanecem as campanhas nacionais: COMJOVEM Salva Vidas (junho a agosto), mobilização pela doação de sangue, realizada desde 2017, e Rota da Vida (setembro a novembro), iniciativa sugerida pelo presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, que tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da doação de órgãos. A proposta foi enfaticamente acolhida pela COMJOVEM e passará a integrar o calendário anual da entidade, com mobilização nacional coordenada pelos Núcleos.

A reunião contou com a presença do assessor de Comunicação e Imprensa da NTC&Logística, Rodrigo Bernardino, e da assessora nacional da COMJOVEM, Isabela Costa, que acompanham e apoiam as iniciativas de comunicação, integração e estrutura organizacional da Comissão.

O encerramento do ciclo 2025-2026 está previsto para o mês de outubro de 2026, conforme o cronograma geral que estabelece o prazo final para o envio de metas e evidências dos núcleos.

Ao final do encontro, o coordenador nacional, Hudson Rabelo, destacou a importância do momento e reforçou o compromisso coletivo da Comissão com o fortalecimento institucional: “Foi uma reunião muito produtiva e significativa para todos nós. As metas apresentadas e as campanhas que iremos desenvolver refletem o compromisso da COMJOVEM com o fortalecimento do Transporte Rodoviário de Cargas e com o desenvolvimento do setor como um todo. Também ressaltamos a importância do associativismo, que é a base da NTC&Logística e de todas as entidades que representam e defendem o transporte brasileiro. Tenho plena confiança de que, juntos, com o apoio das federações, sindicatos, associações e empresas que acreditam na nossa causa, faremos um ciclo ainda mais representativo, participativo e transformador”, afirmou Hudson.

Participe da primeira edição do CONET&Intersindical de 2026 em Brasília (DF)

Participe da primeira edição do CONET&Intersindical de 2026 em Brasília (DF)

A NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) realizará a primeira edição do CONET&Intersindical 2026 nos dias 26 e 27 de fevereiro, no ROYAL TULIP BRASÍLIA ALVORADA, em Brasília (DF). O evento tem como entidade anfitriã a FENATAC – Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas e Logística, com o apoio dos Sindicatos filiados à entidade.

O CONET&Intersindical (Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado) é dividido em duas etapas:

1. CONET: apresentação de pesquisas de mercado realizadas pelo Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas (DECOPE) da NTC&Logística, além de debates sobre custos e tarifas do setor;

2. Intersindical: discussão de temas relacionados ao desenvolvimento do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC).

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, destaca a importância do evento e o peso estratégico da capital federal para o setor: “Brasília é o centro das decisões que impactam o Transporte Rodoviário de Cargas. Realizar o CONET&Intersindical na capital federal, em um momento tão relevante para o país e para o nosso setor, reforça a importância deste encontro como espaço de diálogo, construção e fortalecimento das nossas pautas. Será uma oportunidade única para ampliarmos nossa atuação institucional, discutirmos os desafios que afetam o TRC e avançarmos na busca por soluções que contribuam para o desenvolvimento do transporte de cargas no Brasil. Convidamos todos os empresários e representantes de entidades a participarem desse grande encontro”.

O CONET&Intersindical consolidou-se como um dos eventos mais importantes do setor, reunindo os principais protagonistas do TRC, promovendo debates estratégicos, troca de experiências e oportunidades para o fortalecimento de parcerias.

Faça sua inscrição aqui.

Realização

NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística)

Entidade Anfitriã

FENATAC (Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas e Logística)

Apoio

Sindicatos filiados à FENATAC

Apoios Institucionais

Sistema Transporte (CNT – Confederação Nacional do Transporte; SEST SENAT – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte; ITL – Instituto de Transporte e Logística)

FuMTran (Fundação Memória do Transporte)

Apoio Logístico

Braspress

Em noite de celebração, Prêmio CNT de Jornalismo reconhece os trabalhos de destaque de 2025

Em noite de celebração, Prêmio CNT de Jornalismo reconhece os trabalhos de destaque de 2025

Cerimônia reuniu vencedores, jurados e representantes do setor para premiar reportagens que ampliaram o debate sobre transporte no país

O fotojornalismo voltou a ocupar o centro da premiação na 32ª edição do Prêmio CNT de Jornalismo, pela segunda vez em mais de três décadas. A cerimônia de entrega dos troféus foi realizada na noite desta quarta-feira (10), em Brasília, e destacou a força da imagem e a inovação nas histórias sobre transporte. O Grande Prêmio foi entregue ao Metrópoles pela série fotográfica “Um Brasil que desmorona: desabamentos de pontes atrasam o país”, de Breno Esaki, que expôs, em diferentes regiões do país, o impacto social e econômico do colapso de pontes brasileiras.

O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, afirmou que o Prêmio amplia a compreensão sobre o setor. “Assim como o transporte pode buscar novos caminhos, o jornalismo tem a capacidade de apontar direções, esclarecer desafios e contar para a sociedade as mudanças que movem o povo”, disse.

A avaliação dos trabalhos ficou a cargo de um corpo de jurados formado por representantes da imprensa, do meio acadêmico e do setor de comunicação. Para o jurado Flávio Ferreira, da Folha de S.Paulo, a seleção exigiu rigor. “Foi uma grande responsabilidade e uma grande dificuldade ante a altíssima qualidade dos trabalhos inscritos”, afirmou.

Ao receber o Grande Prêmio, Breno Esaki ressaltou o papel do fotojornalismo na memória coletiva e na mobilização social. “O fotojornalismo ainda cumpre seu papel na sociedade e prova seu valor a cada clique”, disse.

Além de reconhecer os melhores trabalhos do ano, o Prêmio CNT de Jornalismo celebra o próprio fazer jornalístico ao prestar homenagem a um profissional cuja trajetória contribui, de forma decisiva, para qualificar o debate sobre mobilidade e infraestrutura no país. Em 2025, o homenageado foi Daniel Rittner, diretor de Jornalismo da CNN Brasil, em reconhecimento à sua destacada trajetória em coberturas sobre infraestrutura de transporte.

Além do Grande Prêmio, foram premiados trabalhos em sete categorias: Comunicação Setorial; Áudio; Fotojornalismo; Texto; Multiplataforma; Vídeo, e Meio Ambiente e Transporte.

Veja o que disseram os premiados e conheça os trabalhos vencedores

Grande Prêmio – Breno Esaki (Metrópoles)

“Fico lisonjeado em receber esse Grande Prêmio. Em uma era de tantas informações, milhares de imagens produzidas e reproduzidas por segundo, o fotojornalismo ainda cumpre seu papel na sociedade, como ferramenta de importante memória coletiva. Desejo que cada fotojornalista se sinta representado e reconhecido por este prêmio.”

A série de imagens  “Um Brasil que desmorona: desabamentos de pontes atrasam o país” mostra, com força e sensibilidade, os impactos do descaso com a infraestrutura de pontes no Brasil, retratando as perdas humanas, sociais e econômicas provocadas pela falta de investimentos em manutenção.

Texto – Cláudio Ribeiro (O Povo/CE)

“Premiações ajudam a referendar bons trabalhos de jornalismo. O Prêmio CNT tem um peso enorme entre os principais do país, por isso eu me sinto muito honrado. É uma conquista que já guardo com destaque.”

A série “Como age a quadrilha que despacha cocaína pelo Pecém há 6 anos” investiga a atuação de um grupo criminoso envolvido no tráfico internacional de drogas por portos cearenses. O trabalho detalha as operações e a estrutura da organização criminosa, evidenciando os desafios da segurança no transporte marítimo.

Áudio – Mariana Reis (BandNews BH/MG)

“Vencer um dos prêmios mais importantes do país é uma honra enorme. Esse reconhecimento reforça como o jornalismo é poderoso quando lança um olhar atento sobre as pessoas por trás das estatísticas. Ser premiada entre centenas de trabalhos inscritos é algo muito especial.”

A série “No meio do caminho” traz relatos emocionantes de moradores que vivem às margens de rodovias e trilhos em Belo Horizonte (MG) e precisam deixar suas casas para dar lugar a grandes obras de mobilidade urbana.

Vídeo – Carlos de Lannoy (TV Globo)

“Ser premiado foi uma surpresa que encheu a equipe de orgulho, especialmente diante do alto nível dos concorrentes. É o reconhecimento de um trabalho sério que o Fantástico realiza há 50 anos.”

A reportagem “Emendas derretem no asfalto” mostra como emendas parlamentares destinadas à infraestrutura acabam sendo desperdiçadas em obras inacabadas ou mal executadas. O caso de uma estrada na Bahia cujo asfalto recém-inaugurado derrete sob o sol ilustra, de forma contundente, as falhas de gestão e fiscalização.

Fotojornalismo – Domingos Peixoto (O Globo)

“Foi o primeiro prêmio de fotojornalismo que recebi na vida; e, hoje, sou penta. O Prêmio CNT sempre incentivou nossa vigilância sobre tudo o que se move no Brasil. Mostramos, com o olhar, os anseios de quem depende do transporte no dia a dia.”

O ensaio “Tempo perdido” denuncia o sucateamento da Supervia e a realidade enfrentada pelos passageiros, que convivem diariamente com superlotação e insegurança.

Meio Ambiente e Transporte – Theyse Viana (Diário do Nordeste/CE)

“Receber o Prêmio CNT é uma realização indescritível. Fico especialmente orgulhosa por vencer entre tantas produções excelentes. É uma reportagem que mostra como transporte e qualidade de vida estão interligados, e como as mudanças são urgentes.”

A reportagem “Na contramão do clima: fuga de passageiros enfraquece ônibus de Fortaleza e incha vias públicas com transportes individuais” mostra os impactos ambientais do crescimento do transporte individual e a urgência de políticas que fortaleçam o transporte coletivo sustentável.

Comunicação Setorial – Gabriela de Moraes (Sindiônibus/CE)

“Receber este prêmio é especial não só por ter nosso trabalho reconhecido, mas também por evidenciar o valor da comunicação setorial em um dos maiores prêmios do país. Ser bicampeã mostra que consistência e comprometimento fazem a diferença. É a confirmação de que estamos no caminho certo.”

A terceira temporada do podcast “De Ponto a Ponto” aborda o transporte coletivo em Fortaleza, sob diferentes perspectivas, destacando seu papel para a mobilidade, inclusão e qualidade de vida da população.

Multiplataforma – William Cardoso (Metrópoles)

“Receber o Prêmio CNT na categoria Multiplataforma é uma satisfação enorme. É o reconhecimento de um esforço para mostrar os desafios enfrentados pelos entregadores – uma atividade que impacta toda a sociedade.”

O especial “Mete marcha: gamificação coloca entregadores do iFood em risco” revela como a lógica de pontuação da plataforma pressiona entregadores a assumir riscos e enfrentar jornadas exaustivas. A reportagem combina textos, vídeos, fotos e um minidocumentário, que expõem as consequências dessa dinâmica sobre a saúde e segurança dos profissionais.

Prêmio ANTT Destaques 2025 consagra projetos que elevam a experiência dos usuários e fortalecem o futuro do setor no Brasil

Prêmio ANTT Destaques 2025 consagra projetos que elevam a experiência dos usuários e fortalecem o futuro do setor no Brasil

Foram reconhecidos projetos que estão salvando vidas, inovando com tecnologia de ponta, elevando padrões de qualidade, desenvolvendo o país e redefinindo a regulação no Brasil

A cada anúncio, aplausos longos. A cada vídeo, emoção visível. A cada nome chamado ao palco, a sensação real de que algo maior estava acontecendo ali: a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) reconhecendo, valorizando e celebrando sua força motriz – as pessoas que entregam e desenvolvem o Brasil diariamente. A consagração dos que movem a Agência. Ao longo do ano, dezenas de projetos cruzaram o território nacional em forma de inspeções, concessões, inovações tecnológicas, políticas regulatórias, segurança viária, comunicação estratégica, gestão moderna e impacto direto na vida de milhões de brasileiros.

Nesta terça-feira (9/12), em uma noite digna de gala, aplausos e luzes voltadas para quem transforma o Brasil todos os dias, os grandes vencedores do Prêmio ANTT Destaques 2025, a maior celebração do transporte terrestre do país, foram anunciados. O evento, já reconhecido como o Oscar do transporte brasileiro, reuniu, em sua terceira edição, autoridades, parceiros, associações, parlamentares, líderes do setor, especialistas e representantes de todas as principais concessionárias e operadoras para homenagear projetos que estão salvando vidas, inovando com tecnologia de ponta, elevando padrões de qualidade, desenvolvendo o país e redefinindo o futuro da regulação no Brasil. Não foi apenas a entrega de prêmios – foi um reconhecimento público de quem entrega resultado real para o país e sociedade, momento de valorizar quem pavimenta, ilumina, opera, conecta e garante que milhões de brasileiros se movam com segurança, conforto e dignidade, promovendo desenvolvimento socioeconômico sustentável e integrando todas as regiões, de norte a sul.

Na noite de gala, os ganhadores não levaram apenas troféus. Levaram um marco. Os destaques, em cada categoria, foram apresentados como se apresentam grandes feitos: com clareza e tamanho da relevância do que foi construído. Do campo à sala de guerra; das estradas às salas de situação; dos postos de fiscalização à inteligência de dados – cada história era uma viagem pelo Brasil que se move. Quando os vencedores subiram ao palco, a emoção tomou conta da plateia. Muitos se emocionaram. Muitos foram abraçados de pé. Muitos se viram representados nos colegas que ali estavam.

O reconhecimento comprovou que não existe entrega sem equipe, não existe inovação sem visão, não existe resultado sem liderança. E ali, diante de todos os nomes mais estratégicos da instituição, o palco virou símbolo de um novo momento da ANTT — mais moderno, mais humano, mais estratégico, mais conectado ao que o país precisa. A gala da ANTT não foi apenas uma premiação. Foi uma declaração pública de que a Agência vive um novo ciclo institucional – mais forte, mais reconhecido, mais maduro e mais ambicioso, comprovando que a ANTT ocupa, com mérito, a linha de frente da regulação brasileira.

O auditório estava tomado por luzes quentes, elegantes, cintilantes – uma atmosfera mais próxima de uma estreia cinematográfica do que de uma cerimônia pública, mas digna do reconhecimento necessário e merecido. Uma noite que não premiou trabalhos. Premiou histórias. Premiou impacto. Premiou transformação. Sob uma cenografia sofisticada, com trilha especialmente composta para a ocasião, auditório lotado para prestigiar e consagrar os grandes protagonistas da Agência. A cerimônia teve clima de comemoração nacional. O resultado é um retrato do que o Brasil tem produzido de melhor no setor: soluções aplicadas no dia a dia, que reduzem acidentes, melhoram o fluxo das rodovias, ampliam a experiência do passageiro, preservam o meio ambiente e tornam o transporte mais eficiente e mais seguro.

O Diretor-Geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, abriu a cerimônia reforçando a importância do prêmio e o momento histórico vivido pela Agência. Ao receber o público, destacou que a ANTT se consolidou como referência nacional. “Sejam bem-vindos à casa da infraestrutura, à casa da regulação”, afirmou, lembrando que a instituição reúne os melhores quadros do país, com os melhores servidores, a melhor diretoria colegiada técnica, de excelência e em convergência, e agora com os melhores projetos.

Ele ressaltou ainda que a infraestrutura regulada pela Agência vai muito além das obras e dos números — reflete desenvolvimento real para o país. “Mais do que duplicações, túneis, passarelas e grandes números, nós temos o desenvolvimento e o progresso”, disse, enfatizando que os projetos finalistas incorporam inovação, tecnologia, sustentabilidade e, sobretudo, o foco no cidadão. “Eles têm direcionamento para o que é primordial, que é o olhar dos nossos usuários”, completou.

O diretor fechou sua fala agradecendo às instituições apoiadoras e ao setor produtivo pelo compromisso com a melhoria contínua. “Agradeço aos nossos apoiadores CNT, ABCR, ABRATI, ANTF e sobretudo às empresas que se dedicam em fazer o além e o melhor para esse país vocacionado ao desenvolvimento”, declarou.

Já o Superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas e Presidente do Comitê Organizador do Prêmio ANTT Destaques 2025, José Aires Amaral Filho, reforçou o caráter desafiador da edição deste ano, que superou todas as anteriores em alcance e qualidade. Ele lembrou que a equipe trabalhou sob pressão, mas determinada a entregar um evento ainda mais grandioso do que as últimas edições. “O desafio era ser maior e melhor que a edição do ano passado e com menos tempo”, afirmou. E completou: “Missão dada é missão cumprida e cá estamos.”

Em sua fala, o superintendente revelou que o prêmio recebeu 235 inscrições, recorde histórico da iniciativa, resultado direto da mobilização conjunta entre a Agência, o setor regulado e as entidades parceiras. Segundo ele, o nível dos projetos surpreendeu até mesmo os avaliadores. “A gente viu a revolução dos projetos, muitos projetos complexos de analisar e que nos mostram um horizonte muito positivo”, disse.

Ele também destacou o mérito dos finalistas, especialmente no transporte de cargas, um segmento altamente competitivo. “No setor de cargas, nós temos nove representantes aqui, num universo de mais de 700 mil transportadores”, observou, reforçando que todos que chegaram até a cerimônia já são vitoriosos. “Quem está aqui pode ter certeza de que já é um vencedor”, concluiu.

Com categorias ampliadas e critérios de avaliação modernizados, a edição 2025 reforçou o compromisso da Agência com a transparência, a eficiência e a evolução contínua da infraestrutura nacional. Sob o lema “Reconhecer para evoluir”, a premiação destacou práticas que impactam diretamente a segurança, a mobilidade, a qualidade das viagens e o cuidado com as pessoas — aspectos essenciais para um país que se move, em sua maioria, por rodovias e ferrovias.

VENCEDORES

Rodovias: inovação que aproxima e protege vidas

Nas concessões, foram reconhecidas iniciativas que elevaram o padrão de engenharia, segurança, tecnologia, sustentabilidade e atenção ao usuário em todas as regiões do país.

Em Gestão de Obras e Investimentos, o 1º lugar ficou com a NOVA ROTA DO OESTE, com o projeto “A Gestão por trás do melhor IRI do Brasil”.

Em Atenção ao Usuário, o 1º lugar foi para a PR Vias, com o projeto “ColorTrack: Tecnologia e percepção visual unidas em um novo padrão de sinalização”.

Em Eficiência Energética, o troféu máximo foi para a ECOVIAS DO CERRADO, com a solução “Bioeletroatividade como Solução Sustentável para Sinalização”.

Na categoria Sustentabilidade Ambiental, o primeiro lugar foi conquistado pela CCR RIOSP, com o projeto “ReTrilhos – Sustentabilidade em Movimento”.

Na Gestão Interna e Desenvolvimento de Pessoas, a vencedora foi a VIA ARAUCÁRIA, com o projeto “Transformando Impactos em Oportunidades: Inclusão, Capacitação e Reintegração Social”.

Em Interação com a Sociedade, o 1º lugar ficou com a Nova 381, com o projeto “Da Desconexão à Inclusão – O Salto de 30 Meses”.

Em Inovação e Tecnologia, a grande vencedora foi a EPR LITORAL PIONEIRO, com o projeto “Sistema baseado em sensores termográficos para inspeção de freios de veículos pesados em rodovias”.

Na Engenharia, o troféu máximo foi concedido à CCR RIOSP, com “Parece Alemanha, mas é Brasil”.

Em Vias Seguras, o 1º lugar foi novamente para a NOVA ROTA DO OESTE, desta vez com o projeto “Pare pela Vida – Zero Óbitos”.

Na categoria Integridade, a vencedora foi a EPR LITORAL PIONEIRO, com o projeto “Integridade Inspira”, que reforça governança, compliance e transparência na gestão das concessões.

Em Segurança Viária, o troféu foi para a PANTANAL, reconhecida pelo desempenho na redução de riscos e na implementação de ações robustas de segurança no trânsito.

Nos Destaques Regulatórios 2025 – Rodovias, o Ouro ficou com o Sistema Rodoviário Rio–São Paulo (MOTIVA RIOSP); a Prata, com a Nova Rota do Oeste, e o Bronze, com a Ecovias Minas Goiás.

Ferrovias: tecnologia que move o futuro

O setor ferroviário apresentou projetos que reposicionam o transporte sobre trilhos como um dos pilares da inovação, da eficiência e da sustentabilidade no país.

Em Gestão de Obras e Investimentos, o 1º lugar foi para a VALE – Estrada de Ferro Carajás, com o projeto “Estruturação de Sistemas de Monitoramento Ferroviário com Base na ISO 17359”.

Em Atenção ao Usuário, a vencedora foi a MRS Logística, com o aplicativo “APP MRS – Inovação e rastreabilidade na palma da mão do cliente”, que oferece informações e serviços diretamente ao usuário.

Em Eficiência Energética, o troféu máximo também ficou com a MRS Logística, pelo projeto “Utilização de módulos fotovoltaicos em locomotivas”.

Na Sustentabilidade Ambiental, o 1º lugar foi da RUMO Malha Norte, com o projeto “Sistema de Proteção de Fauna em Ferrovias”.

Na Gestão Interna e Desenvolvimento de Pessoas, a vencedora foi outra vez a MRS Logística, com “Formação de Maquinistas: tecnologia impulsionando o desenvolvimento”.

Em Interação com a Sociedade, a MRS Logística voltou a vencer, com o projeto “Pequenos Guardiões da Segurança: Nos Trilhos da Inclusão”.

Em Inovação e Tecnologia, o 1º lugar de novo foi para a MRS Logística, com o projeto “Inteligência artificial aplicada à inspeção de via”.

No quesito Engenharia, a vencedora foi a VLI – Ferrovia Norte Sul Tramo Norte (FNSTN), com o projeto CIW – Central de Inteligência Waysides.

Já na categoria Vias Seguras, o ouro também saiu para a MRS Logística, com o brilhante projeto “Trilhos da Vida: Segurança Ferroviária com foco na saúde mental”.

Em integridade, a vencedora foi a VLI – Ferrovia Norte Sul Tramo Norte (FNSTN), que apresentou o Painel Preditivo de Riscos.

E a categoria Segurança Viária saiu para a Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e Ferrovia Norte Sul Tramo Norte (FNSTN), que empataram e dividiram o primeiro lugar.

Nos Destaques Regulatórios 2025 – Ferrovias, o Ouro ficou com a Transnordestina Logística (TLSA); a Prata, com a MRS Logística, e o Bronze, com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

Transporte rodoviário de passageiros: qualidade, atendimento e confiança

No transporte interestadual de passageiros, a premiação destacou empresas que evoluíram em qualidade do serviço, segurança, atendimento e aderência regulatória. Entre as vencedoras, apareceram companhias tradicionais, que consolidaram excelência e melhoria contínua, como Brasil Sul, Viação Cometa, Expresso Guanabara, Águia Branca, Expresso União, Real Expresso, Nordeste Transportes, Santa Cruz, entre outras.

Na categoria Referência em Transporte Rodoviário, os grandes campeões da noite foram Brasil Sul Santo Anjo (Grupo A), Viação Santa Cruz (Grupo B) e Viação União Santa Cruz (Grupo C).

No Atendimento Ouro, o reconhecimento máximo ficou com Viação Cometa (Grupo A), Águia Branca (Grupo B) e Viação União Santa Cruz (Grupo C), que dominou os indicadores de experiência do usuário.

Na tradicional e disputada categoria Roda de Ouro, os troféus de 1º lugar premiaram Expresso Nossa Senhora da Penha (Grupo A), Viação Santa Cruz (Grupo B) e – mais uma vez com destaque – Viação União Santa Cruz (Grupo C).

Já em Aderência Regulatória, que celebra as empresas com maior conformidade e compromisso com as normas, os troféus foram conquistados por Expresso Guanabara (Grupo A), Auto Viação Progresso (Grupo B) e Expresso São Luiz (Grupo C), reforçando o padrão de excelência regulatória no setor.

Os reconhecimentos englobaram ainda indicadores de performance operacional – celebrando empresas que entregam viagens mais seguras, acessíveis e eficientes a milhões de passageiros.

Transporte de cargas: excelência que sustenta a economia

Na área de transporte rodoviário de cargas – eixo essencial da logística nacional –, foram homenageadas as empresas que mais se destacaram em cumprimento regulatório, segurança, qualidade das operações e responsabilidade nas entregas.

Entre as campeãs da noite, receberam o troféu máximo as transportadoras:

5B Transportes, vencedora entre empresas com até 100 veículos.

FJX Transportes, campeã na faixa de 101 a 500 veículos.

Videira Transportes Rodoviários, líder absoluta na categoria acima de 500 veículos.

A premiação reconheceu empresas de pequeno, médio e grande porte que garantem eficiência logística, abastecimento contínuo e alta confiabilidade no deslocamento de cargas por todo o território brasileiro.

Um prêmio que inspira o futuro

Luzes, brilho, emoção, orgulho. O Prêmio ANTT Destaques 2025 terminou como começou: grandioso, inspirador e profundamente estratégico. Uma noite que celebrou conquistas, conectou histórias, reforçou propósitos e mostrou ao país que a ANTT segue subindo a régua e levando o Brasil consigo. Quando as luzes se apagaram, ficou no ar a sensação de missão cumprida. Mas, acima disso, ficou o sentimento de que o futuro começa agora.

Um marco institucional que celebrou o passado recente, mas abriu portas para o que virá. E, se a noite foi grandiosa, o amanhã será ainda mais. Porque, no fim, essa é a essência da ANTT: mover pessoas, mover projetos, mover ideias, mover o Brasil.

SEST SENAT vence o Prêmio Reclame Aqui 2025 como melhor instituição social e governamental do país

SEST SENAT vence o Prêmio Reclame Aqui 2025 como melhor instituição social e governamental do país

Votação popular consagra a excelência do atendimento e reforça a credibilidade do SEST SENAT em todo o Brasil

O SEST SENAT foi o vencedor do Prêmio Reclame Aqui 2025 na categoria Instituições Sociais e Governamentais, destacando-se entre oito finalistas avaliadas diretamente pelo público na plataforma. A entrega do troféu ocorreu na noite dessa segunda-feira (8), em São Paulo (SP).

A conquista reconhece o trabalho contínuo da instituição em aprimorar a qualidade do atendimento, fortalecer a relação com seus usuários e oferecer respostas ágeis, eficazes e humanizadas às demandas encaminhadas diariamente aos seus canais.

O resultado tem ainda mais peso por se tratar de uma premiação totalmente decidida por votação popular, refletindo a confiança do público, dos clientes e de colaboradores que mobilizaram usuários de todo o país para apoiar o SEST SENAT.

Durante a cerimônia, uma mensagem guiou as homenagens: todas as instituições enfrentam conflitos, mas se destacam aquelas que sabem resolvê-los. Para a diretora-executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, o prêmio reafirma a postura da instituição de escutar, acolher e resolver.

“Ser indicado ao Reclame Aqui já é um reconhecimento importante, porque mostra que mantemos um histórico exemplar na plataforma. Vencer exige consistência, evolução contínua e dedicação ao cliente. Esse resultado é fruto do trabalho das nossas equipes em todo o país, que se comprometem diariamente a oferecer um atendimento de qualidade, acolhedor e resolutivo”, afirmou.

Sobre o Prêmio Reclame Aqui

Referência nacional em reputação e relacionamento com o consumidor, o Reclame Aqui celebrou os 15 anos do prêmio em 2025, com 29 milhões de votos registrados e mais de 400 empresas premiadas, entre mais de 2 mil participantes.

A premiação destaca instituições que se tornaram exemplo em satisfação e experiência do usuário – e, a partir de agora, o troféu do Prêmio Reclame Aqui 2025 passa a integrar a história do SEST SENAT, reforçando sua posição como uma das organizações mais respeitadas do país em atendimento e relacionamento com o público.

BR-101, 116 e 381 são classificadas como as rodovias mais perigosas do país

BR-101, 116 e 381 são classificadas como as rodovias mais perigosas do país

Segundo levantamento da Plataforma de Infraestrutura em Logística de Transporte da FDC (Fundação Dom Cabral), as BRs 101, 116 e 381 seguem, desde 2018, no topo do ranking das rodovias federais com maior número de acidentes no país. Apenas em 2024, a BR-101 registrou 10.353 acidentes, seguido pela BR-116, com 9.692, e a BR-381, que teve 2.850 ocorrências.

A análise mostra que, após a queda observada em 2020 devido à pandemia, os acidentes nas rodovias federais voltaram a crescer e já superam os níveis pré-pandêmicos. Em 2024, o total de sinistros ultrapassou 56 mil registros, o maior volume desde o início da série histórica em 2018. Do total, cerca de 5 mil envolveram mortes e quase 16 mil resultaram em feridos graves.

Ao longo dos últimos seis anos, 54,30% das ocorrências aconteceram durante o dia e 35,32% à noite, proporções que se mantiveram praticamente inalteradas em 2024, com 54,70% e 35,06%, respectivamente.

O relatório também indica que 52,38% dos acidentes ocorrem em pistas simples, seguidas por pistas duplas (39,53%) e múltiplas (8,09%). Entre os tipos de colisões, a frontal apresenta a maior severidade, com 18,33%, seguida da colisão traseira, com 15,60%.

NTC&Logística moderniza sua sede em Brasília e recebe lideranças do setor de transporte

NTC&Logística moderniza sua sede em Brasília e recebe lideranças do setor de transporte

Da esquerda para a direita: o vice-presidente da NTC&Logística, Antonio Luiz Leite; o presidente da entidade, Eduardo Rebuzzi; e o diretor financeiro, José Maria Gomes, que compõem a diretoria executiva da Associação.

A sede da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em Brasília (DF), passou por um amplo processo de modernização, reforçando o compromisso da entidade em oferecer um ambiente mais funcional, acolhedor e preparado para receber associados, representantes do setor e autoridades e demais ilustres convidados.

Na última terça-feira (9), o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, recebeu lideranças do setor de transporte na sede modernizada, em um especial momento de integração e apresentação das melhorias realizadas no espaço.

Estiveram presentes o vice-presidente da NTC&Logística, Antonio Luiz Leite, e o diretor financeiro, José Maria Gomes, que compõem a diretoria executiva da entidade; o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa; o ex-presidente da CNT, Clésio Andrade; o vice-presidente de Transporte Rodoviário de Cargas da CNT e conselheiro vitalício da NTC&Logística, Flávio Benatti, além de membros da diretoria do Sistema Transporte, presidentes de federações, sindicatos, executivos de diversas entidades, assessores e colaboradores da NTC&Logística, que acompanharam a visita e prestigiaram o novo espaço.

A atualização da sede contemplou pintura completa, nova compartimentação dos setores, troca integral do mobiliário e atualização da decoração, com destaque para o uso de cores, plantas e novos quadros. O projeto também incluiu a ampliação da sala de reuniões, que agora conta, além da tradicional mesa principal, com espaço adequado para conversas estratégicas ou para encontros mais informais.

Outros destaques são a renovação da sala da Presidência e da Vice-Presidência, a criação da galeria de ex-presidentes, a implantação de um espaço de convivência para coffee breaks e refeições, e a criação do Coworking NTC, ambiente pensado para acolher colaboradores e representantes vindos de outras regiões do país, que passam a contar com local bem equipado para trabalhar.

Logo na entrada, os visitantes são recebidos por uma nova ambientação visual, com painéis plotados que retratam a presença da NTC&Logística em Brasília e em São Paulo, além das principais áreas de atuação da entidade, reforçando sua representatividade nacional e sua história no Transporte Rodoviário de Cargas.

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, ressaltou a importância dessa renovação: “A sede de Brasília é um espaço essencial para o trabalho institucional da NTC&Logística. Temos recebido cada vez mais associados, autoridades e representantes de diversas esferas, e essa modernização era necessária para garantir um ambiente à altura da relevância da entidade e do nosso setor. Mais do que uma atualização estética, essa transformação reflete nosso compromisso em continuar contribuindo para o desenvolvimento do Transporte Rodoviário de Cargas e representando, com excelência, as empresas em nossa capital federal”.

Senador Marcos Pontes recebe representantes da NTC&Logística em audiência no Senado Federal

Senador Marcos Pontes recebe representantes da NTC&Logística em audiência no Senado Federal

Na última terça-feira (10), o senador Marcos Pontes recebeu em seu gabinete, em Brasília (DF), representantes da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) para uma audiência voltada a temas de interesse do setor de Transporte Rodoviário de Cargas.

Participaram da reunião o vice-presidente da NTC&Logística, Antonio Luiz Leite; o vice-presidente extraordinário de Relações Internacionais, Danilo Guedes; a assessora de Relações Institucionais, Edmara Claudino, e o ex-deputado federal Vanderlei Macris.

Durante o encontro, os representantes da entidade abordaram, junto ao senador, os principais pontos da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 22/2025, que foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e segue para apreciação no Plenário do Senado. A Proposta acrescenta o artigo 139 ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), com o objetivo de instituir a Política Nacional de Apoio à Atividade de Transporte Rodoviário Profissional.

A NTC&Logística enfatizou a importância do apoio parlamentar à emenda apresentada pelo senador Efraim Filho (UNIÃO/PB), que busca garantir a possibilidade de fracionamento do descanso diário em viagens de longa distância, desde que previsto em acordo ou convenção coletiva de trabalho, mantendo o mínimo de oito horas ininterruptas de repouso.

Foi salientado, por fim, que a emenda é fundamental para atender aos pleitos de trabalhadores e empregadores, equilibrando a segurança viária, a saúde dos motoristas e a realidade da malha rodoviária brasileira, além de estar alinhada à jurisprudência do STF (Supremo Tribunal Federal), que valoriza a negociação coletiva.

O senador Marcos Pontes demonstrou atenção às demandas apresentadas e se colocou à disposição para acompanhar o tema, reconhecendo a relevância do Transporte Rodoviário de Cargas para o desenvolvimento econômico e social do país.

Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços dos combustíveis já chega a 23%

Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços dos combustíveis já chega a 23%

O Conselho Nacional de Política Fazendária publicou no Diário Oficial da União um novo ato que eleva, a partir de janeiro de 2026, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre os combustíveis. A gasolina terá um acréscimo de R$ 0,10 por litro, passando a R$ 1,57. Já o diesel terá reajuste de R$ 0,05 por litro, chegando a R$ 1,17. No caso do gás de cozinha, o aumento será de R$ 1,05 por botijão.

De acordo com informações da Gasola by nstech, empresa de tecnologia que atua na gestão e monitoramento de consumo de combustíveis, desde a mudança na metodologia de cobrança, em 2022, quando o ICMS passou a ter um valor fixo por litro e unificado nacionalmente, o imposto sobre o diesel acumulou uma alta aproximada de R$ 0,22 por litro, o que representa cerca de 23% de aumento dentro do próprio tributo estadual.

Segundo Vitor Sabag, especialista em combustível do Gasola, a alteração na forma de cálculo foi um avanço sob o ponto de vista de previsibilidade, mas o patamar do imposto passou a ter um peso cada vez maior no custo Brasil. “A mudança para um valor fixo por litro reduziu distorções entre estados, diminuiu a guerra fiscal e trouxe mais previsibilidade para quem depende do combustível no dia a dia. O ponto de atenção agora não é mais o modelo, mas a frequência com que esse imposto vem sendo reajustado e o nível a que ele chegou”, afirma.

O impacto desses reajustes vai além das bombas. Como o Brasil depende fortemente do Transporte Rodoviário de Cargas, o aumento do ICMS sobre o diesel pressiona diretamente o custo do frete. Sabag explica que, quando o diesel sobe alguns centavos por litro, esse custo entra imediatamente na planilha das transportadoras, que consomem milhares de litros por mês. Isso acaba sendo repassado ao frete e, na sequência, ao preço dos alimentos, dos insumos industriais e dos produtos que chegam ao consumidor.

Para 2026, a tendência é de maior pressão sobre os custos logísticos. Com o reajuste já definido para gasolina e diesel, e considerando que o consumo de combustíveis deve se manter em patamares elevados, o efeito prático será o encarecimento da cadeia de transporte. Mesmo que o aumento pareça pequeno quando se olha apenas os centavos, em um volume que envolve bilhões de litros, o impacto é extremamente relevante para a economia como um todo.

Sabag ressalta que o debate, daqui para frente, deve se concentrar menos no formato do imposto e mais na busca por estabilidade. “O que precisa ser discutido é se faz sentido reajustar anualmente um imposto sobre um insumo tão essencial como o diesel. Quanto mais previsibilidade houver para o custo do combustível, mais estabilidade teremos no frete e, no fim, no preço que chega à mesa do brasileiro”, conclui.

Orçamento 2026: relatório de infraestrutura recebe emendas das bancadas estaduais para rodovias

Orçamento 2026: relatório de infraestrutura recebe emendas das bancadas estaduais para rodovias

Os 16 relatórios setoriais da proposta orçamentária serão votados em comissão a partir desta terça-feira (9)

Com 30 emendas de bancadas estaduais para obras em rodovias, o relatório de infraestrutura, minas e energia do Orçamento de 2026 (PLN 15/25) é um dos que mais receberam acréscimos de emendas parlamentares. O relator setorial, deputado José Nelto (União-GO), acolheu um total de R$ 756 milhões em emendas.

As emendas de bancadas estaduais e as individuais são de execução obrigatória e, no ano que vem, terão que ser empenhadas rapidamente para que não sejam impedidas pelo período eleitoral.

O orçamento do setor abrange três ministérios: Minas e Energia; Transportes e Portos e Aeroportos. Ao todo, são 17 unidades orçamentárias e 21 estatais. Entre as unidades da administração pública, os recursos previstos são de R$ 30,4 bilhões, um total 32,6% menor que a proposta de 2025.

“Chama a atenção a significativa redução de valores, entre as propostas para 2025 e para 2026, da unidade orçamentária Ministério dos Transportes, que passaram de R$ 2,8 bilhões para R$ 1,4 bilhão. Também vale citar a variação sofrida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) entre os dois exercícios, com queda de mais de R$ 700 milhões”, comentou o relator.

No caso das estatais, o total de investimentos previstos é de R$ 197,8 bilhões, a maior parte da Petrobras.

Para atender mais emendas, o relator fez um corte linear de 3% nos investimentos previstos na parcela relacionada aos ministérios, o que possibilitou mais R$ 384 milhões para remanejamentos. Foram recebidas 56 emendas, sendo 22 de comissões permanentes da Câmara e do Senado e 4 individuais.

Os 16 relatórios setoriais do Orçamento de 2026 serão votados pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) a partir desta terça-feira (9).

Os textos serão usados pelo relator-geral, deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), para elaborar a proposta final do Orçamento do ano que vem.

Rodovias de SC ficam bloqueadas devido às chuvas causadas por ciclone

Rodovias de SC ficam bloqueadas devido às chuvas causadas por ciclone

Vias precisaram ser bloqueadas por conta da grande quantidade de água na pista em rodovias federais e estaduais

As fortes chuvas causadas por um ciclone extratropical que atinge Santa Catarina na manhã e início da tarde desta terça-feira (9) já refletem no trânsito. Vias precisaram ficar bloqueadas por conta da grande quantidade de água na pista em rodovias federais e estaduais.

Vias bloqueadas na Grande Florianópolis

Em São José, na BR-101, no Km 214,3, na via marginal sentido Sul, próximo ao viaduto com a BR 282, há interdição da via devido a alagamento da pista até 14h.

Um deslizamento de terra na SC-406, no bairro Rio Vermelho, em Florianópolis, deixou uma das pistas interditadas no local. O trânsito segue fluindo no local.

Em Florianópolis, na Avenida Governador Gustavo Richard, na entrada da ponte Colombo Salles, o acumulado de chuva na pista gera retenção no trânsito.

Na região do Morro dos Cavalos, na BR-101, duas faixas foram interditadas devido ao acúmulo de água. Já por volta das 8h30, o trânsito fluía normalmente.

Trânsito na Serra

Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), em Bom Jardim da Serra, na SC-390, Km 406,85, a rodovia ficou com trânsito em uma pista, devido à queda de barreira. Por volta das 11h15, a via foi liberada.

O trânsito na Serra do Rio do Rastro ainda está em apenas uma pista devido à queda de pedras. Não há previsão de atualização.

Fluxo de veículos em estradas com pedágio sobe 2,2% em novembro ante novembro de 2024

Fluxo de veículos em estradas com pedágio sobe 2,2% em novembro ante novembro de 2024

O fluxo total de veículos em estradas com pedágio no Brasil recuou 0,2% na passagem de outubro para novembro, na série com ajuste sazonal, de acordo com a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e a Tendências Consultoria Integrada. Comparando com novembro de 2024, por outro lado, houve crescimento de 2,2%.

Nos últimos 12 meses, o indicador registrou alta de 2,2%. No acumulado de janeiro a novembro, o crescimento foi de 2,4%.

Por categoria, o tráfego de veículos leves caiu 0,1% entre outubro e novembro, com ajuste sazonal, e registrou um aumento de 2,1% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. O fluxo de veículos leves nos últimos 12 meses aumentou 2,3%, com crescimento de 2,5% no acumulado do ano.

Já no segmento de veículos pesados, houve queda de 0,8% de outubro para novembro. Em relação a novembro de 2024, o fluxo cresceu 2,7%. Já os últimos 12 meses mostram um aumento de 2%, e o acumulado no ano até agora aponta para um avanço de 2,2%.

Segundo os analistas da Tendências Consultoria, Thiago Xavier e Felipe Melchert, a queda no fluxo de veículos pesados, em novembro, reflete um movimento de devolução após atingir a máxima da série dessazonalizada em outubro.

“O aquecimento corrente do segmento decorre, principalmente, de fatores estruturais, como a expansão do e-commerce e a maior demanda por serviços logísticos, que seguem sustentando a tendência de alta no ano. Ainda assim, as condições financeiras apertadas impõem alguma limitação, na medida em que arrefecem a demanda das famílias por bens industriais”, destacaram os analistas.

INCTF | Índice Nacional de Custos do Transporte de Carga Fracionada – Novembro/25

INCTF | Índice Nacional de Custos do Transporte de Carga Fracionada – Novembro/25

INCTF mede a evolução de todos os custos da carga fracionada, incluindo transferência, coleta e distribuição, custos administração e de terminais (custos indiretos), gerenciamento de riscos e custo valor. Nesses custos não estão contemplados impostospedágios e margem de lucro.

Tenha na íntegra o simulador e histórico do índice, abaixo:

INCTF | Índice Nacional de Custos do Transporte de Carga Fracionada – Novembro/25

INCTL | Índice Nacional de Custo do Transporte de Carga Lotação – Novembro/25

INCTL reflete a variação dos custos do transporte rodoviário de cargas fechadas ou lotações, ou seja, ele mede a evolução de todos os custos da carga completa, incluindo a transferência, a administração (custos indiretos), gerenciamento de riscos e custo valor. Ele, assim como o INCTF, também não contempla impostos e margem de lucro na sua apuração.

Tenha na íntegra o simulador e histórico do índice, abaixo:

Bate-Papo NTC de hoje discute a COP30 e a agenda sustentável do transporte brasileiro

Bate-Papo NTC de hoje discute a COP30 e a agenda sustentável do transporte brasileiro

A transmissão vai debater sustentabilidade, descarbonização e o futuro do transporte rodoviário de cargas

Hoje, quarta-feira (10), às 14 horas, acontece mais uma edição do Bate-Papo NTC, projeto criado em 2017 pela NTC&Logística com o objetivo de aproximar empresários, lideranças e especialistas do setor em torno dos principais temas que impactam o Transporte Rodoviário de Cargas.

Nesta edição, o programa aborda mais um assunto relevante: a COP30 e o papel do transporte brasileiro na agenda global de sustentabilidade e descarbonização. A discussão vai destacar como o setor tem se preparado para atender às novas exigências ambientais e como as entidades representativas vêm atuando de forma articulada para impulsionar essa transição.

Participa do bate-papo a vice-presidente extraordinária da Pauta ESG da NTC&Logística, Joyce Bessa, que falará sobre a atuação da entidade na área de ESG e os projetos e parcerias que vêm sendo desenvolvidos, como a Coalizão pela Descarbonização dos Transportes e o primeiro evento Carbono Neutro da NTC&Logística, realizado em parceria com a Domani Global.

O programa também conta com a presença de Vinicius Ladeira, diretor do Sistema Transporte e líder do projeto Transporte na COP30, expondo o papel do Sistema Transporte na agenda internacional e os resultados do Pavilhão Internacional do Transporte, na Blue Zone da COP30, além das ações da Coalizão pela Descarbonização dos Transportes, que consolidou 90 medidas capazes de reduzir em até 70% as emissões até 2050.

A mediação é feita por Rodrigo Bernardino, assessor de Comunicação e Imprensa da NTC&Logística, em um diálogo que reforça o compromisso da entidade e de todo o Sistema Transporte em contribuir para um setor mais moderno, sustentável e competitivo.

Assista neste link: https://youtube.com/live/iiRWalesBGw?feature=share 

Prorrogado até 14/12 prazo para transportadores do RS, RJ, SP e SC participarem do Índice CNT de Confiança

Prorrogado até 14/12 prazo para transportadores do RS, RJ, SP e SC participarem do Índice CNT de Confiança

Sondagem reúne percepções de empresários sobre a economia e o ambiente de negócios no transporte rodoviário de cargas

A Confederação Nacional do Transporte deu início à nova rodada do Índice CNT de Confiança do Transportador Rodoviário de Cargas, uma sondagem sobre as expectativas econômicas que mede a percepção dos empresários do setor sobre o cenário atual da economia e da sua atividade, bem como as suas perspectivas para os próximos seis meses.

A pesquisa representa um instrumento estratégico para orientar a tomada de decisões e fortalecer o posicionamento do setor transportador.

Nessa nova etapa, estão em andamento as sondagens regionais nos seguintes estados:

Santa Catarina – em parceria com a Fetrancesc;

Rio Grande do Sul – em parceria com a Fetransul;

Rio de Janeiro – em parceria com a Fetranscarga;

São Paulo – em parceria com a Fetcesp.

Os questionários podem ser respondidos até o dia 14 de dezembro. Acesse aqui.

Com apenas seis perguntas objetivas, a participação leva menos de cinco minutos. Todas as informações são tratadas de forma confidencial e agregada, sem a identificação individual das empresas respondentes.

O levantamento evidencia a atuação conjunta da CNT e das federações estaduais na mobilização do empresariado e na geração de informações que orientam o planejamento e a tomada de decisões no transporte.

“Os resultados também servem como referência para empresas que contratam ou prestam serviços de transporte. Compreender as expectativas do setor é essencial para antecipar movimentos do mercado e identificar, com antecedência, as principais tendências de curto prazo”, ressalta a diretora executiva da CNT, Fernanda Rezende.

Porto Velho inaugura nova unidade do SEST SENAT e reforça atendimento em Rondônia

Porto Velho inaugura nova unidade do SEST SENAT e reforça atendimento em Rondônia

Entrega marca o retorno do SEST SENAT à capital e reforça a rede de atendimento no estado

A inauguração da nova unidade operacional do SEST SENAT em Porto Velho (RO), realizada nessa sexta-feira (5), reuniu trabalhadores do transporte, empresários, lideranças e representantes de diversos segmentos do setor. O evento marcou o retorno da instituição à capital rondoniense e simbolizou um avanço significativo na oferta de serviços de saúde, qualificação profissional e promoção da qualidade de vida.

Localizada na Rua da Beira, nº 6.290, no Bairro Floresta, a unidade foi projetada com infraestrutura completa para atender trabalhadores do transporte, seus familiares e a comunidade. O espaço dispõe de consultórios de Odontologia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, nove salas de aula, simulador de direção de última geração e áreas dedicadas à prática esportiva e ao bem-estar. Com investimento de R$ 34,5 milhões, tem capacidade anual para mais de 128 mil atendimentos, entre serviços de saúde e ações de capacitação.

Participaram da cerimônia o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa; o senador eleito pelo estado de Rondônia, Marcos Rogério (PL); o presidente do Conselho Regional do SEST SENAT Norte I, Francisco Saldanha Bezerra Junior; o presidente do Conselho Regional Norte II, Irani Bertolini; o presidente da Fenavega (Federação Nacional das Empresas de Navegação) e vice-presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) para o transporte aquaviário, Raimundo Holanda; a diretora-executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart; a diretora adjunta do ITL (Instituto de Transporte e Logística), Eliana Costa; o diretor da unidade do SEST SENAT de Porto Velho (RO), Pedro Buriti. além de diversas lideranças regionais do transporte.

Durante a cerimônia, o presidente Vander Costa destacou o caráter estratégico da nova estrutura. “Porto Velho é um dos principais hubs logísticos da região Norte, integrando o modal rodoviário e a navegação pelo rio Madeira. Ter uma unidade do SEST SENAT aqui significa fortalecer um ponto estratégico para o escoamento da produção e para a conexão entre o Norte e as demais regiões do país. Fortalecer nossa presença em Rondônia é fundamental para impulsionar o setor e a economia local.”

O senador Marcos Rogério também ressaltou o impacto da entrega para o estado, especialmente na formação de novos motoristas profissionais. “Esta unidade era aguardada há muitos anos e retorna como um espaço de esperança para os trabalhadores do transporte. Aqui, eles terão acesso à saúde, à formação profissional e, agora, à possibilidade de se qualificarem como condutores profissionais. É uma entrega que fortalece Porto Velho e reforça o papel de Rondônia como referência logística no país.”

Homenageado com o nome da nova unidade, o presidente do Conselho Regional Norte I, Francisco Saldanha Bezerra Junior, falou emocionado sobre sua trajetória e o papel do SEST SENAT na transformação de vidas. “Ter meu nome em uma unidade do SEST SENAT é uma honra que me enche de orgulho e responsabilidade. Esta é uma instituição que transforma vidas e valoriza quem move o transporte. Ver Porto Velho receber uma estrutura moderna como esta é saber que milhares de trabalhadores terão novas oportunidades de crescer e se qualificar.”

O presidente do Conselho Regional do SEST SENAT Norte II, Irani Bertolini, reforçou o trabalho conjunto que tornou a obra possível. “Foram anos de trabalho e muita persistência até chegarmos a este momento. Rondônia merecia uma unidade moderna, preparada para atender quem trabalha e movimenta a economia do estado. É uma conquista de todos, dos sindicatos, das empresas, dos trabalhadores e da comunidade.”

Com a entrega, Rondônia passa a contar com duas unidades do SEST SENAT — em Porto Velho e Vilhena — e deverá receber uma terceira em Ji-Paraná, no próximo ano. Em âmbito nacional, a instituição chega a 174 unidades operacionais, ampliando sua presença em todas as regiões do país. A nova estrutura inicia suas atividades reforçando o compromisso do SEST SENAT com a qualificação profissional, a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, fortalecendo a base logística e econômica do estado.

Logística e juros travam competitividade das exportações brasileiras, aponta CNI

Logística e juros travam competitividade das exportações brasileiras, aponta CNI

Levantamento revela que os quatro maiores obstáculos para os exportadores envolvem questões como custo de transporte e ineficiência de portos, que comprometem a presença do Brasil no comércio internacional

Os quatro principais entraves às exportações brasileiras dizem respeito a problemas de logística e infraestrutura. É o que mostra a pesquisa Desafios à Competitividade das Exportações Brasileiras, divulgada nesta terça-feira (9) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Aspectos macroeconômicos, como os juros elevados, também entram no rol dos maiores entraves às vendas brasileiras ao exterior.

A pesquisa ouviu empresas exportadoras para avaliar o impacto de 50 diferentes entraves sobre os processos de exportação nos últimos dois anos. De acordo com os dados, o custo do transporte internacional é o maior entrave, apontado por 58,2% dos empresários como fator de impacto elevado ou crítico (notas 4 e 5 em uma escala de 1 a 5).

Na sequência, aparecem a ineficiência dos portos para manuseio e embarque das cargas (48,5%); limitações de rotas de navegação marítima, de espaço ou de contêineres (47,7%); elevadas tarifas cobradas pelos portos (46,2%) e volatilidade da taxa de câmbio (41,8%) – o primeiro dos entraves não relacionado à logística.

O presidente da CNI, Ricardo Alban, alerta que as questões internas afetam enormemente as exportações e a competitividade da indústria brasileira frente ao mercado internacional. Alban observa que o Brasil passa por um momento decisivo em sua inserção internacional, em que os problemas internos de natureza estrutural se somam aos desafios externos – marcados por tensões comerciais e pela adoção de medidas restritivas por diferentes economias.

“Mais do que nunca é indispensável fortalecer a capacidade da indústria nacional de ganhar espaço em mercados exigentes e dinâmicos”, enfatiza o presidente da CNI. “O Brasil não pode perder tempo. Precisamos eliminar gargalos internos com ação coordenada entre governo e setor privado. As reformas devem contemplar tanto a melhoria da competitividade quanto a ampliação do acesso a mercados”, acrescenta Alban.

O estudo destaca que a competitividade das exportações brasileiras segue comprometida por entraves estruturais e institucionais, como a burocracia alfandegária e aduaneira, a infraestrutura inadequada e a complexidade do arcabouço normativo do comércio exterior.

Falta de acordos comerciais com parceiros estratégicos dificulta acesso a mercados externos

Em relação ao acesso a mercados externos, a pesquisa revela que a ausência de acordos comerciais com os países de destino das exportações é o maior entrave para a indústria nacional – resposta de 25,8% dos empresários. Depois, aparecem queixas como a existência de barreiras tarifárias (22,7%), barreiras não tarifárias (21,7%), abrangência insuficiente dos acordos comerciais (20,9%) e regulamentações restritivas e discriminatórias de sustentabilidade (9,7%).

Os dados revelam ainda que 31% das empresas indicaram ter enfrentado barreiras nos mercados de destino das exportações. Entre essas, 67,2% apontaram a existência das tarifas de importação como principal entrave de acesso aos mercados externos. Na sequência, aparecem a existência de burocracia aduaneira no país de destino (37,8%), de normas técnicas (37%), de medidas de defesa comercial (28,6%) e medidas sanitárias e fitossanitárias (25,2%).

Quando perguntados com quais países o Brasil já está negociando ou manifestou intenção de negociar acordos de cooperação e facilitação de investimentos, os pesquisados apontaram que os países prioritários são os Estados Unidos (69%) e a China (34%).

Questões tributárias foram apontadas como críticas por entrevistados

A alta tributação na importação de serviços utilizados para exportação foi considerada crítica por 32,1% das empresas. Outros entraves incluem a complexidade dos regimes especiais e dificuldades para ressarcimento de créditos tributários. Embora instrumentos como Drawback sejam usados, a adesão ainda é limitada por falta de informação e burocracia.

Complexidade normativa e insegurança jurídica: entraves regulatórios

A multiplicidade de interpretações legais e a proliferação de normas descentralizadas afetam a previsibilidade das operações. 29,1% das empresas apontaram insegurança jurídica como entrave crítico, enquanto leis conflituosas e pouco efetivas foram mencionadas por 25%. A simplificação regulatória é essencial para reduzir custos e riscos.

Excesso de documentos e falta de integração dificultam os processos

A burocracia continua sendo um obstáculo relevante. O excesso e a complexidade de documentos foram citados por 27,3% das empresas, seguidos pela ausência de janela única de inspeções (26%) e falta de sincronismo entre órgãos (25%). Apesar de avanços pontuais, a percepção de criticidade aumentou, indicando necessidade de acelerar a digitalização e integração dos processos.

Comparação com a pesquisa realizada em 2022

A pesquisa Desafios à Competitividade das Exportações Brasileiras é feita pela CNI desde 2002 para diagnosticar os principais obstáculos e subsidiar políticas voltadas ao aumento das exportações brasileiras.

O custo do transporte internacional também foi o maior entrave apontado na última edição da pesquisa – em 2022 –, por 60,7% dos entrevistados. Em 2025, o obstáculo foi apontado por 58,2% das empresas ouvidas. Já a ineficiência dos portos, que é o segundo maior entrave apontado na atual pesquisa (por 48,5% dos respondentes) apareceria apenas na 14ª posição em 2022, considerado obstáculo por 26%.

Na comparação com a pesquisa realizada em 2022, houve melhora pontual no custo do transporte doméstico, mas por outro lado os empresários apontaram agravamento de entraves logísticos e institucionais, como a ineficiência dos portos e maior queixa de juros altos. “Ao longo de duas décadas, a pesquisa tem colaborado com o aperfeiçoamento do ambiente de negócios, ao oferecer evidências concretas sobre as adversidades que minam a competitividade da indústria nacional”, pontua o presidente da CNI.

“A elaboração desse diagnóstico é imprescindível para direcionar os caminhos e elencar prioridades na política de comércio exterior. Os resultados devem nortear a estratégia de política comercial brasileira e contribuir com a ampliação da participação do país no comércio mundial”, afirma a gerente de Comércio e Integração Internacional da CNI, Constanza Negri.

Indústria brasileira apresenta propostas para impulsionar competitividade das exportações

A CNI defende propostas para melhorar a competitividade das exportações baseadas nos achados das pesquisas de competitividade, com foco em financiamento à exportação, da tributação, da logística, da integração internacional, da facilitação de comércio e da governança.

1. Financiamento à exportação

Modernizar e diversificar instrumentos de apoio, garantindo previsibilidade orçamentária e alinhamento às melhores práticas internacionais.

Reestruturar o lastro do Seguro de Crédito à Exportação para ter fonte própria e estável.

2. Tributação e regimes especiais

Simplificar e digitalizar regimes especiais (Drawback, Recof), reduzindo custos de conformidade.

Expandir a rede de Acordos para Evitar a Dupla Tributação (ADTs), priorizando parceiros estratégicos como EUA, Alemanha e Reino Unido.

3. Logística e infraestrutura

Implantar a Janela Única Aquaviária e o Sistema Comunitário Portuário (Port Community System).

Reduzir tarifas portuárias e aeroportuárias, com revisão regulatória e estímulo à concorrência.

4. Facilitação do comércio

Concluir a implementação do Portal Único de Comércio Exterior.

Fortalecer o Programa Operador Econômico Autorizado (OEA).

Criar um Comitê Nacional de Barreiras Comerciais com participação do setor privado.

5. Acordos comerciais e integração internacional

Priorizar a internalização dos acordos Mercosul–União Europeia e Mercosul–EFTA.

Retomar negociações com EUA e Canadá para acordos de nova geração.

Expandir acordos regionais com América Latina e Caribe, incluindo serviços e investimentos.

6. Governança e monitoramento

Criar um Observatório da Competitividade das Exportações vinculado à Camex.

Estabelecer metas anuais de melhoria nos indicadores de competitividade.

Empresas de transporte de cargas ganham apoio da NTC&Logística e Domani Global para atender à nova legislação climática

Empresas de transporte de cargas ganham apoio da NTC&Logística e Domani Global para atender à nova legislação climática

Parceria oferece soluções práticas e acessíveis para a implementação de práticas ESG, e inventário de emissões em conformidade com a Lei nº 14.948/2024

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) firmou uma parceria estratégica com a Domani Global, empresa especializada em soluções ESG e gestão de emissões, com o objetivo de apoiar as transportadoras brasileiras na adequação às novas exigências ambientais previstas na Lei nº 14.948/2024.

A legislação criou o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE), que obriga empresas que emitem acima de 10 mil toneladas de CO₂ equivalente (CO₂e) por ano a reportarem suas emissões de gases de efeito estufa. Já as que ultrapassam 25 mil toneladas anuais devem apresentar também um plano de mitigação e compensação, alinhado aos compromissos climáticos nacionais.

Segundo levantamento da PwC Brasil (2024), 62% das grandes empresas brasileiras já adotam práticas ESG estruturadas, e o movimento se estende agora para empresas de médio e pequeno porte, impulsionado por exigências legais, pressão de mercado e compromissos com cadeias de suprimento mais sustentáveis.

Neste contexto, a parceria entre NTC&Logística e Domani Global visa facilitar o acesso das empresas do setor de transporte a soluções completas, acessíveis e adaptadas ao seu porte e nível de maturidade em sustentabilidade.

Serviços disponíveis para empresas associadas à NTC&Logística

Inventário de Emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Realizado nos escopos 1, 2 e 3, de acordo com normas internacionais e exigências da legislação brasileira.

Plataforma Domani SaaS – Sustainability as a Service
Plataforma digital e intuitiva para gestão ESG, monitoramento mensal e geração automática de relatórios.

Diagnóstico ESG personalizado
Avaliação estratégica para identificação de pontos críticos, oportunidades de melhoria e adequação às exigências regulatórias.

Plano de Descarbonização
Desenvolvimento de estratégias para redução e compensação de emissões, com metas realistas e acompanhamento técnico.

Treinamentos e Capacitações
Cursos voltados a equipes técnicas e comerciais, com certificação, para aplicação de boas práticas de sustentabilidade no transporte.

Certificação e Selo Carbono Neutro
Empresas que realizarem compensações por meio da Domani poderão receber o Selo, conferindo visibilidade e posicionamento no mercado.

Atendimento personalizado com especialistas no setor
Equipe técnica com conhecimento específico do Transporte Rodoviário de Cargas, facilitando a implementação das soluções.

Além disso, a estrutura dos pacotes foi elaborada para atender a empresas de todos os tamanhos – de micro e pequenas transportadoras até grandes operadores logísticos –, com valores reduzidos e condições especiais para associadas da NTC&Logística, utilizando o código de desconto NTC15.

Serviço

Domani Global – Sustentabilidade para o Transporte de Cargas

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Lançamento de livro reforça debate trabalhista na infraestrutura e logística

Lançamento de livro reforça debate trabalhista na infraestrutura e logística

Obra reúne reflexões de especialistas e amplia diálogo entre setor produtivo e meio jurídico no transporte

Gestores públicos, juristas e lideranças empresariais ganharam uma nova referência com o lançamento do primeiro volume do livro “Temas Atuais da Infraestrutura e Logística”, realizado durante o Congresso Nacional da Magistratura do Trabalho, em Foz do Iguaçu (PR). Sob a coordenação acadêmica do ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho) Douglas Alencar, do desembargador Celso Peel e do advogado Rodrigo Buzzi, a obra reúne 20 artigos que discutem temas ligados às relações de trabalho no setor de transporte, com contribuições de representantes de federações, sindicatos e grandes empresas.

A coletânea aborda análises aplicáveis ao cotidiano das empresas e dos trabalhadores, como a constitucionalidade da Lei do Motorista, o descanso interjornada e a jornada de trabalho dos profissionais da área, o adicional de periculosidade, a saúde e segurança dos motoristas profissionais, o assédio nas relações de trabalho e as negociações coletivas. O objetivo é oferecer análises jurídicas e práticas que contribuam para a maior segurança jurídica e o fortalecimento das relações laborais na infraestrutura e logística.

Ao comentar o lançamento, o desembargador Celso Peel enfatizou que as questões jurídicas centrais do transporte rodoviário – jornada, tempos de descanso, saúde e segurança do trabalho – são tratadas com rigor técnico e orientação prática, compondo uma obra de consulta para agentes públicos. “O livro ultrapassa a abstração dos conceitos legais ao aplicar explicitamente o consequencialismo exigido pela Lei de Introdução às Normas do Direito brasileiro. Cada norma é analisada à luz de seus efeitos concretos sobre produtividade, segurança viária, dignidade do trabalhador e eficiência logística. Ao evidenciar a importância estratégica do transporte rodoviário para a logística nacional e destacar a atuação da CNT na produção de dados, na qualificação regulatória e na difusão de boas práticas, a obra oferece critérios objetivos para decisões administrativas e regulatórias responsáveis, capazes de harmonizar proteção laboral, competitividade e sustentabilidade do setor”, destacou.

Entre os textos, está o artigo “Fatos supervenientes no âmbito trabalhista e sua aplicação no contexto das normas regulamentadoras”, assinado por João Vitor Araújo Giovanini, analista jurídico da CNT, e Frederico Toledo Melo, gerente executivo de Relações Trabalhistas e Sindicais da entidade.

Os artigos estão disponíveis para download, no site da ABFP Editora neste link.

Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana

Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana

Medidas podem reduzir em até 80% custo total da CNH

As novas regras para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passam a valer esta semana, logo após a publicação da Resolução aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito que dispensou, por exemplo, as aulas de autoescola obrigatórias para poder obter o documento. 

O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou à Agência Brasil que a Resolução com novas regras será publicada nesta semana no Diário Oficial da União (DOU), com validade imediata. A expectativa é que a publicação ocorra nesta terça-feira (9), após cerimônia no Palácio no Planalto para lançar o novo aplicativo para celular, CNH do Brasil.

O aplicativo deve viabilizar a obtenção da CNH sem necessidade de passar por uma autoescola, disponibilizando o material para que os pretendentes a condutor estudem as regras de trânsito. Quem quiser ainda poderá fazer aulas teóricas e práticas em uma autoescola.

Segundo o Ministério dos Transportes, as medidas podem reduzir em até 80% o custo total da CNH.

Veja, abaixo, as principais mudanças.

Abertura do processo

Poderá ser feita pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Aulas teóricas

O Ministério dos Transportes disponibilizará todo o conteúdo teórico online gratuitamente.

Quem preferir poderá estudar presencialmente em autoescolas ou instituições credenciadas.

Aulas práticas

A exigência de aulas práticas passará das atuais 20 horas-aula para duas horas.

O candidato poderá escolher entre: autoescolas tradicionais, instrutores autônomos credenciados pelos Detrans ou preparações personalizadas.

Será permitido uso de carro próprio para as aulas práticas.

Provas

Mesmo sem a obrigatoriedade das aulas, o condutor ainda é obrigado a fazer as provas teórica e prática para obter a CNH.

Outras etapas obrigatórias como coleta biométrica e exame médico devem ser feitas presencialmente no Detran.

Instrutores

Os instrutores autônomos serão autorizados e fiscalizados pelos órgãos estaduais, com critérios padronizados nacionalmente.

A identificação e o controle serão integrados à Carteira Digital de Trânsito.

CNI aponta fragilidades na metodologia de cálculo do tabelamento do frete

CNI aponta fragilidades na metodologia de cálculo do tabelamento do frete

Em audiência da ANTT, CNI mencionou a inconstitucionalidade do piso mínimo e recomendou que imposição de sanções por eventual descumprimento das tabelas ocorra apenas após o aprimoramento da política

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou propostas de melhora na metodologia do tabelamento do frete rodoviário, em audiência pública, na última semana, na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), onde foram debatidas propostas de aperfeiçoamento da metodologia de cálculo do piso mínimo do frete de cargas.

A audiência foi convocada para a realização de revisão ordinária da Resolução nº 5.867/2020 – norma que estabelece as regras gerais, metodologia e coeficientes relativos à Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas.

Na ocasião, a CNI destacou os principais parâmetros que precisam ser revisitados na metodologia e que foram identificados a partir de uma ampla consulta à base industrial sobre o tema. Desde a instituição da política, em 2018, a CNI se manifestou no sentido de inconstitucionalidade do tabelamento e apresentou formalmente esse posicionamento junto ao Supremo Tribunal Federal, por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5.964.

Como os custos de transporte estão na base de todas as cadeias produtivas, o resultado da implementação da política é uma elevação dos preços aos consumidores finais e, por isso, a CNI entende que é de suma importância que o tema seja apreciado pelo Supremo.

Além da própria inconstitucionalidade da medida, a CNI entende que é muito complexo estabelecer uma metodologia que seja capaz de contemplar todas as especificidades do transporte rodoviário de cargas. “Cada indústria possui suas particularidades, operações de transporte e variedades de cargas que precisam de tratamentos diferenciados. Por isso, é difícil estabelecer uma metodologia que seja capaz de contemplar todos esses pontos”, pontua a analista de infraestrutura da CNI Paula Bogossian.

Debate público na ANTT

O ciclo de revisão ordinária da ANTT tem o propósito de atualizar a tabela do piso mínimo de frete rodoviário, com base em estudos técnicos, dados de mercado e participação social, a fim de aproximar o custo do transporte rodoviário à realidade de funcionamento desse setor.

“Se o modelo fixa um valor mínimo obrigatório por quilômetro rodado utilizando como base uma metodologia em que os parâmetros não condizem com a realidade de mercado, isso acaba resultando em um aumento artificial de preços aos consumidores finais”, completa Paula.

A CNI também aproveitou a audiência para pleitear, junto à ANTT, a suspensão temporária da medida que amplia a fiscalização eletrônica dos valores praticados de frete. A advogada da CNI Christina Aires argumentou que “tal medida se fundamenta não apenas na necessidade de aguardar o julgamento do mérito da ADI 5.964 no STF, como também na importância de promover o aperfeiçoamento da metodologia e dos conceitos aplicados ao tabelamento, assegurando que as peculiaridades dos setores sejam devidamente consideradas”.

Próximos passos

A CNI pretende formalizar suas contribuições voltadas ao aprimoramento da metodologia de piso mínimo nesse ciclo de revisão ordinária da Resolução nº 5.867/2020. As contribuições escritas podem ser enviadas até as 18 horas do dia 11 de dezembro de 2025, pelo site do Sistema ParticipANTT. Informações adicionais sobre o processo participativo também estão disponíveis, na íntegra, no site do Sistema ParticipANTT.

ANTT autoriza elaboração de estudo para duplicação de trecho da BR-381 em Minas

ANTT autoriza elaboração de estudo para duplicação de trecho da BR-381 em Minas

A BR-381, conhecida como ‘Rodovia da Morte’, foi concedida à empresa Nova 381 em fevereiro deste ano

O levantamento para duplicação dos 70 quilômetros da BR-381, que liga Belo Oriente a Governador Valadares, na região do Vale do Rio Doce, foi autorizado nesta quinta-feira (4) pela diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTA) foi realizado pela Concessionária de Rodovia Nova 381 S.A.

O principal ponto que será analisado no EVTA é a quantidade de veículos que passam pelo local em determinados horários para ver se é justificável a construção de uma nova pista.

Em agosto deste ano, o Ministério dos Transportes, órgão ao qual a ANTT é vinculada, se posicionou contrário a duplicação do trecho, por hora, alegando que a densidade do tráfego, quantidade de veículos e a topografia da região indicam que a implantação de faixas adicionais já solucionaria potencial problema.

“Vamos buscar soluções que atendam a este corredor do estado de Minas Gerais. Uma rodovia que há muito tempo era considerada a rodovia da morte e já começa a apresentar uma rodovia do progresso, da prosperidade, com a redução dos acidentes fatais. É o nosso objetivo, de transformar a vida das pessoas”, afirmou o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Rodrigues.

Manifesto pela duplicação

A duplicação atende a um pedido da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) – Regional Rio Doce, que realizou um manifesto em agosto deste ano, assinado por diversos empresários e representantes da sociedade civil.

O documento também frisava a promessa do ministro dos transportes, Renan Filho, de que o trecho seria duplicado e que o compromisso foi reforçado em agenda realizada por Filho em junho deste ano, desde que os estudos indicassem necessidade de realizar a obra.

O presidente da Fiemg – Regional Rio Doce, Marcos Lopes Farias, destacou a importância da obra para a industrialização da região.

“Fomos ouvidos, o caminho está aí e esperamos que a promessa do ministro seja cumprida. A industrialização está chegando em Governador Valadares, estamos trabalhando na BR-381 e na BR-116, isso vai melhorar para as indústrias que vão se instalar aqui e para as que aqui já estão”, afirmou Lopes Farias.

Rodovia da Morte

Conhecida como “Rodovia da Morte” devido aos altos números de acidentes e mortes, principalmente no trecho de Belo Horizonte a Governador Valadares, a estrada teve sua gestão assumida pela Nova 381 em fevereiro deste ano, com a presença dos ministros Renan Filho (Transportes) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), e do governador Romeu Zema (Novo).

Inicialmente, foi realizado um Plano de Ação de 100 dias, em que medidas como asfaltamento, reparos em pontes e viadutos, limpezas de pistas e serviços para melhorar a sinalização seriam feitos pela concessionária.

Ao longo dos próximos 30 anos, a Nova 381 deverá investir cerca de R$ 10 bilhões num trecho que passa por 13 cidades, principalmente na microrregião do Vale do Aço.

A partir de fevereiro de 2026, 12 meses após o início da concessão, a empresa vai iniciar a cobrança de pedágio em cinco praças de Belo Horizonte até Governador Valadares, nas cidades de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e também em Valadares.

Os valores ainda não foram definidos, mas, segundo o edital, os preços devem variar entre R$ 10,75 e R$ 13,75.

A duplicação da via que liga Belo Horizonte à região é uma demanda que vem se arrastando há mais de uma década.

Motoristas devem ficar atentos para obras em nove rodovias estaduais gaúchas nesta semana

Motoristas devem ficar atentos para obras em nove rodovias estaduais gaúchas nesta semana

Motoristas devem ficar atentos para obras em nove estradas estaduais gaúchas nesta semana. Os trabalhos, executados pela EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias), iniciaram nesta segunda-feira (8) e prosseguem até sexta-feira (12).

Segundo a estatal, os serviços abrangem manutenção asfáltica, pintura, sinalização e conservação, com foco na segurança viária e na preservação da malha rodoviária. Ajustes no cronograma podem ocorrer conforme as condições climáticas.

Os trabalhos ocorrem no Litoral Norte; na Serra; na Região Metropolitana de Porto Alegre; no Vale do Taquari; no Alto Uruguai e demais regiões atendidas pela EGR.

Manutenção asfáltica

ERS-474 – Km 4 ao 21, em Santo Antônio da Patrulha

Pintura e sinalização

ERS-115 – Km 0 ao 14, entre Taquara e Igrejinha

ERS-235 – Km 46 ao 72, entre Canela e São Francisco de Paula

Conservação (roçada, tapa-buraco, limpeza, drenagem e poda)

ERS-129 – Km 110 ao 126, entre Dois Lajeados e Guaporé

RSC-453 – Km 60 ao 96, entre Westfália e Garibaldi

ERS-239 – Km 13 ao 20 e Km 47 ao 52, entre Novo Hamburgo e Campo Bom, e entre Parobé e Taquara

ERS-115 – Km 17 ao 30, entre Três Coroas e Gramado

ERS-235 – Km 35 ao 41, entre Gramado e Canela

ERS-466 – Km 0 ao 7, em Canela

ERS-040 – Km 60 ao 94, entre Capivari do Sul e Balneário Pinhal

ERS-135 – Km 35 ao 60, entre Sertão e Getúlio Vargas

Participe da primeira edição do CONET&Intersindical de 2026 em Brasília (DF)

Participe da primeira edição do CONET&Intersindical de 2026 em Brasília (DF)

A NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) realizará a primeira edição do CONET&Intersindical 2026 nos dias 26 e 27 de fevereiro, no ROYAL TULIP BRASÍLIA ALVORADA, em Brasília (DF). O evento tem como entidade anfitriã a FENATAC – Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas e Logística, com o apoio dos Sindicatos filiados à entidade.

O CONET&Intersindical é dividido em duas etapas:

1. CONET: apresentação de pesquisas de mercado realizadas pelo Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas (DECOPE) da NTC&Logística, além de debates sobre custos e tarifas do setor;

2. Intersindical: discussão de temas relacionados ao desenvolvimento do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC).

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, destaca a importância do evento e o peso estratégico da capital federal para o setor: “Brasília é o centro das decisões que impactam o Transporte Rodoviário de Cargas. Realizar o CONET&Intersindical na capital federal, em um momento tão relevante para o país e para o nosso setor, reforça a importância deste encontro como espaço de diálogo, construção e fortalecimento das nossas pautas. Será uma oportunidade única para ampliarmos nossa atuação institucional, discutirmos os desafios que afetam o TRC e avançarmos na busca por soluções que contribuam para o desenvolvimento do transporte de cargas no Brasil. Convidamos todos os empresários e representantes de entidades a participarem desse grande encontro”.

O CONET&Intersindical consolidou-se como um dos eventos mais importantes do setor, reunindo os principais protagonistas do TRC, promovendo debates estratégicos, troca de experiências e oportunidades para o fortalecimento de parcerias.

Faça sua inscrição aqui.

Realização

NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística)

Entidade Anfitriã

FENATAC (Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas e Logística)

Apoio

Sindicatos filiados à FENATAC

Apoios Institucionais

Sistema Transporte (CNT – Confederação Nacional do Transporte; SEST SENAT – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte; ITL – Instituto de Transporte e Logística)

FuMTran (Fundação Memória do Transporte)

Apoio Logístico

Braspress