Presidente da Fetransul recebeu o ministro Tarcísio Gomes de Freitas e empresários no condomínio Ponta da Figueira / Foto: Divulgação
Na agenda de Tarcísio Gomes de Freitas está a desburocratização do setor com o Documento de Transporte Eletrônico
Considerado o ministro mais eficiente do governo de Jair Bolsonaro, Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutura, desembarcou em Porto Alegre no final da tarde deste domingo (29) para uma série de compromissos. O principal deles, o lançamento da plataforma DT-e (Documento de Transporte Eletrônico), que desburocratiza e reduz o volume de papel no setor de logística e transporte de carga.
O ministro foi recebido com um jantar no condomínio Ponta da Figueira, em Eldorado do Sul, onde o presidente do Sistema Fetransul, Afrânio Kieling, tem uma casa. Entre os cerca de 40 convidados de Kieling e do deputado Jerônimo Goergen (PP), relator do projeto do DT-e na Câmara, estavam três dezenas de empresários de diferentes setores, representando boa parte do PIB do Rio Grande do Sul, o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, juntamente com membros da diretoria da entidade, o senador Luis Carlos Heinze (PP) e o deputado estadual tenente-coronel Luciano Zucco (PSL).
A ideia inicial de um churrasco gaúcho foi substituída por pizza, por ser mais leve, já que hoje segunda-feira (30) a agenda do ministro começa às 8h30min, com uma visita ao Instituto Caldeira, no Quarto Distrito, onde a Fetransul vai se instalar. Depois, Tarcísio visita a CMPC, em Guaíba, empresa que recentemente anunciou investimento de R$ 2,75 bilhões no Rio Grande do Sul.
Anúncios importantes estão previstos para o dia de hoje, como a assinatura de cooperação técnica entre o ministério e a FETRANSUL, dentre outros assuntos.