Deputado Efraim Filho, Vanderlei Macris, Ministra Flávia Arruda, Presidente Francisco Pelucio e Deputado Vitor Lippi – Foto: NTC&Logística
O presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, se encontrou nesta quarta-feira (01) com congressistas e representantes dos 17 setores produtivos, que juntos foram recebidos em Brasília pela ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, para falarem sobre a manutenção da prorrogação da desoneração da folha de pagamento até 2026.
O projeto de lei do Orçamento enviado pelo governo ao Congresso na terça-feira (31) deixou o benefício de fora. No ano passado, com muito empenho da NTC&Logística, em conjunto com os outros segmentos foi derrubado o veto do presidente Jair Bolsonaro e houve a prorrogação por mais um ano, e vai até dezembro desse ano.
“Está aberta uma negociação. O que simboliza essa reunião é que o governo reconhece a dimensão do problema, sabe da necessidade da manutenção da desoneração e vai querer construir uma alternativa definitiva”, disse o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), após a reunião com a ministra.
O presidente da NTC ressaltou a importância da medida para o desenvolvimento do setor. “A manutenção da desoneração é de grande relevância para que as empresas transportadoras continuem empregando, investindo e contribuindo com o país, assim como sempre fizemos, e principalmente na maior crise sanitária do mundo, onde não deixamos de transportar, precisamos agora de apoio do governo para continuarmos seguindo com o nosso trabalho”, destacou Pelucio.
O deputado Efraim Filho (DEM-PB), autor do projeto de lei da Câmara que prorroga por cinco anos a desoneração da folha, disse que o encontro com Flávia Arruda foi positivo, porque o governo começa, agora, a estudar alternativas. “Maior desafio do Brasil hoje é preservar empregos”, disse.
A entidade busca há anos fazer com que a desoneração da folha seja de forma definitiva, para assim preservar os milhões de empregos diretos e indiretos gerados pelo segmento transportador.
“A ministra Flávia Arruda nos recebeu muito bem e ouviu nossas demandas, estamos confiantes que teremos êxito em mais essa demanda”, concluiu o presidente da NTC.