Flat Preloader Icon

COMJOVEM Joinville desenvolve Projeto Motorista Trainee e aplica piloto em empresa associada

por | set 21, 2021 | Cotidiano, Notícias, Notícias, Outros, Serviços, Urbano

Fonte: SETRACAJO
Chapéu: COMJOVEM

Celso, à direita, que passou pelo Projeto Motorista Trainee, acompanhado pelo motorista master Douglas, à esquerda, na Mais Transportes

A iniciativa teve seu primeiro piloto aprovado com sucesso

Inspirada no Jovem Aprendiz, a COMJOVEM Joinville criou o Projeto Motorista Trainee. A ideia é incentivar a contratação de motoristas estagiários, ou em treinamento, e prepará-lo seguindo algumas regras para que se torne totalmente capacitado à profissão.

A proposta representa um caminho de solução, diante do conhecido problema da falta de motoristas no mercado de trabalho. São cerca de 1 milhão de motoristas a menos desde 2017, segundo o Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC).

A Mais Transportes foi a primeira empresa a implantar o projeto como piloto. O primeiro motorista trainee foi o Celso. Ele entrou na empresa em 21 de abril de 2021, e no dia 30 ingressou na Trilha Qualifica Motorista de Transporte de Cargas do Sest-Senat, que é uma etapa pré-requisito do projeto.

Outro ponto relevante do Projeto Motorista Trainee é o acompanhamento. O motorista que está em treinamento acompanha um motorista master nas viagens, durante 45 dias. Nesse período o trainee não dirige, apenas observa os procedimentos. Depois, por mais 45 dias, ele é acompanhado por um motorista master, neste caso o Douglas, recebendo instruções e sendo direcionado. Assim, com 90 dias, a pessoa é liberada para fazer viagens sozinhas, sendo priorizados trajetos de menor complexidade.

De acordo com a diretora financeira da Mais Transportes, Ana Carolini Pavanello, esse tempo de qualificação é um investimento que vale a pena, pois trará benefícios a todos os envolvidos. Após os 90 dias, o motorista foi aprovado e está fazendo um excelente trabalho. Porém, a qualificação deve ser constante e, assim como todos os outros motoristas, o trainee continuará realizando treinamentos para aprimoramento da profissão. “A Mais Transportes já implantará outro trainee devido ao sucesso. Os empresários precisam conhecer porque funciona. Talvez possam adaptar o período de acompanhamento de acordo com sua realidade”, explica ela.

Em setembro, o projeto será apresentado na para a coordenação nacional da COMJOVEM. “Abre-se um novo nicho, tanto para os empresários do ramo, atendendo sua necessidade, como para as pessoas interessadas numa oportunidade de trabalho”, destaca Carolini, que é vice-coordenadora do Núcleo COMJOVEM Joinville.