A JSL está investindo em um novo sistema de tecnologia, que reforçará a proteção das cargas de e-commerce transportadas nos caminhões da empresa. A partir de agora, os caminhões contarão com um dispositivo de segurança eletrificado, que em caso de tentativa de acesso não autorizado à carga, seja por rompimento ou perfuração do baú, emite um arco elétrico de 20 mil volts repelindo instantaneamente os agressores com uma descarga de energia de alto impacto, porém não letal.
Para a JSL, o dispositivo instalado nas carretas é importante para ampliar a segurança no transporte de cargas de alto valor agregado.
“Transformamos nossas carretas num verdadeiro cofre para atender com total qualidade o mercado de e-commerce”, disse José Mario Freitas, gerente de operações da JSL.
O interior das carretas é revestido com placas energizadas, que são combinadas com materiais que oferecem isolamento e resistência física. O sistema não oferece risco para o motorista e trabalhadores que estejam dentro da carreta, já que o dispositivo só é ativado em caso de tentativa de violação ou perfuração do baú.
Já os comandos remotos de ativação só podem ser executados pela Central de Monitoramento, sendo o acionamento e a desativação totalmente independentes da ação do condutor do veículo.
O novo dispositivo ainda é combinado a um sistema que além de acionar a eletrificação, também gera o bloqueio do veiculo, dificultando qualquer tentativa de deslocamento.
Dessa forma, mais que um investimento, trata-se de um padrão de segurança importante e que garante um processo de logística da carga sem contratempos.