Palestras e debates focaram em inovações do mercado e na gestão para o transporte de cargas
Foram três dias de imersão em temas atuais e importantes, como inovação, gestão de pessoas e ESG. O Encontro da COMJOVEM Porto Alegre, que começou na sexta-feira (1), recebeu representantes de algumas das principais transportadoras gaúchas e diretores do Sindicato das Empresas de Transporte e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS) durante o fim de semana no centro de eventos do Recanto Maestro, em Restinga Seca, região central do estado.
“Estamos aqui para unir pessoas, o que é importante especialmente agora, com os desafios para quem quer ser liderança no pós-pandemia”, explicou Tony Bernardini, coordenador da COMJOVEM. “Também queremos fomentar o relacionamento com os patrocinadores, que são importantes fornecedores do transporte de cargas. E que a gente saia daqui com o setor mais forte, pois essa é a vocação da COMJOVEM e do SETCERGS.”
O evento teve patrocínio máster da Mercedes-Benz, além da parceria da Cooperativa de Crédito Transpocred; da Wallerius Corretora de Seguros; da Trucks Control Serviços Logísticos; e da TruckPag Gestão de Frotas.
A vice-coordenadora Tais Lorenz destacou a oportunidade de fortalecer o companheirismo entre os empresários. “É a construção mais importante desse grupo e o que levaremos para o nosso dia a dia: a proximidade com pessoas que vivem situações parecidas com as que vivemos”. Ideia reforçada por Lucas Scapini. “Esse é um momento oportuno para apreender empreendedorismo e liderança digital com nossos palestrantes e, principalmente, fomentar a união que nos permite vencer desafios”, disse o vice-coordenador.
Liderança, hoje
Entre as palestras, o empresário Cláudio Carrara, professor da Antonio Meneghetti Faculdade, falou sobre a transformação pela qual as organizações passam atualmente. “Viemos de um modelo baseado em comando e controle para uma outra realidade, onde teremos que construir uma lógica de trabalho mais colaborativa. Há uma transição a fazer, para um modelo baseado em pessoas com mais autonomia”, explicou. “Temos que nos perguntar se estamos abertos a dar essa autonomia e correr riscos.” Vanessa Cabral Gomes, MBA em Gestão do Ambiente e Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas, falou sobre o tema “ESG: gerindo riscos, impactos e oportunidades”. “A tendência é que, dentro de alguns anos, o relatório de sustentabilidade seja obrigatório para todas as empresas, públicas ou privadas”, esclareceu. “Então é importante conhecer esse mecanismo para começar, desde agora, a desenvolver o processo de reportar nosso desempenho de sustentabilidade”.
Já Roberto Argenta, presidente de uma das maiores fabricantes de calçados do país, a Beira Rio, falou sobre “Os desafios da Liderança no Mercado Brasileiro”. Ele disse que espera um grande crescimento da economia brasileira em 2022, desde que haja empenho. “O melhor momento para quebrar é a crise, pois todo mundo compreende o que aconteceu. No entanto, crise é oportunidade para quem não sabota a si mesmo. Por isso, para o líder, não há desculpas – ele recebeu mais da natureza. Tem que entregar mais à sociedade”, defendeu.
O presidente do SETCERGS, Sérgio Gabardo, elogiou a COMJOVEM Porto Alegre pela iniciativa de reunir conhecimento e pessoas empenhadas em mudar o setor para melhor. “Nós, gestores, somos como o timão de uma embarcação, e todos nos olham em busca do caminho. Precisamos nos adaptar, aprender e passar para os demais o que vem por aí.”