Impactos da pandemia na cadeia logística será um dos focos do evento, que ainda deve contribuir para a retomada do setor de eventos gerando cerca de 100 empregos diretos
A 16ª edição da Feira Internacional de Logística (Expolog) será realizada em formato hídrido nos dias 24 e 25 de novembro. Com expectativa de superar 2 mil participantes, o evento já está com as inscrições abertas.
Neste ano, a feira terá como tema central: “Logística Nacional e Internacional – Cenários e Desafios”. Com formato híbrido, o evento poderá ser acompanhado virtualmente pela plataforma Virtuali, onde funcionarão a Feira virtual e os seminários técnicos.
Já no Centro de Eventos do Ceará, que sediará a parte presencial da Expolog, também haverá oficinas e balcões para os expositores que desejarem fazer as suas agendas de negócios presencialmente.
A diretora-geral da Prática Eventos, uma das realizadoras do evento, Enid Câmara, revela que a expectativa é superar o público registrado em 2020, edição que contou com cerca de 2 mil participantes.
Ela lembra que no ano passado a feira contou com a participação de 23 estados brasileiros e do Distrito Federal, além de diferentes países, como Alemanha, Estados Unidos, Portugal, Holanda, Reino Unido e Território Britânico do Oceano Índico.
“Na realização de um evento híbrido são necessários cuidados técnicos específicos e um planejamento que realmente faça diferença para o participante. Muitos participantes ainda estão receosos em retomar a sua participação em eventos presenciais. No virtual, a diversidade de eventos tem saturado um pouco o público. Fazer um evento atrativo, com engajamento e participação do público é o grande desafio”, comenta.
PANDEMIA SOB OS HOLOFOTES
Além das novidades e inovações do setor, a Expolog também irá discutir como a logística foi atingida pela crise sanitária e quais os efeitos da pandemia na cadeia.
O assunto será abordado na palestra magna do evento, que terá como tema “Tendências da logística nacional e mundial no pós-pandemia”, e no painel nº 5, intitulado “Os impactos da pandemia no fluxo logístico”.
CONFIRA A LISTA DE PAINÉIS:
Palestra Magna: Tendências da logística nacional e mundial no pós-pandemia
Painel 1: Tecnologia e Inovação na Logística
Painel 2: Temas jurídicos e regulatórios
Painel 3: Transporte de Cabotagem
Painel 4: Logística Verde – a responsabilidade ambiental do setor produtivo
Painel 5: Os impactos da pandemia no fluxo logístico
Painel 6: Portos – um olhar para o futuro
Painel 7: Transporte terrestre
Painel 8: Comércio exterior
A 16ª edição da Expolog já conta com pelo menos 19 nomes confirmados, entre representantes do setor público e da iniciativa privada, pesquisadores e especialistas.
Pelo setor público, estarão presentes o secretário nacional de Transporte Terrestre do Ministério da Infraestrutura, Marcello da Costa Vieira; e o diretor do Departamento de Navegação e Hidrovias da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura.
Entre representantes de entidades do setor estão nomes como: André de Seixas, presidente da Logística Brasil; Bruno Batista, diretor executivo da CNT; Lauro Valdivia, assessor técnico da NTC&Logística; Eduardo Sanovicz, presidente da Abear; Eduardo Rebuzzi, presidente da Fetranscarga; entre outros.
O evento também contará com a participação dos pesquisadores Gustavo Costa, professor da USP; e Igor Pontes, PhD em Logística e Professor de Economia.
Com atuação direta no Ceará e presença confirma estão Eduardo Neves, presidente da ZPE Ceará; Mayhara Chaves, presidente da Abeph e da Companhia Docas do Ceará; Carlos Alberto Nunes, da Tecer Terminais; e Bruno Bruno Iughetti, presidente do Sidace.
CONFIRA A LISTA COMPLETA DE NOMES CONFIRMADOS:
Marcello da Costa Vieira – Secretário Nacional de Transporte Terrestre (SNTT) do Ministério da Infraestrutura
Dino Antunes Dias Batista – Diretor do Departamento de Navegação e Hidrovias da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura
André de Seixas – Presidente da Logística Brasil
Gustavo Costa – Professor da USP, Pesquisador Acadêmico e Consultor nos temas de Transporte Marítimo e Logística Conteinerizada
Bruno Batista – Diretor Executivo da CNT
Eduardo Neves – Presidente da ZPE Ceará
Lauro Valdivia – Assessor Técnico da NTC&Logística
Eduardo Sanovicz – Presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR)
Mayhara Chaves – Presidente da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH) e Presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Porto do Mucuripe Fortaleza – CE
Eduardo Rebuzzi – Presidente da Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro (FETRANSCARGA), diretor da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e vice-presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logística
Marco Antônio Neves – da Tigerlog
Reinaldo Ruela – da OpenPort Sistemas
Prof. Dr. Igor Pontes – PhD em Logística e Professor de Economia
Dr. Matheus Miller e Dr. Lucas Rênio – da Advocacia Ruy de Mello Miller
Dr. Marcos Aurélio – Diretor Jurídico da NTC&Logística
Carlos Alberto Nunes – da Tecer Terminais
Dr. Rômulo Alexandre Soares – Partner APSV Advogados e Vice-presidente Nordeste da Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE)
Armando Abreu – Presidente da Qair Brasil
Bruno Iughetti – Presidente do SINDACE
IMPACTO ECONÔMICO
Além da difusão de conhecimento e inovações, a Expolog deve impulsionar a retomada da economia local, especialmente no setor de eventos, e da logística em si.
Conforme Câmara, o congresso deve gerar cerca de 100 empregos diretos para o segmento de eventos.
“A Expolog é um evento há consolidado no calendário de eventos do Estado, e contribuirá para esse processo de retomada de feiras e eventos no Ceará, proporcionará oportunidades de trabalho para mais de 100 profissionais do setor de eventos que foi tão afetado pela pandemia”, ressalta.
Ela também projeta a oportunidade de negócios entre os elos da cadeia logística deve ser projetada.
INSCRIÇÕES
O evento é uma realização do Setcarce, Câmara Brasil Portugal no Ceará, Prática Eventos e do Instituto Future. A promoção é do jornal Diário do Nordeste.