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Iveco Daily 2022 chega para atender ao Proconve L7

por | dez 15, 2021 | Cotidiano, Notícias, Outros, Rodoviário, Urbano

Fonte: AutoData
Chapéu: Montadoras

Tuiuti, SP — Estimulada pela crescente demanda do e-commerce e de olho na nova etapa do Proconve, Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, o L7, que começa a vigorar em janeiro para veículos de até 3,5 toneladas, a Iveco lançou na terça-feira, 14, a linha Daily 2022. A mais recente versão, 35-160, disponível a partir do dia 1º ao custo de R$ 240 mil a R$ 250 mil em São Paulo – os valores variam conforme o Estado, devido ao ICMS –, no entanto, não traz apenas a redução de emissões na nova roupagem.

Vem recheada de tecnologia, com a possibilidade de espelhar o celular, sensores que controlam a pressão do pneu e a velocidade do para-brisa conforme a intensidade da chuva, luz de neblina, maior conforto do banco que traz até regulagem de altura e tem espaço embaixo do assento, além propiciar economia de até 6% de combustível e, ao mesmo tempo, ser capaz de carregar mais peso. O câmbio é manual, mas ao parar na subida ele sustenta o veículo ao tirar o pé do freio. Sua autonomia é de 650 quilômetros e o tanque de arla dura 4 mil quilômetros, o equivalente a três ou quatro meses. A parada para revisão foi ampliada de 15 mil para cada 30 mil quilômetros, e o preço da manutenção preventiva, segundo a Iveco, está 22% menor com relação ao modelo anterior, lançado em março de 2020. Com direção leve, a sensação de pilotar o modelo, ainda que carregado com 700 quilos de carga, é a mesma de guiar um carro.

Carro-chefe da montadora, a linha Daily, disponível ainda nas versões 4,5 toneladas e 6,5 toneladas, que também estão ganhando atualização de motorização ao se prepararem para o Euro 6 – o motor foi customizado pela FPT especialmente para atender à América Latina –, vigente a partir de 2023, responde hoje por 40% do faturamento da marca, de acordo com Ricardo Barion, diretor comercial da Iveco. Tanto que no segmento de chassi-cabine detém 35,4% de market share enquanto que, no mercado como um todo, a montadora possui fatia de 8%. A versão 30-160 City estará disponível ao consumidor em abril e, as de 4,5 a 6,5 toneladas com a nova motorização, em 2023.

Segundo Márcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina, o volume de vendas da montadora em 2021 está “muito próximo do mercado”, que deve encerrar o ano com expansão em torno de 40%. Das 145 mil unidades que devem ser comercializadas no País até o fim deste mês, estimou Barion, a projeção é que 13 mil sejam da marca e 4,7 mil da linha Daily – em 2019, para efeito de comparação, eram 3,3 mil.

Apesar de todas as dificuldades esperadas para 2022, segundo o diretor comercial, o cenário de juros elevados, a falta de componentes e as incertezas trazidas pelas eleições são o que mais preocupam a fabricante. Por outro lado, o aquecimento do agronegócio, e-commerce e construção civil continuam puxando a demanda. A antecipação de compras de veículos Euro 5, que só poderão ser produzidos até dezembro de 2022 também pesa a favor para crescer acima dos 10% projetados pelo mercado.

Para facilitar o acesso aos modelos, que este ano sofreram repasses da ordem de 30% e, no ano que vem, mais 10%, devido ao encarecimento de insumos, escassez de contêineres e do dólar na casa dos R$ 5,50, o banco da montadora facilitao pagamento em até 12 vezes sem juros ou em até 60 vezes com juros e carência de pagamento de três a seis meses. Em torno de 60% do público consumidor é autônomo.

Na tentativa de driblar a pressão de custos, a Iveco vem ampliando o índice de nacionalização de seus componentes. O objetivo é passar do intervalo de 60% a 65% para 65% a 70% de localização em 2022. O maior porcentual cabe à linha Daily. Para Querichelli, essa iniciativa é um dos pilares estratégicos da companhia:

“Costumo explicar aos nossos colegas europeus que a foto que foi tirada no Brasil dez anos atrás é completamente diferente da de hoje. Quando trouxemos o Euro 5, por exemplo, o dólar era cotado a R$ 1,08 e, hoje, está R$ 5,06. A taxa Selic era altíssima e até alguns meses atrás estava baixa, apesar de agora ter voltado a subir. Ou seja, vivemos em uma montanha-russa e para fazer negócio no Brasil e na América Latina tem que ter estômago. Por isso o tema da localização é tão importante quanto o de emissões. Para a sobrevivência de qualquer companhia com esse câmbio, esse custo absurdo de importação de componentes, custo de frete marítimo e aéreo, é fundamental ter perto de nós componentes para abastecer a produção.”

A respeito do ganho de fatia do mercado deixado pela Ford, Barion disse que isso ocorreu com leves e semipesados, sem especificar quanto. Mas ponderou que no segmento de pesados, que é o que mais cresce, em torno de 70%, não é herança da montadora estadunidense. Querichelli complementou que os pesados representam 40% de todo o volume de veículos e estão fabricando mais pesados do que leves:

“Nossa fábrica de Sete Lagoas, MG, tem muito espaço e potencial para crescer. Tem capacidade produtiva para duplicar, triplicar e quadruplicar a produção.”

A planta possui três linhas de produção, sendo duas ativadas. Uma é de veículos leves, dedicada à Daily, e a segunda é de pesados, mas são montados ônibus também. O uso da capacidade instalada está entre 65% e 70%. “A terceira linha não está sendo usada, mas podemos ativá-la a qualquer momento.”

Atualmente, há 3,5 mil funcionários na Iveco América Latina pós-spin off, incluindo FPT, sendo 2,5 mil na unidade mineira, que ganhou recentemente o reforço de 800 profissionais – a produção aumentou em 120% ante 2020.

Argentina é o principal mercado de exportação da Daily, junto com Chile, Peru e Colômbia. Em janeiro será formado o Iveco Group e, na sequência, será feito anúncio de investimentos globais e para a América Latina. Somente em engenharia, a montadora investiu em torno de US$ 20 milhões este ano.