José Alberto Simonetti foi empossado, nesta terça-feira (1º), como novo presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Candidato único à presidência, ele recebeu 77 dos 80 votos possíveis dos conselheiros da Ordem, que conta em seus quadros com a diretora-executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart.
Natural de Manaus (AM), Beto Simonetti, como é conhecido, é advogado criminalista e sua atuação é voltada para a Justiça Federal e os tribunais superiores, como o STF (Supremo Tribunal Federal) e o STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Durante a posse, José Alberto Simonetti agradeceu a honra pelo maior desafio da sua vida e ressaltou que espera embates construtivos de forma leal e que a OAB se manterá na luta pelo respeito a Constituição Federal. “Durante a pandemia, tivemos avanços passando pela defesa a ciência e da rejeição ao negacionismo.
Lutamos pela agilização das vacinas no Brasil e internamente tivemos avanços com as cotas raciais e a paridade de gênero. Faremos ainda mais e devemos estar sempre atuantes em nome de garantir o respeito a Constituição Federal e aos arroubos autoritários. O nosso partido é a OAB, jamais seremos de algum partido político e não faremos POLíTICA partidária. Destacamos que teremos diálogos com todos os poderes em um ano eleitoral.”
Além de Simonetti, tomaram posse os membros da diretoria e dos conselheiros federais da entidade.
— José Alberto Simonetti, presidente
— Rafael de Assis Horn, vice-presidente
— Sayury Silva de Otoni, secretária-geral
— Milena da Gama Fernandes Canto, secretária-geral adjunta
— Leonardo Pio da Silva Campos, tesoureiro