De acordo com a Eixo SP, além das vantagens ambientais, reutilização de material deixa pavimento mais resistente
As obras de recuperação estrutural da Rodovia Carlos Mauro (SP-191), entre Charqueada e São Pedro, no interior de São Paulo, estão sendo realizadas com a utilização do método de reciclagem do pavimento asfáltico, de acordo com a concessionária Eixo SP, responsável pela rodovia.
Segundo a empresa, além de produzir um material mais resistente, a técnica colabora com a preservação do meio ambiente. O trabalho está sendo feito entre os km 102 e 105, considerado o mais crítico da rodovia.
Ainda de acordo com a Eixo SP, os trabalhos consistem na retirada da camada de asfalto e da base a uma profundidade de 20 centímetros. Neste processo, o material que a máquina recicladora extrai é misturado a uma massa de cimento e, em seguida, aplicado novamente na base. Após a secagem, a pavimentação é concluída com a capa.
Estudos
Após vários estudos, chegou à conclusão de que a melhor estrutura para o pavimento na SP-191 é formada por uma camada reciclada de solo com cimento na base, uma camada de mistura asfáltica de alto módulo e, por fim, uma camada asfáltica delgada de rolamento.
Preservação ambiental
Além de produzir um material mais resistente ao tráfego intenso, o método de reciclagem do pavimento asfáltico representa uma valiosa colaboração ao meio ambiente. Ao reutilizar parte do material retirado do pavimento antigo na composição da nova pavimentação, evita-se o descarte. Além disso, a reciclagem contribui também para evitar a extração de mais recursos da natureza, auxiliando na preservação ambiental.
As obras de recuperação da rodovia tiveram início no último dia 16. Os trabalhos devem seguir por todo o trecho entre os dois municípios. A previsão de obras é de 120 dias.
Durante esse período, a concessionária tem adotado o sistema ‘Pare-e-Siga’ para o controle do tráfego no local das obras e para a segurança de usuários. Mais informações no site da Eixo SP ou pelo telefone 0800 170 8998.