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Relatório Mensal do Índice Nacional de Custos do Transporte – (INCTF e INCTL) | Fevereiro/22

por | mar 8, 2022 | Econômico, INCT

Fonte: Decope - NTC
Chapéu: .

O DECOPE – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas da NTC&Logística é responsável por estudos técnicos, voltados à apuração de custos de transporte de cargas e logística, estatística do setor, estudos macroeconômicos e formação de índices de custos referenciais que medem a inflação do setor, dentre eles os dois com mais destaque são o INCTF – Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Fracionada e o Índice Nacional de Custos de Transporte de Carga Lotação, o INCTL.

O INCTF e INCTL têm como objetivo principal medir a evolução dos custos operacionais de transporte rodoviário de cargas e são índices do setor de transporte com grande repercussão e credibilidade, publicado no site da NTC e por todas as entidades que representam o transporte (Sindicatos e Federações), bem como em outros meios de comunicação. Eles servem ainda como instrumento de atualização de contratos públicos e privados no mercado de frete.

INCT-F DECOPE/NTC DE FEVEREIRO/21 A FEVEREIRO/22

A NTC&LOGÍSTICA comunica aos associados que a variação média do (INCTF[1] DECOPE/NTC) foi de 1,24% no mês de fevereiro e acumula nos últimos doze meses 17,24% (dezessete virgula vinte e quatro por cento), entre março de 2021 e fevereiro de 2022 (fevereiro de 2022*/- sobre fevereiro de 2021 ou ainda, nos últimos doze meses).

O INCTF mede a evolução de todos os custos da carga fracionada, incluindo transferência, coleta e distribuição, custos administração e de terminais. Nesses custos não estão contemplados impostos, pedágios e margem de lucro.

INCTL – DECOPE/NTC DE FEVEREIRO/21 A FEVEREIRO/22

O INCTL[2] reflete a variação dos custos do transporte rodoviário de cargas fechadas ou lotações, ou seja, ele mede a evolução de todos os custos da carga completa, incluindo a transferência, a administração (custos indiretos), gerenciamento de riscos e custo valor. Ele, assim como o INCTF, também não contempla impostos e margem de lucro na sua apuração.

A sua variação média foi de 22,65% (vinte e dois vírgula sessenta e cinco por cento) de março de 2021 a fevereiro de 2022 (fevereiro de 2022 sobre fevereiro de 2021, ou ainda nos últimos doze meses) e no mês variando 0,03%.

COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS COMBÚSTÍVEIS

O preço por litro do óleo diesel S-10, registrou um modesto aumento de 0,09% no mês de fevereiro/22, quando comparado com o mês anterior, sendo comercializado a R$ 5,591 p/litro. No período de 12 meses (fev-21 contra fev-22), a variação acumulada é de 32,96%, resultado, principalmente ditado pela nova regra da Petrobrás, a partir de setembro de 2015.

O aditivo Arla 32, utilizado para reduzir as emissões de poluentes não registrou variação em relação ao mês de fevereiro/22. Desde março/12 até hoje, o aditivo já acumulou queda de (51,35%).

O óleo diesel comum, ainda consumido pela frota brasileira, teve variação acumulada de 33,63% nos 12 meses. No mês de fevereiro o óleo foi comercializado a R$5,591 p/litro, contra R$ 4,184 p/litro no mesmo período do ano anterior. A variação mensal foi de 0,09% no mês de fevereiro/22 em relação a janeiro/22.

COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS DEMAIS INSUMOS NA FRACIONADA

No mês, o veículo de transferência registrou variação de 3,71% e o veículo distribuição urbana variação de 3,94%, já os implementos de transferência e de distribuição não registrou variação.

Considerando o período de 12 meses, os insumos que contribuíram para a variação do INCTF na operação de transferência foram: veículo 44,19%, carroceria baú 8,32%, pneu – 275/80 R 22,5 com variação de 15,78%, recapagem 6,87%, lavagem com 7,60%, salário do motorista 7,82% e seguro do casco 41,03%.

Na operação de coleta e distribuição, os insumos que tiveram variação foram: veículo com variação de 43,99%, carroceria ¾ baú de alumínio com variação de 8,98%, pneu 215/75 – R 17,5 com 15,29%, recapagem com 6,87%, lavagem com 7,60%, seguros do casco e contra terceiros com 40,97%, salário de motorista 7,82% e salário de ajudante 7,92%.

DESPESAS ADMINISTRATIVAS

As despesas administrativas de uma forma geral tiveram variação de 0,27% em fevereiro de 2022, quando comparada com as despesas do mês anterior. Já as despesas administrativas, exceto os salários, variaram 0,72%.

Nos 12 meses, as despesas administrativas vêm registrando alta de 9,15%, agravado principalmente, pelo reajuste do IPTU para 2022. A evolução acumulada das despesas administrativas, exceto salários, foi de 11,66%.

COMPORTAMENTO DOS PREÇOS DOS PRINCIPAIS INSUMOS NA LOTAÇÃO

Considerando o mês de fevereiro/22 contra janeiro/22, as despesas administrativas registraram variação de 0,43%, despesas administrativas (exceto salários) 0,59%, cavalo mecânico (2,11%), pneus 1,19%, seguros (1,86%), semirreboque baú de alumínio 0,0%.

ANÁLISE DE 12 MESES

Nos 12 meses (fev/22 contra fev/21), o cavalo mecânico teve variação de 25,70%, semirreboque 8,35%, seguros 23,31%, salários do DAT – 7,69%, óleo cárter 15,33%,óleo câmbio 19,67%, recapagem com 6,87%, rodoar 7,38%, lavagem 7,60% e 26,43% pneus – 295/80 R22.

INCT-FR, INCT-FOU INCVT e INCT-FRIG

A evolução completa do INCTF, do INCTL e dos demais índices (INCTFR, INCTFOU, INCVT – Índice Nacional do Custo Variável do Transporte e INCTFRIG Índice Nacional do Custo do Transporte Frigorífico), assim como dos insumos do transporte encontra-se à disposição dos filiados da NTC&LOGÍSTICA na área restrita aos associados do site www.portalntc.org.br. Para acessar esta área, clique no canal Técnico e Econômico. Em seguida, clique “Downloads”.

O Departamento Técnico e Econômico da NTC&LOGÍSTICA (DECOPE) coloca-se à disposição das empresas e entidades associadas para prestar qualquer informação complementar pelo telefone (0xx11) 2632-1526/1536 ou pelo e-mail economia@ntc.org.br.

São Paulo, 28 de fevereiro de 2022.

DECOPE/NTC&LOGÍSTICA


[1] É livre a reprodução total ou parcial desta nota em qualquer meio de comunicação, desde que não sejam omitidos ou alterados aspectos essenciais à compreensão da mesma e desde que seja citada a fonte como segue: DECOPE/NTC&LOGÍSTICA – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas/Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística.

[2] Este custo inclui custo peso, GRIS, custo valor para mercadorias de baixo valor (R$ 6.083,76 TON.) e PIS/COFINS. Não inclui taxa de lucro e pedágios. Franquia de 6 horas para carga e descarga. Acima disso, o custo adicional é de R$ 147,90 p/hora útil parada, ou R$ 5,92 por tonelada por hora útil.