Márcio de Lima Leite do grupo STELLANTIS tomou posse oficialmente como presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) na noite de ontem (3) em Brasília.
A cerimônia recebeu a presença do presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio e da diretora executiva da entidade, Edmara Claudino. Também participaram autoridades públicas como o ministro da economia, Paulo Guedes de forma remota, e presentes os ministros Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Joaquim Leite (Meio Ambiente), além de o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco e o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos entre outros parlamentares, presidentes de montadoras e executivos do segmento.
Na oportunidade, Márcio comentou em discurso que a industrialização brasileira, a competitividade do setor e a questão tributária são prioridades para si gestão. “O país tem uma complexidade tributária relevante e uma carga tributária bastante expressiva”, disse.
Ele falou que, nesse sentido, o corte do IPI “de uma forma geral” é algo “bastante positivo para a economia”. Também disse que o que a indústria quer é competitividade. “Se queremos ter competitividade, é importante acharmos um ponto de equilíbrio em relação à carga tributária”, afirmou.
De acordo com Pelucio a Anfavea irá continuar com o novo presidente mantendo o legado da entidade, “O ex-presidente Luiz Carlos Moraes fez um excelente trabalho à frente da Anfavea nestes anos de atuação, ele deixa um legado importante para o segmento, desejo sucesso em seus novos desafios e também dou as boas-vindas ao Márcio de Lima Leite, que tem um grande currículo e com certeza irá dar continuidade no grande trabalho desenvolvido pela associação, e coloco a NTC à disposição para continuar somando, que ele tenha muito êxito nesse trabalho”.