O encontro realizado na manhã de ontem (13), ainda contou com a participação de Tatá Zanin, que demonstrou a metodologia 3CR para resultados incríveis
Medir para gerenciar, com esse objetivo é que foi criado o Índice de Equidade do TRC, para entender como está a participação das mulheres nas empresas de transporte RODOVIáRIO de cargas, e melhorar o cenário.
A metodologia para a criação do novo indicador foi apresentada na manhã de hoje (13), em um encontro virtual da Comissão do Vez & Voz, pela economista do IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Carga), Raquel Serini, que explicou que ele mensurado a partir de uma pesquisa.
“Nosso foco é entender, nos diferentes níveis, o espaço de atuação da mulher no setor. O questionário será respondido pelo departamento de RH das empresas. Algumas perguntas são quantitativas e outras objetivas. Muitas delas, são de percepção imediata, que vão avaliar se a empresa investe em programas de qualificação para mulheres ou possui políticas contra assédio, por exemplo”, disse Serini.
A coordenadora da comissão, Camila Florencio, contou que o Índice vem sendo planejado e construído desde o mês de abril, e foi elaborado a partir de um grupo de trabalho que teve a participação de várias empresas e entidades do TRC.
“Esse indicador foi bastante discutido ao longo do tempo, e feito para integrar novas vertentes com o passar dos anos. Ele avaliará as transportadoras, mas também estabelecerá um parâmetro para que possam melhorar. Vamos tirar uma foto para enxergarmos daqui algum tempo, a nossa evolução”, informou a coordenadora.
Uma inovação para este índice é que as empresas respondentes, receberão um relatório para que possam comparar seus resultados individuais ao setor e, assim, identificarem onde estão no caminho certo e onde precisam melhorar em seus processos e políticas de equidade.
Participe da pesquisa que medirá o Índice de Equidade do TRC.
Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdMAGBbm_FoI5uqciiO7Udhx4g2eLIhjhLzx0VJaeB9y3owYA/viewform.
3CR para resultados incríveis
Também na reunião, os participantes contaram com a palestra da master coach, Tatá (Thais) Zanin que criou uma metodologia para o desenvolvimento da inteligência emocional e autoconhecimento, para a aplicação nos relacionamentos, e por consequências, nos negócios.
“O que você sabe, te trouxe até aqui. Mas precisará conhecer mais para ir além”, persuadiu Zanini. A coach falou sobre qual é a forma mais eficaz para extrair o melhor de si e dos outros. “Quando você entende suas vulnerabilidades, você consegue dar um significado diferente aos conflitos”.
Para ela, o segredo dos relacionamentos está em saber lidar com as próprias emoções. “O conceito é Construir e Conectar para Conquistar. Quando alinho as minhas emoções, eu tenho resultados externos”, aconselhou.
E concluiu citando o PHD em Negócios e Administração, Paulo Vieira: “O que você não tem é pelo que você não sabe. Porque se soubesse já teria”.