Com o crescimento e desenvolvimento da era digital e dos negócios online nos últimos anos, principalmente após a pandemia do covid-19 em 2020, o mercado tornou-se mais dinâmico e exige soluções eficientes e otimizações constantes.
Novas metodologias surgem como ferramentas de gestão para diminuir o desperdício de tempo e aumentar sua performance através de entregas rápidas e frequentes, ciclos de desenvolvimento curtos, otimização contínua dos processos e alinhamento entre todos os integrantes com um objetivo principal. Garantir a entrega mais rápida dos resultados e soluções oferecidas.
Um ditado popular que ganhou destaque no mundo das Startups diz: “Você não precisa ser o melhor. Mas precisa ser o primeiro”.
Exemplos destas metodologias ágeis são, Scrum; ferramenta utilizada principalmente para desenvolvimento de novos projetos e planejamento. Lean; foco em evitar desperdícios, gargalos e busca redução de custos. Kanban; é uma solução visual para gestão da execução de cada uma das etapas de um projeto ou processo.
Quando trazemos esta realidade para o nosso segmento do Transporte RODOVIáRIO de Cargas, não é diferente. A logística 4.0 nos exige um aumento da produtividade, personalização e customização das soluções, agilidade na execução dos processos e entrega, compartilhamento on-time das informações e gestão ativa dos riscos envolvidos.
Estas metodologias, antes existentes e aplicadas somente no mercado digital, tem se mesclado com o mercado ainda em partes, analógico do TRC para facilitar o atingimento de todos estes objetivos.
Um exemplo aplicável é o Kanban. Implantado, testado e aprovado por pessoas que entende dos desafios do transporte. Em minha empresa montamos uma célula chamada PDC – Planejamento de Demanda Comercial. Nada mais é do que um Painel de Cargas Disponíveis. O time comercial capita as diversas cargas de FTL disponíveis no mercado em contratos existentes ou em modalidade spot. Estas cargas entram no painel como “disponíveis” e é neste momento que o trabalho dos operacionais começa alocando os veículos da frota, agregados ou terceiros. Profissionais espalhados a nível Brasil, tem acesso a estas informações e conforme forem contratando estes veículos, vão atualizado o status da carga para “em contratação/GR”, “veículo aguardando ordem de coleta”, “veículo em carregamento”, “aguardando expedição”, “veículo em viagem”. Neste instante, outro time, responsável pelo gerenciamento de risco e tráfego, inicia o seu trabalho de contato com os motoristas, traçando o plano da viagem e fazendo o monitoramento da carga e equipamento. Os status avançam para “chegada do veículo no destino”, “em processo de descarga”, “viagem concluída”. Nesta estação, outro grupo de colaboradores responsáveis pela administração recepcionam os canhotos digitalizados para dar sequência no encerramento do MDF-e e no faturamento e cobrança dos serviços prestados. Parte dos embarcadores possuem acesso as suas respectivas cargas o que permite a eles acompanharem o status da viagem e terem a confirmação da entrega realizada com sucesso.
Esta foi uma ferramenta que permitiu um entrosamento de todas as áreas da empresa em uma plataforma afim de agilizar o compartilhamento das informações entre as equipes com o intuito principal de atender nossos clientes de uma forma ágil e efetiva. Além de permitir aos gestores uma visualização on[1]time das demandas e dos atendimentos que estão em andamento, focando nos gargalos das cargas paradas ou próximas ao horário de coleta.
Uma torre de controle está envolvida em 100% do processo para garantir a execução e andamento das atualizações dos status. Regras de avisos foram criadas com degraus hierárquicos para escalar o tema conforme a necessidade.
Esta e outras metodologias podem e devem ser utilizadas no dia a dia da gestão de nossas empresas. E esta é uma característica COMJOVEM de Inovação. Tecnologia aplicada com conhecimento prático.
Por: Felipe Medeiros – COMJOVEM Curitiba