A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) disponibiliza para consulta e download o Boletim de Logística 2017. O produto é elaborado pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) com o objetivo de consolidar informações que caracterizem a infraestrutura e a operação do setor de transportes no Brasil, em uma série histórica entre 2014 e 2017.
Com versões de periodicidades semestral e anual, o material coloca à disposição da sociedade informações estruturadas, separadas em categorias como investimentos, cadeia produtiva, panorama econômico, segurança viária, meio ambiente, infraestrutura e movimentação de cargas e passageiros, entre outros dados.
Segundo o diretor-presidente da EPL, Jorge Bastos, a publicação demonstra a capacidade da empresa de olhar para o setor de transportes como um todo.
“Identificar os sinais e as tendências do setor é fundamental para o planejamento de infraestrutura. Com o Boletim a EPL demonstra também a sua capacidade para consolidação de dados tão importantes para o país.”
Entre os principais destaques dessa versão está o aumento da produção brasileira de grãos, que alcançou volume recorde de 237,7 milhões de toneladas. A produção de milho e de soja em grãos apresentou um crescimento médio de 6,6% ao ano no período de 2014 e 2017.
No mesmo período, o Boletim registra o crescimento da produção de outras matérias primas, como o minério de ferro. Durante o ano a produção totalizou 426 milhões de toneladas.
Além dos destaques do setor produtivo, a publicação traz informações sobre fluxos e movimentações de todos os modos de transporte.
Ao consultar o material, é possível constatar que 2017 foi um ano em que o país registrou um aumento de fluxo em rodovias concessionadas, aumento no volume de carga transportada em ferrovias, recorde de movimentação de carga nos portos e maior fator de ocupação de passageiros em aeronaves.
Outro ponto positivo é a redução média de acidentes em rodovias federais. O número de acidentes e de vítimas fatais caiu 19,2% e 8,9% ao ano, respectivamente.
Para a consolidação das análises do Boletim, o ONTL utiliza bases de dados disponibilizadas por instituições públicas e privadas responsáveis pela operação e monitoramento de cada setor da economia que guarda relação com o setor de logística e transporte brasileiro.
Clique aqui para fazer o download do Boletim de Logística 2017.