O Ministério das Relações Exteriores (MRE) assinou um acordo com autoridades paraguaias para a construção de uma ponte sobre o Rio Paraguai.
Assinada nesta terça-feira (14), a medida vai permitir a integração rodoviária entre o município de Porto Murtinho e o distrito de San Lázaro, em Carmelo Peralta, no Paraguai. Com a construção, será possível unir o Centro-Oeste brasileiro e o porto fluvial de Concepción, na chamada Rota Bioceânica.
Para dar início às obras, foi criada uma comissão mista entre brasileiros e paraguaios.
No caso do Brasil, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai supervisionar a construção, que deverá ser custeada pelo governo do Paraguai. A data de início e a conclusão do projeto, assim como custo total, ainda será definido pela comissão.
Aprovado
O Congresso já havia aprovado em março o Decreto Legislativo (PDC nº 709/2017), que trata do acordo entre Brasil e Paraguai para a construção da ponte.
A construção da ponte internacional é um grande passo para integrar Mato Grosso do Sul e o Brasil com o Oceano Pacífico por um corredor RODOVIáRIO que liga a fronteira sudeste do Estado com os portos ao norte do Chile.
Em agosto do ano passado, uma caravana formada por empresários do setor de transporte e autoridades percorreu 6 mil km para ratificar a viabilidade da rota bioceânico, que passa também pelo Paraguai e Argentina.