No próximo dia 13 de novembro acontecerão as eleições do SETCESP para renovação da diretoria para o período 2019/2021, onde o presidente atual da entidade, Taygura Helou, foi aclamado por seus pares para disputar a reeleição.
Esse primeiro mandato, que se finda no dia 31 de dezembro, foi marcado por recordes em todos os sentidos. O número de associados mais que dobrou, em janeiro de 2016 eram 1365 e em setembro deste ano chegou a 2523. A quantidade de serviços foi ampliada exponencialmente; as negociações salariais trouxeram possibilidades de diminuição de custo com mão de obra, haja vista os bancos de horas celebrados e a possibilidade de se estender em até 4 horas extras a jornada dos motoristas.
As medidas judiciais reduziram custos dos associados e criação do Laboratório SETCESP de Inovação continua oferecendo produtos e equipamentos focados no TRC. Além de inovadores serviços que ajudam as empresas na gestão dos seus negócios, potencializando e alargando a rentabilidade das transportadoras associadas. Enfim, consolidou o SETCESP como entidade em defesa dos interesses coletivos do setor e prestadora de serviços.
Ajustando-se aos novos tempos da Reforma Trabalhista, some-se a tudo isso a criação do IPTC – Instituto Paulista do Transporte de Carga, que tem sido um importante parceiro na formulação de dados estatísticos, para embasar o SETCESP na relação com o Poder Público na defesa das bandeiras do setor. A produção de materiais para as transportadoras como o “Guia de Restrições de Circulação de Veículos de Carga na GRMSP” e o “Guia de Recebimento de Carga em Shopping Centers”, instrumentos que têm permitido às empresas serem mais produtivas no abastecimento das cidades.
Além disso, vem trabalhando incansavelmente no combate ao roubo de cargas, onde a entidade conseguiu a regulamentação da Lei nº 15.315 que cassa a inscrição estadual do estabelecimento que comercializa cargas roubadas, embora se reconheça que muito tem a se fazer. A luta pela padronização das regras de circulação dos caminhões na Grande São Paulo, bem como da padronização do VUC no que se conseguiu avançar para 7,20 metros de cumprimento. A participação ativa na Reforma Trabalhista, ajustando as regras da CLT para os novos tempos, entre tantas outras bandeiras estratégicas.
Para este segundo mandato as bandeiras da nova gestão serão:
Intensificar o combate ao roubo de cargas com suporte às empresas vítimas desse delito;
Criação de novas CAS – Central de Atendimento do SETCESP, como já ocorre na região de Jundiaí, aproximando os serviços do SETCESP de seus associados;
Medidas judiciais coletivas para reduzir cargas tributárias e a burocracia na gestão do mesmo;
Ampliar a quantidade e qualidade dos serviços da entidade, focando-os na melhoria da gestão das transportadoras;
Ampliação, profissionalização da estrutura geral do SETCESP;
Implementar o “Projeto SETCESP Digital”;T
ornar 100% das interações do SETCESP através de avançadas plataformas digitais;
Eventos focados nas necessidades atuais das transportadoras e do setor;
Ampliação do volume de cursos e treinamentos através das CAS e à distância (EAD);
Buscar maior harmonia e apoio incondicional das entidades laborais na parceria com o SETCESP nas Convenções Coletivas de Trabalho;
Dar continuidade aos trabalhos atuais desenvolvidos pela entidade, em especial na melhoria do abastecimento urbano;Criação da primeira câmara arbitral do SETCESP;
Não abriremos mãos dos pré-requisitos pétreos como:
• AUSTERIDADE;
• TRANSPARÊNCIA;
• PROFISSIONALISMO.
E tudo isso porque “transportadora associada ao SETCESP é transportadora mais rentável”, tema que vem norteando a atual gestão de Tayguara Helou neste primeiro mandato.