A manhã de sábado do XI Encontro Nacional da COMJOVEM começou com a palestra de Eduardo Moreira. Formado em engenharia civil de produção pela PUC Rio, Minor em economia pela University of California, San Diego e Roteirista pela New York Film Academy, Eduardo é autor de diversos livros e foi escolhido um dos três melhores economistas do Brasil. Além disso, fez parte do elenco do programa de rádio Jornal da Manhã, transmitido pela Jovem Pan, e foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II.
Essa condecoração chama a atenção. O que um brasileiro teria feito para ser reconhecido pela rainha da Inglaterra? Essa pergunta deve passar pela cabeça da maioria das pessoas quando toma conhecimento desse fato. E foi em torno desse tema que Eduardo conduziu sua palestra no Encontro da COMJOVEM.
Durante cerca de uma hora e meia, Eduardo contou como um tombo do cavalo o fez chegar onde está hoje: conhecido e reconhecido como uma pessoa que faz a diferença na vida das pessoas, levando conhecimento. Após sofrer esse acidente, o engenheiro que trabalhava no banco Pactual, decidiu fazer um curso com o maior especialista e domar cavalos.
Nesse curso, ele aprendeu muito mais do que a arte de se relacionar com cavalos. Ele entendeu que a humildade é a maior aliada de quem quer atingir objetivos, pois deixa a pessoa mais receptiva à mudanças e ensinamentos. E isso fez tanto sentido para ele que começou a disseminar sua experiência e conhecimento por todo o Brasil. E foi dessa forma que acabou sendo condecorado pela Rainha Elisabeth II.
Seguindo o raciocínio, Eduardo afirmou que não devemos almejar e sonhar com dinheiro, mas sim com aquilo que o dinheiro pode nos proporcionar. Ou seja, saber onde se quer chegar.
Em sua trajetória, Eduardo conta que teve que lidar diversas vezes com o “quase sucesso” e isso o fez evoluir e encontrar o verdadeiro “para que” de sua vida: disseminar conhecimento. Pois, segundo ele, ter conhecimento é o que há de mais importante para se evoluir.
Ao final, deixou sua mensagem aos jovens empresários. “Não se preocupe em ganhar dinheiro e sim gerar riqueza”. E na relação com o mercado, Eduardo foi enfático: “sejam mais empáticos do que simpáticos que os resultados virão naturalmente. Mostre para seus clientes, fornecedores, funcionários que você entende suas dores e compartilha delas. Assim a relação será muito mais próxima e forte”.