Foto: Divulgação/Blog do Caminhoneiro
O preço dos caminhões vendidos no Brasil subiu consideravelmente ao longo dos últimos dez anos, de acordo com a Tabela Fipe, que traz os preços médios dos veículos vendidos no Brasil, e é um dos principais parâmetros para as negociações.
Para se ter uma ideia de preços, um Volvo FH 540 Globetrotter 6×4 Euro 6 Zero Quilômetro, fabricado em 2023, está custando R$ 1,12 milhão em agosto de 2023.
O mesmo modelo, fabricado em 2013, ou seja, dez anos atrás, na versão Euro 5, valia R$ 436 mil. Isso quer dizer que o caminhão está o equivalente a 2,56 vezes mais caro atualmente.
O mesmo acontece com outras marcas. O Scania R 440 6×4 Euro 5 fabricado em 2013 era vendido por R$ 440 mil. Atualmente, o valor do R 460 6×4 Euro 6 é negociado na casa dos R$ 1,11 milhão. O valor subiu 254% em dez anos.
O leve Mercedes-Benz Accelo 815, em agosto de 2013 era vendido a R$ 123 mil. Atualmente, o sucessor direto do modelo, Accell 817, é negociado a R$ 372 mil.
Considerando o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV), o valor de R$ 436 mil de 2013 equivale a R$ 922,4 mil atualmente.
Em agosto de 2013, o Dólar era cotado a R$ 2,34. Levando em conta esse número, podemos dizer que um caminhão pesado novinho em agosto de 2013 valia cerca de US$ 186 mil. Atualmente, com o Dólar cotado a R$ 4,99, um caminhão custa R$ 224,4 mil, um aumento de 20%.
Claro que, ao longo de tantos anos, os caminhões evoluíram muito, recebendo mais tecnologia, como os sistemas de controle de emissões Euro 6, que encareceram bastante os produtos, além de passarem por várias modificações, alguns sendo modelos completamente novos em relação aqueles fabricados em 2013.
Ao longo dos anos, não só os caminhões, mas tudo o que nos rodeia tem preços mais altos. Custos de produção, cotação do dólar, inflação e outros fatores impactam diretamente o valor final ao consumidor. E dificilmente essa conta se reverte.
Mas não deixa de ser uma conta interessante de ser feita.