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Redução de Custos e Sustentabilidade

por | set 29, 2023 | Artigos, Núcleo Sul de Santa Catarina

Fonte: COMJOVEM Região Sul de SC
Chapéu: Artigos

O transporte de cargas desempenha um papel fundamental nas cadeias de suprimento globais, conectando empresas e consumidores em todo o mundo. A flexibilidade e a acessibilidade das estradas permitem a movimentação eficiente de mercadorias, garantindo o abastecimento de produtos essenciais em diversos setores. No entanto, a importância desse meio de transporte também traz consigo desafios significativos em termos de sustentabilidade. O setor é responsável por uma parcela significativa das emissões de carbono globais, devido ao uso predominante de combustíveis fósseis.1 A busca por soluções sustentáveis no transporte rodoviário é essencial para garantir que as cadeias de suprimento globais continuem a funcionar de forma eficiente, ao mesmo tempo em que minimizam seu impacto negativo no meio ambiente.

Os caminhões e veículos pesados movidos a combustíveis fósseis, como o diesel, são uma fonte significativa de emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global e as mudanças climáticas. Além disso, a construção e manutenção de estradas frequentemente levam à fragmentação de habitats naturais, ameaçando a biodiversidade e causando problemas como o escoamento de poluentes para corpos d’água. A mitigação desses impactos ambientais é uma preocupação crítica para a promoção da sustentabilidade no transporte.

As medidas de promoção da sustentabilidade no transporte passam por três abordagens: melhoria da eficiência energética, substituição da matriz energética e compensação no mercado de carbono. Na primeira temos o uso de ferramentas e tecnologias que aprimorem o uso dos recursos já existentes de forma mais eficiente, com redução de custos. Na segunda, os combustíveis fósseis, que hoje perfazem a vasta maioria dos recursos energéticos utilizados, passam a ser substituídos por fontes renováveis. Por último, o mercado de carbono oferece uma alternativa para mitigação do impacto que não puder ser evitado.

Infelizmente a transição para fontes renováveis ainda precisa avançar obstáculos que permitam a redução do custo e a produção em larga escala de veículos. O mercado de carbono, por sua vez, apesar de contar com iniciativas privadas de padronização, ainda carece de regulamentação legal, ficando sob a sombra do greenwashing.2 Resta, assim, o uso das ferramentas já existentes com o objetivo de melhorar a eficiência energética das operações de transporte.

O treinamento de motoristas para direção econômica desempenha um papel crucial na busca pela eficiência e sustentabilidade no transporte rodoviário. Os motoristas são instruídos a adotar práticas como aceleração suave, frenagem gradual, manutenção adequada dos veículos e a escolha de rotas mais eficientes. Além de contribuir para a economia de combustível, o treinamento em direção econômica também promove a segurança nas estradas, uma vez que motoristas treinados tendem a adotar comportamentos mais previsíveis e responsáveis. Portanto, investir em treinamento de motoristas para direção econômica não apenas beneficia as empresas de transporte em termos financeiros, mas também representa um passo importante em direção a um transporte rodoviário mais sustentável e seguro.

Além do treinamento, sistemas avançados, como o controle de cruzeiro adaptativo e o assistente de frenagem, ajudam os motoristas a manter velocidades consistentes e a evitar frenagens e acelerações bruscas, resultando em um uso mais eficiente do combustível. Além disso, sistemas de monitoramento de pressão dos pneus garantem que os veículos estejam sempre com os pneus adequadamente inflados, reduzindo o atrito e o consumo de combustível.

O uso estratégico de veículos com maior capacidade de carga representa uma ferramenta eficaz na busca por uma cadeia de suprimentos mais sustentável e na mitigação do impacto ambiental do transporte de mercadorias. Esses veículos, como bitrens e rodotrens, permitem transportar uma quantidade maior de mercadorias em uma única viagem, o que reduz a necessidade de múltiplos deslocamentos e, consequentemente, diminui as emissões associadas ao transporte.3 Além disso, a eficiência energética geralmente melhora quando se transporta uma maior quantidade de carga, já que o consumo de combustível por unidade de carga diminui. Isso não apenas contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, mas também resulta em custos operacionais mais baixos para as empresas de transporte.

A substituição de veículos mais antigos por modelos certificados com a norma EURO 6 é de extrema importância para melhorar a qualidade do ar e reduzir o impacto ambiental do transporte rodoviário. Os veículos certificados com a norma EURO 6 adotam tecnologias avançadas de controle de emissões, como sistemas de tratamento de gases de escape, filtros de partículas e catalisadores mais eficientes. Isso resulta em significativas reduções nas emissões de poluentes nocivos, como óxidos de nitrogênio (NOx) e partículas finas, que são prejudiciais à saúde humana e contribuem para a poluição do ar e as mudanças climáticas.
Na busca por um transporte rodoviário mais eficiente, sustentável e responsável, é inegável que a adoção de tecnologias avançadas, a promoção de práticas de direção econômica e a substituição de veículos por modelos mais modernos desempenham um papel fundamental. Além disso, todas as tecnologias e ferramentas mencionadas já estão disponíveis no mercado, e implicam em ganhos financeiros para as transportadoras com a redução dos custos operacionais.

Essas medidas não apenas ajudam a reduzir os custos para as empresas de transporte, mas também têm um impacto significativo na redução das emissões de gases poluentes, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e a mitigação das mudanças climáticas. Além disso, elas aumentam a segurança nas estradas e promovem um uso mais responsável dos recursos naturais. Portanto, à medida que continuamos a enfrentar desafios ambientais e logísticos no transporte de cargas, investir em tecnologias e práticas que priorizem a eficiência e a sustentabilidade é essencial para construir um futuro mais limpo, seguro e eficaz no setor.

1 BRITO, Débora. Efeito estufa: transporte responde por 25% das emissões globais. [S. l.], 11 dez. 2018. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-12/efeito-estufa-transporte- responde-por-25-das-emissoes-globais. Acesso em: 19 set. 2023.
2 JÚNIOR, Sergio Teixeira. Novo padrão tenta frear greenwashing com créditos de carbono. [S. l.],
28 jun. 2023. Disponível em: https://capitalreset.uol.com.br/carbono/novo-padrao-tenta-frear- greenwashing-com-creditos-de-carbono/. Acesso em: 18 set. 2023.
3 PIMENTA, Érico. Europa começa a testar bitrem e rodotrem em prol do meio ambiente. [S. l.], 30 mar. 2023. Disponível em: https://autopapo.uol.com.br/noticia/europa-bitrem/. Acesso em: 20 set. 2023.

Por: Guilherme Cesca Salvan – COMJOVEM Região Sul de SC