A utilização de instrumentos de trânsito internacional para a dinamização do corredor bioceânico
Convite
O Ministério de Relações Exteriores e a União Internacional dos Transportes Rodoviários (IRU) convidam para o seminário “A utilização de instrumentos de trânsito internacional para a dinamização do corredor bioceânico”
De 26 à 27 de outubro de 2023, Bioparque Pantanal, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.
*A IRU é uma entidade sediada em Genebra. Desde 1949, a IRU possui possui o mandato para administar o sistema TIR (sistema de trânsito internacional que facilita o transporte rodoviário internacional), através de uma parceria público-privada com a Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE), a qual é uma das cinco comissões regionais sob a jurisdição do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ONU).
Agenda
Dia 26.10.2023
8:30 – Credenciamento
9:15 – Abertura
9:45 – Apresentação da Rota Bioceânica no Estado de Mato Grosso do Sul – Palestrante: Ministro JOÃO CARLOS PARKINSON DE CASTRO
10:30 – O Corredor Rodoviário Bioceânico: Uma conexão de oportunidades – Palestrante: CÍCERO R. MELO FILHO – INFRA S.A
11:15 – TIR – Funcionamento e Benefícios – Palestrante: LUCAS LAGIER – IRU
12:00 – Almoço
13:30 – A utilização do TIR no Corredor Bioceânico – Palestrante: EDSON INTROVINI – RECEITA FEDERAL DO BRASIL
14:15 – Etapas para implementação do TIR no Brasil – Palestrantes: ANA LUIZA TALIBERTI – IRU
15:00 – Procedimento para obtenção de certificação para transportes internacionais – Palestrante: REPRESENTANTE DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES DO BRASIL (ANTT)
15:45 – Abertura para perguntas e respostas
16:15 – Coquetel
17:30 – Encerramento do primeiro dia
Dia 27.10.2023
9:30 – Mesa Redonda – Como melhorar a eficiência do corredor Bioceânico no trânsito internacional – Palestrantes: REPRESENTANTES DO SETOR PRIVADO DA ARGENTINA, BRASIL, CHILE, PARAGUAI E URUGUAI
11:00 – Abertura para perguntas e respostas
11:30 – Encerramento do segundo dia
Mais informações estão disponíveis na página do evento