O Brasil é conhecido por sua vasta extensão territorial e possui uma forte dependência do transporte RODOVIáRIO de cargas. Enfrentamos desafios significativos na redução das emissões de carbono e na transição para uma matriz energética mais limpa e sustentável. Neste contexto, as energias renováveis desempenham um papel cada vez mais importante no setor do transporte rodoviário de mercadorias do país e oferecem soluções promissoras para mitigar os impactos ambientais e reduzir a dependência dos combustíveis fósseis. O conhecimento das fontes de energias renováveis é fundamental para impulsionar a implantação de projetos nessa área, na medida em que a análise de viabilidade, escolha de tecnologias apropriadas, o acesso a incentivos e subsídios e o estabelecimento de parcerias estratégicas, depende do contexto operacional específico de cada companhia.
Desempenhando um papel vital na economia brasileira, o Transporte Rodoviário de Cargas movimenta mercadorias de um canto a outro do país, e atualmente é altamente dependente de combustíveis fósseis, como o diesel, o que contribi significativamente para as emissões de gases de efeito estufa e para a poluição atmosférica. É aqui que a energia renovável entra em jogo.Um dos sucessos mais notáveis no Brasil é o uso de biocombustíveis como o biodiesel. O país é um dos maiores produtores de biodiesel do mundo, obtido principalmente a partir do óleo de soja. O Biodiesel pode ser utilizado em caminhões convencionais movidos a Diesel, sem grandes modificações. Muitas empresas de transporte já adotaram o biodiesel como alternativa ao diesel convencional, reduzindo as emissões de CO2 e contribuindo para a economia local.
A eletrificação de frotas de veículos rodoviários de carga está ganhando impulso. As empresas têm investido em caminhões elétricos que utilizam eletricidade produzida a partir de fontes renováveis. Essa tecnologia tem se aprimorado a cada dia, disponibilizando novos recursos que otimizam a renovação energética, como a regeneração, armazenamento e recarga por energia solar. À medida que a infraestrutura de carregamento se expande, espera-se que esta tendência assuma um papel cada vez mais importante na redução da dependência de combustíveis fósseis.Uma nova alternativa tem se destacado também: A produção de hidrogênio verde. Obtido pela eletrólise da água utilizando energia renovável, tem potencial para se tornar uma fonte de energia limpa para o transporte rodoviário de cargas. Algumas iniciativas já exploram esta tecnologia, apesar de ainda pouco desenvolvida.Além das opções já citadas, o Brasil é abençoado com altos níveis de radiação solar, criando oportunidades para integrar a energia solar em operações de transporte rodoviário e marítimo. Painéis solares instalados em veículos e infraestruturas de transporte podem fornecer energia para sistemas auxiliares e carregamento de baterias. Algumas iniciativas já se destacam com protagonismo nessa jornada em busca de alternativas sustentáveis e na redução de emissões de CO2.
A Ambev, uma das maiores empresas de bebidas do Brasil, investiu em uma frota elétrica para transporte de cargas em parceria com as montadoras Volkswagen Caminhões e Ônibus, JAC Motors e FNM/Agrale. Essa iniciativa resultou na entrega de cervejas e refrigerantes em caminhões elétricos movidos a energia limpa em São Paulo e outras localidades, reduzindo significativamente as emissões de CO2. Algumas transportadoras também são exemplos de empresa de logística que introduziram o biodiesel em sua frota de veículos, reduzindo as emissões de carbono e contribuindo para a produção agrícola nacional, uma vez que o biodiesel é produzido a partir de matérias-primas agrícolas.
Iniciativas como instalação de painéis solares em caminhões, auxiliando na alimentação de sistemas auxiliares dos veículos, como ar-condicionado, já são cada vez mais vistas nas estradas brasileiras, reduzindo o consumo de combustível através da tecnologia da energia solar.Universidades e instituições de pesquisa no Brasil estão trabalhando em projetos para desenvolver tecnologias de frete rodoviário mais sustentáveis, incluindo pesquisas em biocombustíveis avançados e novas tecnologias de propulsão.Embora tenha havido avanços significativos no uso de energias renováveis no transporte rodoviário de cargas no Brasil, ainda existem desafios que precisam ser superados. Estes incluem a necessidade de infraestruturas de carregamento mais amplas, os elevados investimentos na aquisição de veículos elétricos e a garantia de um fornecimento confiável de biocombustíveis sustentáveis. A autonomia dos veículos elétricos ainda é uma preocupação, que restringe as possibilidades. Embora a tecnologia esteja avançando, muitos veículos elétricos ainda têm menor alcance do que os veículos a combustão.
Além disso, é essencial que a indústria continue a apoiar políticas públicas favoráveis, como incentivos fiscais e regulamentações, que apoiem a adoção de tecnologias limpas. Políticas governamentais favoráveis, subsídios e incentivos fiscais são muitas vezes necessários. A partilha de boas práticas entre empresas de transportes e o trabalho com parceiros estratégicos, como os fornecedores de energias renováveis, também são essenciais, contribuindo para a evolução do conhecimento, treinamento e educação de motoristas e equipes técnicas para operar e manter veículos e sistemas renováveis de maneira eficiente e segura. Superar esses desafios requer esforços coordenados entre governos, indústria, instituições acadêmicas e outros stakeholders. À medida que as tecnologias avançam e a conscientização sobre a importância da sustentabilidade cresce, é esperado que muitos desses desafios sejam menos relevantes ao longo do tempo.Em suma, o Brasil tem um potencial significativo para liderar a transição para um transporte rodoviário de carga mais sustentável e energeticamente eficiente. Ao adotar estrategicamente energias renováveis e implementar soluções inovadoras, a indústria pode ajudar a reduzir as emissões de carbono, ao mesmo tempo que promove economia e a sustentabilidade. Estes esforços podem inspirar outros países e indústrias a seguirem o exemplo rumo a um futuro mais verde e limpo.
Por: Alexandre Denzin – COMJOVEM Espírito Santo