Amanhã, quinta-feira dia 26 e sexta-feira, dia 27 de outubro, acontece em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul o seminário “A utilização de instrumentos de trânsito internacional para a dinamização do corredor bioceânico”, que tem como objetivo passar informações relevantes sobre o desenvolvimento do segmento internacional de cargas e dar mais detalhes sobre as oportunidades da Rota Bioceânica. O evento é organizado pela IRU e o Ministério das Relações Exteriores com o apoio da NTC&Logística. As inscrições vão até hoje.
No evento, será passado também informações sobre o Convênio TIR (sistema de trânsito internacional que facilita o transporte RODOVIáRIO internacional) , onde a IRU (União Internacional dos Transportadores) que é uma entidade sediada em Genebra, que possui o mandato para administrar o sistema TIR, através de uma parceria público-privada com a Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE), a qual é uma das cinco comissões regionais sob a jurisdição do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ONU).
A NTC&Logística por sua vez, é a única associação de transporte de cargas do Brasil a fazer parte da IRU, mantendo representação da entidade desde 1970 e juntos buscam soluções para o desenvolvimento do transporte de cargas nos países da América Latina.
De acordo com o presidente, Francisco Pelucio, “A IRU desempenha um papel importante na construção de políticas para o desenvolvimento do transporte de cargas em todo o mundo. Estamos felizes em apoiar este seminário aqui no Brasil, temos certeza que as informações sobre o convênio TIR e as possibilidades da Rota Bioceânica ajudaram na eficiência do setor”.
O vice-presidente de transporte internacional, Danilo Guedes, que será responsável por discutir o assunto junto com convidados de toda a América Latina no seminário, ressalta: “Temos trabalhado em soluções que facilitem o trânsito internacional de cargas, fazendo com que alternativas de crescimento de oportunidades para a nossa atividade esteja no nosso foco. O seminário em conjunto com a IRU em Campo Grande será de grande importância para que as autoridades do Brasil, empresários e entidades possam conhecer mais sobre o TIR e as oportunidades da Rota Bioceânica para o nosso segmento e para o País”.
Confira a programação preliminar do evento
Dia 26.10.2023
8:30 – Credenciamento
9:15 – Abertura
9:45 – Corredor Bioceânico – Palestrante: Ministro João Carlos Parkinson De Castro
10:30 – Apresentação da Rota Bioceânica no Estado de Mato Grosso do Sul – Palestrante: Cícero R. Melo Filho – Infra S.A.
11:15 – TIR – Funcionamento e Benefícios – Palestrante: Lucas Lagier – IRU
12:00 – Almoço
13:30 – A utilização do TIR no Corredor Bioceânico – Palestrante: Edson Introvini – Receita Federal Do Brasil
14:15 – Etapas para implementação do TIR no Brasil – Palestrantes: Ana Luiza Taliberti – IRU
15:00 – Procedimento para obtenção de certificação para transportes internacionais – Palestrante: Érica Correia De Almeida – Agência Nacional De Transportes Terrestres Do Brasil (ANTT)
15:45 – Abertura para perguntas e respostas
16:15 – Coquetel
17:30 – Encerramento do primeiro dia
Dia 27.10.2023
9:30 – Mesa Redonda – Como melhorar a eficiência do corredor Bioceânico no trânsito internacional –
Participantes: Edson Introvini – Receita Federal Do Brasil, Érica Correia De Almeida – Agência Nacional De Transportes Terrestres Do Brasil (ANTT), Danilo Guedes – NTC&Logística, Guillermo Werner – FADEAAC
11:00 – Abertura para perguntas e respostas
11:30 – Encerramento do segundo dia
Faça já sua inscrição aqui: https://www.portalntc.org.br/eventos/a-utilizacao-de-instrumentos-de-transito-internacional-para-a-dinamizacao-do-corredor-bioceanico/