Confederação apresentou as dificuldades dos transportadores na transição energética e as iniciativas do SEST SENAT de capacitação profissional nas novas tecnologias
A CNT (Confederação Nacional do Transporte) recebeu, nessa terça-feira (23), representantes da Subsecretaria de Acompanhamento Econômico e Regulação do Ministério da Fazenda para discutir as perspectivas do setor sobre eletrificação de frota e infraestrutura.
A subsecretária de Acompanhamento Econômico e Regulação da pasta, Ana Patrizia Gonçalves, destacou os debates que estão ocorrendo no Ministério da Fazenda relacionados ao tema, principalmente em relação ao transporte coletivo urbano. Ela pontuou que, para a população, a transição ecológica nos centros metropolitanos está ligada à eletrificação dos ônibus.
A pasta, porém, reconhece que a adoção dessa tecnologia poderia trazer uma série de mudanças, no atual modelo de transporte, ligadas a aspectos regulatórios, contratuais, tributários, financeiros e técnico-operacionais. Por isso, ficou interessada em saber qual é a visão do setor sobre o tema e as tendências de adaptabilidade para as novas tecnologias.
O diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, fez uma exposição sobre o cenário do transporte nos municípios e as dificuldades enfrentadas pelos transportadores na transição energética, sobretudo em relação ao biodiesel. Também colocou o setor à disposição para contribuir com o desenvolvimento da pauta, possibilitando que as empresas de transporte coletivo urbano interajam com o Ministério da Fazenda a fim de demonstrar as tendências vistas nos grandes centros.
Sobre capacitação profissional para operação de frota elétrica, a gerente executiva de Desenvolvimento Profissional do SEST SENAT, Alcione Mazur, apresentou as iniciativas do Sistema Transporte para capacitar os profissionais do setor nas novas tecnologias. Ela afirmou que o SEST SENAT conta com um curso, em fase piloto, de capacitação profissional para motoristas de ônibus elétricos e, posteriormente, implementará uma capacitação para mecânicos. A iniciativa do SEST SENAT é uma preparação para as novas tecnologias que compõem a realidade de grandes centros urbanos.
Por parte da CNT, também participaram da reunião os assessores de Relações com o Poder Executivo Maria Carolina Noronha e Jason Luz. Acompanharam a subsecretária de Acompanhamento Econômico e Regulação o coordenador-geral de Transporte e Saneamento, Mauro Sanjada, e os assessores Alfredo Carvalho e Ayuni Sena.