Começaram, nesta sexta-feira (24/5), as obras de duplicação da Rodovia dos Imigrantes (BR-070), trecho concedido, fiscalizado e regulado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) à Nova Rota do Oeste. A rodovia contorna as cidades de Cuiabá e Várzea Grande e é um dos pontos mais esperados do programa de concessões do Estado do Mato Grosso.
O evento de lançamento aconteceu às 16 horas no Posto Siga Bem (km 515, em Várzea Grande). Com um investimento previsto de R$ 600 milhões, a obra abrange a duplicação de 28,1 quilômetros da rodovia, a recuperação da pista antiga, a construção de cinco viadutos, pistas marginais, retornos em nível, acesso estruturado à comunidade de Bonsucesso e a duplicação da ponte sobre o Rio Cuiabá.
A cerimônia de assinatura da ordem de serviço do Lote I e autorização para contratação da empresa do Lote II contará com a presença da ANTT; do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes; do presidente do Conselho de Administração da Concessionária, Cidinho Santos, e representantes da comunidade local. Essa é a terceira frente de duplicação desde que o Governo de Mato Grosso, por meio da MT Par, assumiu a Nova Rota do Oeste, seguindo o cronograma de prioridades do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a ANTT.
A duplicação terá duas frentes de trabalho independentes:
Lote I: Cuiabá a Várzea Grande
No Lote I, será dada a ordem de serviço de R$ 302 milhões para um trecho de 16,3 quilômetros entre o km 495,9 (Cuiabá) e o km 512,2 (Várzea Grande), incluindo a ponte sobre o Rio Cuiabá. O prazo para conclusão deste trecho é de 18 meses.
Lote II: Segmento urbano de Várzea Grande
No Lote II, que compreende do km 512,2 ao km 524 da BR-070, no Trevo do Lagarto, a autorização para contratação da empresa construtora será formalizada hoje, com expectativa de conclusão do processo no segundo semestre. Este lote, orçado em R$ 298 milhões, demandou mais tempo de discussão devido à complexidade do segmento urbano de Várzea Grande.
Soluções de engenharia e infraestrutura
O projeto inclui soluções significativas para pontos críticos, como a transposição centro-bairro nas regiões de São Mateus (Avenida Filinto Muller), Capão Grande e Praia Grande. Também serão implementadas melhorias no entroncamento de acesso a Santo Antônio do Leverger e ao tradicional distrito de Bonsucesso. Adicionalmente, 5,5 quilômetros de vias marginais serão construídos para facilitar o comércio e os serviços na travessia urbana de Várzea Grande.