Flat Preloader Icon

SITRAN celebra 28 anos em defesa do setor de transporte rodoviário de cargas

por | jul 2, 2024 | Notícias, Outros

Fonte: G1
G1
Chapéu: Associado da NTC&Logística

Entidade localizada em Chapecó promove desenvolvimento setorial, oferece capacitações e articula demandas solicitadas pelos empresários

Com uma economia pujante e em pleno crescimento, a expansão de Santa Catarina requer maior produção em áreas chave e escoamento ágil e eficiente para diferentes mercados, dentro e fora do país. A busca por uma infraestrutura de qualidade e regramento que beneficie quem se dedica para que o estado possa se tornar mais próspero tem um forte aliado há quase três décadas.

Estratégias que visem maior eficiência nas operações elevam a competitividade das empresas, fomentam novos negócios, empregos e proporcionam mecanismos para o desenvolvimento econômico regional. A promoção do desenvolvimento setorial, representação de interesses de empresas frente a governos e órgãos reguladores, facilitação de colaboração e parcerias, oferecimento de programas de capacitação para equipes qualificadas e fomento à inovação e tecnologia estão entre os papéis cruciais para entidades com esta finalidade.

Desta forma, o Sindicato das Empresas de Transporte e Logística de Chapecó (Sitran) celebra 28 anos com atuação direcionada à melhoria do setor, no âmbito regional e no estado catarinense. Presente em 27 municípios, com ações na defesa do setor de transporte de cargas, a entidade ganha destaque na tomada de decisão local e nacional.

Envolver e desenvolver o setor de transporte e logística catarinense

A instituição sem fins lucrativos foi fundada em 1995 com o objetivo de fortalecer as empresas do setor, assim como seus interesses econômicos, sociais e jurídicos, com trabalho em parceria com federações, incluindo a Federação das Empresas de Transporte do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), associações e sindicatos, lideranças sociais e políticas.

Entre os destaques, segundo Ivalberto Tozzo, presidente do SITRAN, está o posicionamento junto ao Congresso Nacional, ao Judiciário e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), levando pautas importantes para políticas públicas direcionadas ao TRC e indicando qual a visão dos representantes desse setor que ajuda a impulsionar a economia catarinense.

O principal objetivo da entidade é prestar serviços que promovam a perenidade do negócio de transportadores e contribua para o desenvolvimento do transporte de cargas no estado, tendo em vista a importância dessa atividade na região Oeste. Proporcionalmente, o Oeste catarinense é uma das maiores compradoras de caminhões do país, com companhias que atuam no mercado nacional e no transporte internacional.

Assim, por meio do associativismo, a entidade presta serviços e oferece soluções para que os desafios sejam enfrentados de forma conjunta, com articulação e proposições que mirem a sustentabilidade do setor de transporte.

Com a celebração de quase três décadas, o presidente da entidade elenca uma série de conquistas, como a visão empreendedora e a grande representatividade da classe. Além das ações frente a entidades públicas, a entidade marca presença em eventos de renome nacional, que trazem as principais inovações do segmento e promovem networking e troca de experiências, como a Feira do Transporte e Logística (Fetranslog), que movimentou, no ano passado, em torno de R$ 3 bi em negócios, sendo somente a segunda edição.

Benefícios direcionados aos associados

Apresentar as pautas das empresas do setor é missão necessária, mas a entidade também proporciona uma série de benefícios a seus associados.

Entre os benefícios voltados às empresas de transporte rodoviário, estão o oferecimento de convênios com médicos, dentistas, laboratórios, seguros, instituições financeiras; a oferta de soluções integradas de saúde, qualidade de vida e educação do SEST (Serviço Social do Transporte) SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), com descontos especiais em especialização em transporte, treinamentos e capacitações, consultorias especializadas, workshops, seminários e palestras. O desenvolvimento profissional constante é a melhor maneira de manter colaboradores treinados, garantindo maior eficiência em todos os processos.

“Cuidamos de nossos associados, reconhecendo sua fundamental importância – destaca o presidente, que cita ainda como funções da entidade ações coletivas em tribunais do trabalho, a defesa e recursos de multas administrativas de trânsito, cadastro RNTRC para revalidação, inclusão e exclusão de placas e suporte legal para questões jurídicas”.

O aprimoramento e expansão da estrutura física da sede da entidade, de acordo com a necessidade de seus associados, é uma das metas elencadas pela entidade.

Além disso, a entidade escolhe, todos os anos, um empresário destaque, visando valorizar cases de sucesso e fomentar a capacitação e uso de inovação e tecnologias pelas empresas neste segmento.