Em agosto de 2018 o SINDIPESA enviou Ofício ao DER/SP solicitando que o órgão estadual adotasse a tabela de dimensionamento de escoltas para cargas pesadas e excepcionais do DNIT. Não foi uma solicitação solta, mas embasada na 20ª Pesquisa Rodoviária da CNT – Confederação Nacional dos Transportes. Além disso, o estado de São Paulo tem há vários anos as melhores rodovias do país, em traçado geométrico, sinalização horizontal e vertical, pavimentação e tantos outros itens que conferem segurança aos usuários. Então por que a tabela do DER/SP era tão mais exigente que a do DNIT? Estaria o Departamento de Infraestrutura de Transportes negligenciando? A resposta todos sabem que é não.
Em outubro recebemos resposta ao nosso Ofício informando que não haveria alteração.
Neste ano, em reuniões com o Senhor Secretário de Logística e Transportes Eng. João Octaviano Machado Neto e com o Senhor Superintendente do Departamento de Estradas de Rodagens Eng. Paulo César Tagliavini, voltamos ao assunto e em 14 de setembro último foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria SUP/DER/111-22/09/2019 que altera o Anexo II da Portaria SUP/DER-064-21/12/2016.
Veja a Portaria SUP/DER/111-12/09/2019 e a nova tabela de dimensionamento de escolta implantada para as rodovias estaduais de São Paulo.
Continuamos acreditando que a adoção das tabelas de dimensionamento de escolta do DNIT é totalmente viável e segura para as rodovias paulistas e, ainda, devido à indiscutível superioridade de qualidade das rodovias paulistas há espaço para avançarmos além dela.