Na última sexta-feira (19), Danilo Guedes, vice-presidente de Relações Internacionais da NTC&Logística, participou de uma reunião virtual com autoridades brasileiras da ANTT para discutir a proposta do Peru de aumentar os ‘Cupos’ (cotas) de habilitação para o transporte de cargas entre os dois países.
Atualmente, conforme a reunião bilateral de março, o limite de carga é de 75 mil toneladas. A nova proposta peruana visa elevar esse limite para 120 mil toneladas, um aumento de 45 mil toneladas, que poderia agilizar o processo de habilitação das transportadoras que aguardam na fila para operar na rota Brasil-Peru. O sistema de cotas estabelece um limite máximo em toneladas para a frota habilitada, e qualquer aumento deve ser acompanhado de medidas bilaterais que incentivem o comércio entre as nações.
“Essa limitação nos preocupa, por ferir o princípio da reciprocidade e do livre mercado, criando barreiras e restringindo a quantidade de caminhões a serem ofertados aos clientes. Se for necessário, oficiaremos o Ministério de Relações Exteriores e a embaixada”, salientou Danilo Guedes na reunião.
Uma nova reunião virtual está marcada para 7 de agosto, com o objetivo de resolver as pendências e definir a data para uma reunião bilateral presencial no Brasil.