A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) realizou a apresentação, na última quarta-feira (14/08), do Sistema de Gerência dos Pavimentos – SGP e a metodologia Intelligent Pavement Assessment Vehicle – iPAVe, uma inovação na avaliação estrutural e funcional de pavimentos, que classificará as rodovias estaduais pavimentadas de Goiás, contemplando mais de 12 mil quilômetros.
O evento teve o intuito de introduzir o SGP, destacando a aplicação no Estado de Goiás, experiências em âmbito federal e a utilização da nova tecnologia de leitura deflectométrica e de condições funcionais e estruturais do pavimento de forma dinâmica (na velocidade da via), Traffic Speed Deflectometer – TSD. Além disso, os participantes prosseguiram até o veículo que realiza os levantamentos para entender o funcionamento.
O iPAVe, utilizado em diferentes países, é capaz de produzir informações em pleno movimento, o que permite o acompanhamento das condições estruturais e funcionais dos pavimentos. Com esse trabalho, somado às demais ferramentas e equipamentos utilizados para o SGP, a Goinfra poderá ampliar as políticas públicas em infraestrutura, com estratégias baseadas em informações consolidadas, que refletem na avaliação, classificação e manutenção da malha.
Conforme expõe o presidente da Goinfra, Santos Filho, a ferramenta, que já está em uso, auxiliará as equipes técnicas a determinar a qualidade atual das vias, contribuindo com o planejamento e projetos de restauração e melhorias funcionais em Goiás.
“Com essa, entre outras ferramentas, podemos realizar estudos cada vez mais assertivos, que indicarão quais rodovias precisam de intervenção, o tipo de obras a serem realizadas, informações que auxiliarão nos projetos e na economicidade. É mais um recurso que temos à disposição para realizar uma melhor gestão rodoviária e dos recursos públicos”, pontua Santos Filho.
Investimentos assertivos podem resultar em mais economia
Segundo o fundador da Dynatest, Ernesto Simões, que auxilia a Goinfra na gestão dos dados extraídos pelo iPAVe, já foi possível escanear 70% das rodovias de Goiás em 2024. A estimativa é de que, até o fim do ano, toda a malha tenha sido levantada neste primeiro ciclo.
“São leituras precisas, que ajudam gestores na tomada de decisão e que trazem benefício direto à sociedade. Com os dados já extraídos, por exemplo, foi possível fazer um cálculo referencial de que R$ 2,4 bilhões em investimentos resultarão em mais de R$ 6 bilhões de economia em quatro anos. Este é um benefício operacional que vem da redução de custo com transporte, tempo, consumo e manutenção de veículos”.
Como funciona o iPAVe?
Conforme expõe a representante da ARRB Systems Laís Araújo, o iPAVe é o primeiro sistema do mundo a integrar o levantamento funcional e estrutural de pavimentos analisados operando na velocidade da via, cerca de 80 quilômetros por hora. Já são mais de 500 mil quilômetros mapeados mundialmente, com média mensal de escaneamento de 6 mil quilômetros.
O equipamento é composto por uma série de lasers dopplers que fazem análise da velocidade de resposta do pavimento. Com isso, é possível calcular deflexões, ou seja, deformações no pavimento, bem como a vida útil da pista.
“Já na parte funcional, o perfilador a laser mede irregularidades, textura, geometria da via. Para completar, a carreta é equipada com câmeras para produzir imagens em 360 graus dos percursos. Com tudo isso, podemos perceber problemas superficiais e profundos para compor um mapeamento amplo e detalhado para subsidiar investimentos cada vez mais assertivos”, reforça.