As obras de restauração da malha começaram na primeira quinzena de maio deste ano e cobrem aproximadamente 800 quilômetros com recursos captados pelo Governo do Estado
Garantir um melhor trânsito de pessoas e cargas, com mais conforto e segurança, é um compromisso do Governo do Estado, que neste momento investe pesado na reconstrução de rodovias em todas as regiões do RN.
São investimentos de aproximadamente R$ 428 milhões por meio do Programa de Restauração de Rodovias Estaduais.
Além dos trechos em obras, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN) iniciará, até o fim deste mês, os serviços na Estrada de Pipa (RN-003) e a RN-086, entre Parelhas-Equador e divisa com a Paraíba.
Os serviços, em alguns dos 33 trechos, contemplam a substituição total de todas as camadas da rodovia e, por isso, uma intervenção mais demorada, porque refaz toda a base.
Boa parte da malha rodoviária de competência do Governo do Estado existe há mais de 40 anos, e algumas delas jamais havia passado por restauração além do chamado “tapa buracos”.
As obras de restauração da malha começaram na primeira quinzena de maio deste ano. São aproximadamente 800 quilômetros de rodovias com recursos captados pelo Governo do Rio Grande do Norte.
Mas está nos planos a realização de obras em outros trechos não inseridos nesta primeira fase do Programa de Restauração de Rodovias Estaduais.
Os critérios usados para definição dessa primeira etapa levam em conta aspectos como estado de conservação geral da rodovia, volume de tráfego e importância do trecho para o escoamento de cargas de atividades econômicas estratégicas para o Rio Grande do Norte.
Além da “Estrada de Pipa” e a RN-086 (Parelhas-Equadro-Divisa com Paraíba), previstas para iniciar este mês, está na agulha para o início imediato a restauração da RN-041 (Santana do Matos), que esta semana começa a receber a etapa de limpeza e preparação para os serviços de substituição de trechos do asfalto.
Há pouco mais de duas semanas, é bom lembrar, começaram as obras no trecho de 11 quilômetros da RN-177, que vai da cidade de Rodolfo Fernandes ao entroncamento da BR-405.
Já na rodovia RN-079, do entroncamento da BR-405 até a divisa com a Paraíba, passando por Marcelino Vieira e Alexandria, as obras estão a todo vapor.
Com investimentos de mais de R$ 5 milhões, o trecho da RN-177 receberá recapeamento em toda a extensão, além de reconstrução de piso nas áreas mais críticas, e sinalização horizontal e vertical.
“Esta rodovia interliga o Rio Grande do Norte com o nosso vizinho Estado do Ceará e estava em condições muito desfavoráveis para cumprir este papel de via de escoamento da economia entre os dois estados”, afirma o secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho.
Ele lembra que a região de Rodolfo Fernandes tem uma indústria têxtil muito ativa, sem contar com a cajucultura, muito dinâmica naquele setor, “e todos ganharão com estes serviços” – acrescenta.
Que o diga o agricultor Abimael Ferreira. Para ele, a obra chega em muito boa hora. “Esta é uma rodovia muito importante não só para Rodolfo Fernandes, mas também para toda esta região. Eu nem lembro quando foi que ela passou por um trabalho desta natureza, e estava muito ruim, principalmente depois das chuvas deste ano e do grande tráfego de caminhões pesados na região. Foi muito importante o governo ter priorizado os serviços desta rodovia aqui para nós”.
No Agreste
A rodovia RN-120, entre São Paulo do Potengi e o entroncamento com a BR-304, é um dos primeiros a ser concluído. O deslocamento, agora, pode ser feito em 20 minutos com segurança e conforto. Concluída a fase de substituição do asfalto, a empresa responsável pelo serviço aguarda a cura do material para iniciar a sinalização horizontal e vertical.
Na RN-203, que vai de São Paulo do Potengi a São Tomé, estão sendo feitos o serviço de fresagem, que é a retirada do asfalto antigo para reciclagem, e a reconstrução dos trechos críticos.
Na RN-093, um terço do serviço já foi realizado. E, para setembro, está previsto o início da restauração dos 27 quilômetros da RN-092, de Japi ao entroncamento da BR-226.
Secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho lembra ainda que o Governo do Rio Grande do Norte entregará as rodovias totalmente restauradas, com reconstrução de pontos críticos, pavimentação com um tipo de asfalto que dá maior vida útil ao piso e sinalização.
O trecho pavimentado da RN-120 conecta o Potengi à principal rodovia federal do Rio Grande do Norte e está no topo de importância da logística de escoamento da produção agrícola, do fortalecimento da atividade comercial e da expansão da fronteira energética do estado.
Para se ter uma ideia da importância econômica da região, no entorno das rodovias que estão sendo restauradas no Agreste, estão em operação oito parques eólicos e um em fase de instalação. Na região, há uma forte atividade turística, agricultura diversificada e pecuária de corte.
Obras de mobilidade urbana são retomadas na ZN de Natal
O governo do Rio Grande do Norte retomou, na última semana, as obras de mobilidade urbana na Zona Norte de Natal. Os serviços acontecem na Avenida Moema Tinoco, um dos principais corredores de acesso ao litoral norte potiguar.
Neste primeiro momento, o trabalho é realizado no trecho que vai do entroncamento com a RN-404, conhecida como Estrada de Genipabu, até o entroncamento com a Avenida Tocantínea, onde trabalhadores estão finalizando a instalação de uma rotatória, como explica Natécia Nunes, diretora do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER-RN).
“Retomamos, agora, as obras. Já fizemos o asfalto na parte da rotatória para podermos desviar o trânsito e possibilitar que a Caern conclua a drenagem e, em seguida, terminaremos o serviço”, destaca Natécia Nunes.
As obras seguem um fluxo de trabalho com serviços distintos, que dependem uns dos outros para chegar à conclusão, e estão sendo realizados concomitantemente.
“Neste momento, estamos fazendo a desapropriação dos imóveis para que possamos avançar na ampliação da Avenida Moema Tinoco”, completa Natécia Nunes.
Gustavo Coelho, secretário estadual da Infraestrutura (SIN), comenta a retomada e o avanço dessas obras que prometem mudar a realidade da localidade.
“Essas obras permitirão a mobilidade urbana de toda uma região, que é muito importante para Natal. E neste momento, concluídas as etapas correspondentes às desapropriações, indenizações e interseções com outros serviços como Caern e Cosern, estamos de fato fazendo a pavimentação dessa rodovia para que, nos próximos dias, tenhamos a liberação dessas áreas para o tráfego”, diz o secretário estadual da Infraestrutura do Rio Grande do Norte.
O serviço que está sendo realizado representa a esperança de uma cidade com melhor mobilidade, beneficiando diretamente cerca de 600 mil pessoas que vivem na Zona Norte de Natal ou em cidades adjacentes e utilizam a via como ligação diariamente. Além disso, há um potencial impulso ao turismo, principal atividade econômica do estado, uma vez que a avenida é um dos principais corredores que partem da capital e levam às atrações turísticas do Litoral Norte potiguar.
Valdécia Luciano, comerciante que trabalha na Avenida Moema Tinoco, concorda. Há três anos, convive com o dia a dia da obra, conhece os problemas existentes no local e espera que sejam superados com a conclusão do serviço.
“A gente espera bastante que isso traga uma melhoria, que seja benéfico para a comunidade e para o bairro, porque é uma avenida importante, que realmente precisa estar com o espaço livre. Estamos esperando que realmente melhore 100%”, diz Valdécia.