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‘A infraestrutura sobe de escada, enquanto a produção, de elevador’: fórum debate logística do agro

por | ago 29, 2024 | Notícias, Outros

Fonte: Globo Rural (28/08/2024)
Divulgação
Chapéu: INFRAESTRUTURA

Agronegócio precisa de previsibilidade na logística, afirmam especialistas no Fórum Caminhos da Safra

Depois de percorrer milhares de quilômetros por diversos Estados do Brasil nos últimos meses, o projeto Caminhos da Safra – iniciativa da Globo Rural/Valor Econômico – promoveu um encontro, nesta quarta-feira (28/8), em Brasília, para debater os principais desafios e alternativas para aumentar a eficiência no transporte da produção brasileira.

Os participantes do painel “Do campo ao porto, os novos caminhos da safra” destacaram que os investimentos em infraestrutura não acompanham o mesmo ritmo de crescimento da produção. “A nossa infraestrutura sobe de escada, enquanto a nossa produção sobe de elevador”, resumiu o coordenador da EsalqLog/USP, Thiago Péra.

Sem planejamento para escoamento, capacidade de armazenagem e transporte ainda dependente do modal , o agro brasileiro sofre com permanentes oscilações, tem custos aumentados e trava a sua competitividade internacional. A necessidade de previsibilidade foi unânime entre os debatedores. “O setor precisa de previsibilidade. No Brasil, nada pode dar errado, porque, se acontece alguma coisa que interfira, o agro fica na mão”, declarou a assessora técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Elisângela Pereira Lopes.

Segundo o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale Rodrigues, o orçamento para obras em rodovias, portos, ferrovias e hidrovias foi ampliado. Além disso, o Governo pretende incentivar concessões e parcerias público-privadas, além de aprimorar o marco regulatório, dentro do Plano Nacional de Logística.“Temos um plano logístico de longo prazo. Vamos identificar os gargalos, fazer investimentos públicos e contratos de concessão flexíveis para ir se moldando e atender melhor a produção rural”, afirmou.

A diversificação de rotas logísticas e a intermodalidade foram aspectos destacados pelo presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini. Das 174 milhões de toneladas embarcadas no porto paulista no ano passado, 54% foram do agronegócio.

Conforme Pomini, foi criado um plano de investimentos para o porto de Santos, que receberá R$ 12 bilhões nos próximos cinco anos. Serão realizadas melhorias nos acessos e no aprofundamento do canal.“O Brasil precisa priorizar os investimentos em logística, assim como fizeram Estados Unidos e China, por exemplo. Sempre que se investe nisso, o resultado se reverte em geração de renda, empregos e aumento do PIB”.

A assessora técnica da CNA destacou que o produtor rural brasileiro segue sendo competitivo somente da porteira para dentro. Para ela, os principais gargalos são os mesmos há bastante tempo: capacidade de armazenamento insuficiente, pouca utilização de ferrovias e hidrovias, e custo elevado do transporte.

“A logística é o calcanhar de Aquiles do produtor. Ele tem a força de produzir de um Sansão, mas a logística é a tesoura que corta o cabelo de Sansão e faz com que perca toda a força”, comparou.

Apesar de demonstrar preocupação com os atrasos e contingenciamento de recursos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Elisângela considera que existem avanços, como na região do Arco Norte, e movimentos favoráveis, como a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), a Transnordestina e a Ferrogrão.