Acordo prevê capacitação profissional e promoção da saúde e qualidade de vida de pessoas com deficiência, visando sua inclusão no setor de transportes
O SEST SENAT e a Fenapaes – Federação Nacional das Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) firmaram um acordo de cooperação técnica para ampliar o Projeto Impulsiona em todo o país, oferecendo qualificação profissional a pessoas com deficiência e facilitando sua inserção no mercado de trabalho. A assinatura do acordo ocorreu nesta quinta-feira (3), na sede do Sistema Transporte, em Brasília (DF).
Criado pelo SEST SENAT com foco na integração de pessoas em situação de vulnerabilidade, o Impulsiona contribui para a formação de mão de obra qualificada e a promoção social. Com isso, busca atender crianças e jovens em situação de vulnerabilidade ou sob medidas protetivas, mulheres vítimas de violência doméstica e pessoas com deficiência.
O diretor executivo nacional interino do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, declara que o SEST SENAT tem grande interesse em capacitar essas pessoas para o setor. “Somos uma instituição comprometida em oferecer dignidade e oportunidades à população. Por meio de projetos como este, temos a chance de transformar o futuro de muitas vidas, mesmo sem percebermos. Esse público enfrenta limitações, mas quem não as enfrenta? Todos, em maior ou menor grau, têm desafios. Nossa responsabilidade é remover algumas dessas barreiras para que possam evoluir, crescer e se tornar cidadãos de bem”, destacou.
Além do diretor, participaram do momento da assinatura do acordo Jarbas Feldner de Barros, presidente da Fenapaes; Luciene Carvalho, gerente Institucional da Fenapaes; Erivaldo Fernandes Neto, diretor Geral da Faculdade Apae Brasil; Graziela de Castro Oliveira Gualberto, assessora Técnica da Fenapaes; Jean Michel Correia Brault, gerente executivo de Promoção Social do SEST SENAT; Raissa Osorio, analista do SEST SENAT, e Ana Karoline Versiane, analista do SEST SENAT.
“Iniciativas como essa são muito importantes para mudar a concepção da sociedade. É preciso olhar o cidadão, e não a deficiência”, destacou Jarbas Feldner.
O acordo com a Fenapaes permitirá o atendimento de 200 pessoas indicadas pela Federação em diversas unidades operacionais do SEST SENAT, tanto nas áreas de saúde quanto em cursos de qualificação profissional, que incluem trilhas de aprendizagem sobre desenvolvimento pessoal e profissional, mercado de trabalho, inglês básico e informática. Esses atendimentos serão realizados nas unidades de Belo Horizonte (MG); Brasília (DF); Caruaru (PE); Catanduvas (SC); Caxias do Sul (RS); Contagem (MG); Deodoro (RJ); Formiga (MG); Fortaleza (CE); Guarulhos (SP); Guarujá (SP); Governador Valadares (MG); Lavras (MG); Manaus (AM); Ourinhos (SP); Parque Novo Mundo (SP); Salvador (BA); Santa Maria (RS); Santa Rosa (RS); Serra (ES); Serra Talhada (PE); Sorocaba (SP); Vila Jaguara (SP) e Vilhena (RO).
As Unidades Operacionais foram escolhidas com base na expertise dos seus profissionais para oferecer um atendimento eficaz a pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla. Para isso, os profissionais do SEST SENAT serão capacitados em temas como atendimento a esse público, estimulação precoce e sensorial, direitos humanos das pessoas com deficiência e educação inclusiva. O SEST SENAT também estabelecerá contato com empresas para facilitar a entrada dessas pessoas no mercado de trabalho.