Empresários ligados às operações de transporte internacional de carga participaram de discussões relevantes para o setor e relataram os desafios na presença de representantes da ANTT
Aconteceu nesta quinta-feira, a reunião mensal da Comissão Permanente de Transporte Internacional – COMTRIN, órgão da NTC. O encontro já é tradicional e discutiu durante todo o ano questões relacionadas ao transporte internacional RODOVIáRIO de cargas bem como suas diversas formas de operação.
A reunião contou com a presença da diretora da Agência Nacional de Transporte Terrestre – ANTT, Dra. Elisabeth Braga, do Chefe da Assessoria Técnica para o Transporte Internacional, Noboru Ofugi, e, também Marcos Antonio Neves, Antonio Pedro Nandi e Marquinelle Pires, todos daquela Agência e representantes das empresas associadas à NTC&Logística.
Dentre os assuntos da pauta, foram discutidos o cenário econômico, seguros, multa e fiscalização, manual de fiscalização, atendimento da ANTT sobre os processos em andamento, levantamento das dificuldades da aceitação documentos emitidos digitalmente e outros assuntos. Foram discutidas as questões relacionadas com consultas realizadas pelas empresas na página WEB da ANTT. As manifestações foram de elogio ao site por ser simples, ágil e com sistema intuitivo, contribuindo de forma positiva para as buscas feitas pelas empresas do TRIC.
Para a diretora da ANTT, Dra. Elisabeth as reuniões da COMTRIN são fundamentais para o bom funcionamento das operações. “A dinâmica como é realizada, trazendo os empresários, órgãos envolvidos e os problemas enfrentados no dia a dia do setor de transporte rodoviário de cargas internacional nos ajudam a encontrar e propor soluções. O Brasil precisa desse olhar de produtividade e competitividade”.
Segundo o Coordenador da COMTRIN, Ademir Pozzani “mesmo com as crises políticas vividas pelos países, tais como Argentina, Bolívia e Chile, nós conseguimos ter um ano de reuniões bastantes positivas. O cenário econômico não é dos melhores. A operações de transporte internacional diminuíram, deixando uma ociosidade no setor de cerca de 45%, mas esperamos que para o próximo ano, tenhamos um outro clima e que seja novamente ampliada as trocas comerciais”.
“O que se discute aqui é a troca de informações e, principalmente apresentar propostas para melhor performance deste segmento econômico, mesmo que o processo seja lento” finalizou o vice coordenador da COMTRIN, Danilo Guedes. Ele agradeceu em nome da NTC a todos pela presença e especialmente a Dra. Elisabeth pela participação.
Durante o ano foram realizados 7 encontros da Comissão, sendo que muitos antecederam às reuniões bi e/ou multilaterais dos Organismos Nacionais de Aplicação do ATIT.