Foto: Anderson Riedel
O ministro da Economia, Paulo Guedes, será ouvido nesta quarta-feira (5) pela Comissão Mista que vai analisar a Reforma Tributária. A reunião está marcada para às 10h da manhã. Guedes vai explicar a deputados e senadores as propostas do governo para um novo sistema tributário.
Relator da comissão, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), disse que espera fechar um texto que promova mudanças mais profundas. O texto único vai reunir as propostas do Senado e da Câmara e as contribuições do governo federal.
Em linhas gerais, o projeto na Câmara transforma cinco impostos em um só, e o do Senado, une nove – sem aumentar nem diminuir a carga tributária no país.
Os presidentes das Casas, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ), já se manifestaram publicamente contra a criação de um novo imposto. Já o ministro Paulo Guedes sinalizou a criação de um novo tributo, para incidir sobre transações financeiras.
As discussões em torno da Reforma Tributária só estão no começo. Ainda há um longo caminho a seguir, mesmo que o presidente da Comissão esteja otimista. O senador Roberto Rocha (PSDB-MA) acredita que a proposta tem chance de ser aprovada ainda este ano pelo Congresso.