Foi realizado, nesta terça-feira (22), em Recife/PE, o 1º Workshop sobre Políticas de Enfrentamento ao Roubo e Furto de Cargas, promovido pelo Comitê Gestor da POLíTICA Nacional de Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e desde 2017 sob a Presidência da PRF.
Com o objetivo de promover a integração e incentivar as ações de prevenção, fiscalização e repressão a esses crimes, o evento é o primeiro dos três que serão realizados no corrente ano, dentro do planejamento de integrar todos os Estados do país, sob gestão da área federal, para o enfrentamento dos delitos de carga.
O evento reuniu cerca de 80 participantes representantes de órgãos da segurança pública dos 09 estados da Região Nordeste e dos estados do Tocantins e Espírito Santo, autoridades da área federal e do estado anfitrião, e representantes da sociedade civil. Pelo TRC participaram do evento representantes da CNT, o Presidente da FETRACAN Nilson Gibson, o Presidente da FETRANSLOG-NE Arlan Rodrigues e o Presidente da FENATAC Paulo Afonso Lustosa.
Com especial destaque, os representantes da NTC & Logística, Roberto Mira, vice-presidente de segurança e Coronel Paulo Roberto de Souza, assessor de segurança, participaram do painel que tratou do Panorama atual Roubo de Cargas no país, Roberto Mira como palestrante e Cel. Souza como moderador do painel.
No cenário atual, foi ressaltada a preocupação do setor com o total de roubos de carga que se mantém em níveis acima de 14.000 registros anuais e prejuízos que superam a R$ 1,2 bilhão anualmente, situação que exige ações de respostas dos organismos policiais responsáveis.
As discussões realizadas ao longo do dia contribuíram para fornecer subsídios para que o Comitê atue na difusão do novo conceito de cargas roubadas junto às secretarias estaduais. Também foi debatida a necessidade de padronização dos registros de roubo de carga pelos estados de modo a fortalecer o Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública). Ficaram definidas ainda ações operacionais a realizar e propostas de aperfeiçoamento da legislação a serem encaminhadas
O vice-presidente para assuntos de segurança da NTC&Logística, Roberto Mira, falou da importância do atual momento do Comitê Gestor, atuando como órgão coordenador do combate ao roubo no país, lembrando que tudo tem origem na Lei Complementar nº 121/06, que criou o Sistema Nacional para combater roubo e furto de veículos e cargas, uma bandeira de luta que o TRC iniciou em 1997 quando foi apresentado o projeto de lei do Sistema e que levou 25 anos para se tornar a realidade que estamos assistindo. “É a satisfação de ver um sonho realizado, o resultado de 25 anos de muito esforço junto ao Congresso Nacional e órgãos do Poder Executivo para ver os organismos policiais, nacionais e estaduais, atuando integrados para combater a chaga do roubo de cargas.”
O presidente da FETRACAN, Nilson Gibson, afirmou que o trabalho de combate à violência só é possível por meio da integração permanente entre as forças de segurança pública e a iniciativa privada.
Homenagem ao Coronel Paulo Roberto de Souza
Na oportunidade o assessor de segurança da NTC&Logística, Coronel Paulo Roberto de Souza, recebeu uma homenagem do Comitê Gestor e da PRF pelo relevante trabalho realizado em prol do Comitê, com efetivas contribuições para os trabalhos do órgão, no momento em que decidiu encerrar seu ciclo profissional após mais de duas décadas de trabalho desenvolvido nas entidades do setor contribuindo com os esforços para o combate ao roubo e furto de cargas pelo país.