O faturamento do setor de autopeças registrou alta de 20,3% no acumulado de janeiro a julho. O crescimento nestes sete meses ocorreu em todos os canais de vendas do setor. As entregas para as montadoras aumentaram 19,4% no período. Para o mercado de reposição o crescimento foi de 16,7%.
Os números foram divulgados pelo Sindicado Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).
Ainda no período de janeiro a julho, as exportações aumentaram 28,9% quando analisadas em reais e 18,2% quando em dólares. Na análise de julho isoladamente, o Sindipeças informa que os efeitos da crise argentina e a retração em alguns mercados europeus e africanos resultaram em queda de 3,8% ante junho nos embarques em reais e de 5,2% em dólares.
Capacidade instalada e empregos
O mês de julho atingiu outro pico na utilização da capacidade instalada, 71%, repetindo o resultado de março. O melhor mês do ano foi fevereiro, com 73% de utilização. De acordo com o Sindipeças, na comparação com o período de janeiro a julho de 2017 a ociosidade nas empresas do setor recuou 7,2%. Como consequência, o emprego nacional na cadeia de autopeças cresceu 9% na mesma comparação.