Flat Preloader Icon

NTC&Logística 60 anos

Big Data, Análise Preditiva, e a era de dados no TRC

por | nov 29, 2024 | Artigos, Núcleo Cascavel

Fonte: Rafael de Brittos Brito, Vice Coordenador da Comjovem Cascavel/PR
.
Chapéu: Artigo técnico

Qual o sonho de todo empresário? Tomar suas decisões baseadas em dados? Personalizar serviços para seus clientes? Melhorar sua eficiência operacional? Prever tendências? Detectar falhas e fraudes rapidamente? Inovar com velocidade seu portfólio de serviços? Segmentar seus mercados para melhor entendimento de seus clientes? Construir uma marca forte?

Atualmente estes são alguns dos principais desejos dos empresários. Nos últimos anos boa parte destes desafios tem sido facilitados através do uso de novas tecnologias, em especial de Big Data e Análise Preditiva.

Big Data é um termo que descreve um grande volume de dados, sejam estruturados ou não, esses dados são coletados de diversas fontes que transitam pelas empresas diariamente, sejam em seus sistemas, transações, redes sociais, e/ou controles assessórios da gestão, e nem sempre são transformados em informação.

As ferramentas tradicionais de processamento não lidam bem com dados não estruturados, com isso, os Big Datas se transformaram em oceanos de informações soltas e inexploradas nas empresas, o que oferece oportunidades significativas para ganhos expressivos na eficiência da operação e melhoria da gestão. Esse oceano de dados exige uma estratégia eficiente de análise, especialmente direcionada para a finalidade e questão que buscamos resolver (pergunta a ser respondida).

Uma destas estratégias é a chamada Análise Preditiva, que se refere ao uso de dados, algoritmos estatísticos e técnicas de machine learning para identificar a probabilidade de resultados futuros através de análise da base dos dados históricos do passado. Outras possibilidades conhecidas de análise de dados são a Análise Prescritiva, onde podemos verificar consequência das ações tomadas, a Análise Descritiva que permite a avaliação de eventos em tempo real e a Análise Diagnóstica, cuja finalidade é compreender as causas de um evento específico.

Mesmo o avanço no uso de dados no Brasil ainda ser embrionário, em especial no TRC, a análise de dados já apresenta ganhos significativos às empresas que mergulharam nesta onda:

  • Otimização de rotas através de análise de tráfego, condições climáticas e restrições de carga.
  • Gestão de ativos, especialmente o desempenho de motoristas, consumo de combustível e rastreamento de veículos.
  • Acompanhamento da carga, com sensores e IOT já é possível monitorar a carga durante seu percurso.
  • Previsibilidade de demanda através de padrões históricos e projeção de tendências.
  • Experiência do cliente, visibilidade de entrega e preferências.
  • Integração de modais, realizando a gestão integral da cadeia.
  • Avanço na sustentabilidade, identificação de oportunidades da redução na emissão de poluentes, eficiência energética e práticas sustentáveis.

Em suma, a análise de dados está revolucionando o transporte de cargas, permitindo uma operação mais eficiente, segura e centrada no cliente. À medida que a tecnologia e as análises de dados continuam a evoluir, espera- se que os benefícios e a transformação no setor se aprofundem ainda mais, sobretudo na precisão das análises e embasamento para tomada de decisão.