Flat Preloader Icon

NTC&Logística 60 anos

Blockchain e contratos inteligentes

por | nov 29, 2024 | Artigos, Núcleo Centro Oeste Mineiro

Fonte: Eider Castro, Comjovem Núcleo Centro Oeste Mineiro
.
Chapéu: Artigo técnico

A Blockchain – “bloco de dados” é uma rede de registro de dados descentralizada, onde são registradas informações criptografadas. Certamente você já ouviu falar de Blockchain em conteúdos relacionados à Criptomoedas, pois foi a rede utilizada para a implementação da moeda digital mundialmente. Na Blockchain são armazenadas todas as transações realizadas da moeda digital, garantindo a integridade dos dados, pois não permiti mudanças não autorizadas dos dados, como um extrato de banco ou livro caixa, dando confiabilidade no registro das informações financeiras dos usuários.

A Blockchain deixou de ser uma rede utilizada exclusivamente para registrar transações financeiras sem a necessidade de intermediação dos bancos e está sendo utilizada em diversos setores, como na educação, saúde e no transporte de cargas. Os transportadores seguem inovando com o objetivo de otimizar recursos, melhorar processos e acompanhar a evolução digital.

A disponibilidade da tecnologia Blockchain propiciou o surgimento dos Smart Contracts, contratos inteligentes, que são contratos digitais armazenados na rede Blockchain com regras preestabelecidas. A segurança dos contratos está associada ao protocolo de imutabilidade da rede blockchain. São menos burocráticos, pois não há necessidade de intermediários, como no exemplo das moedas digitais que são adquiridas sem a necessidade de um Banco. Por exemplo, um cliente contrata uma transportadora, solicitando um veículo para carregar uma carga de alimentos no valor de R$10.000,00 com 5 toneladas de peso de Guarulhos–SP para Taubaté–SP. Fica acordado entre o cliente e o transportador que, no recebimento da mercadoria na data acordada, anexando canhoto em um aplicativo, o frete será pago em 20 dias úteis, na conta previamente acordada. Com a chegada do veículo ao local, finalizando a descarga, a rede vai checar todas as regras e gatilhos preestabelecidos, executar na plataforma de blockchain, automaticamente, dando às partes a segurança e transparência no processo.

No mesmo processo logístico, podemos criar um contrato inteligente com o motorista agregado, onde definimos regras de velocidade, pontos de parada, prazo de entrega e de igual maneira automatizar o pagamento, mediante o cumprimento do contrato. Podemos incluir o contrato inteligente com o operador logístico onde a mercadoria estava armazenada e esse receberá os dias de armazenagem e as despesas do carregamento da mercadoria.

Os contratos inteligentes podem ser utilizados de maneira integrada em todos os processos logístico como abordado no exemplo  anterior, com transparência por conta do registro de dados em (Blocos) seguro pela rede descentralizada como lastro das informações. Gerenciável, pois os dados são coletados de todos os envolvidos nos contratos, registrados e criptografados na rede que segue o protocolo de imutabilidade. Qualquer alteração ou descumprimento das regras preestabelecidas suspende o contrato.

Acredito que implementar os contratos inteligentes nas rotinas das transportadoras é um avanço para que os gestores possam identificar as partes que cumpriram seus deveres estipulados no contrato de maneira mais ágil, segura e independente.