Flat Preloader Icon

BLOCKCHAIN E CONTRATOS INTELIGENTES

por | dez 2, 2024 | Artigos, Núcleo Videira

Fonte: Kilsa Porto Morona, COMJOVEM Videira
.
Chapéu: Artigo técnico

A tecnologia blockchain surgiu em meados de 1970, quando o cientista Ralph Merkle patenteou as arvores de Merkle, ou seja, uma estrutura para armazenar dados em blocos vinculados uns com os outros usando a criptografia. No fna de 1990 Stuart Haber e W. Scott Stornetta usaram essa estrutura para implantar um sistema em que a data e hora de documentos não poderiam ser vilados. Assim nasceu a primeira parte da história da blockchain. Podemos considerar que é um sistema de banco de dados avançado que permite o segurança, transparência e compartilhamento de informações de uma empresa. Um banco de dados blockchain armazena informações que são imutáveis, onde não é possível excluir, editar, trocar autor nem mesmo alterar um resultado. São documentos e dados que permanecem inalteráveis perante aos receptores e usuários das informações. Além disso a tecnologia permite controlar e monitorar contratos, pagamentos, transações entre contas, pagamentos entre outros.

A tecnologia oferece recursos tais como, descentralização, imitabilidade e consenso. A descentralização garante transparência aos envolvidos e reduz a necessidade de confiança entre as partes para realização de um negócio, uma vez que cada etapa feita em um contrato por exemplo é salgo separadamente para cada um e tem registrado cada etapa em tempo real, desde assinaturas, até mesmo pagamentos e transferência de propriedades. A imutabilidade diz respeito a não poder mexer no conteúdo das informações, nem em autor do documento, em nenhuma informação, nada pode ser alterado ou violado. Já o consenso estabelece regras claras sobre o consenso de cada parte para o registro das etapas.

Um dos principais benefícios do blockchain é a utilização de contratos inteligentes que as empresas podem usar sem ter ou precisar de um intermediador ou alguém para controlar informações e etapas concluídas das atividades realizadas. Isso pode ser usado em diferentes ramos de negócios, entre eles, financeiro, jurídico, logística, prestação de serviços gerais, mídia, varejo, compra e venda de ativos, entre outras áreas.

Os contratos registrados no ambiente do blockchain, precisam seguir algumas etapas para fazer dar certo e obter os benefícios, por exemplo uma transação da área da logística para cadastro de contrato de prestação de serviços de frete deve seguir basicamente as etapas abaixo:

  1. Quem são os envolvidos?
  2. Qual é o tipo de transação?
  3. Quando inicia e termina a transação?
  4. Onde irá ocorrer a transação?
  5. Por que vai ocorrer a transação?
  6. Qual é o valor do ativo que foi trocado?
  • Qual é a condição para ser considerado cumprido?

Depois do cadastro das informações da primeira etapa, as partes envolvidas precisam concordar que é válida toda a informação ali cadastrada, essa é a etapa que precisa obter o consenso dos envolvidos. Após se chegar a um consenso as informações e transações acima listadas são gravadas em diferentes blocos para cumprir com a descentralização das informações, assim as informações ficam interligadas de forma segura onde os integrantes não podem editar nada, caso algo seja alterado será identificado a violação dos dados. E por fim, as informações são compartilhadas e etapas vão sendo concluídas.

Agora fazendo uma análise e comparativo para a logística, imaginando um contrato de prestação de serviços de fretes, imagine que cada etapa do serviço desde envolvidos, local de coleta, entrega, informações de preço, estadias, valores para descarga, adicionais de impostos, pedágio, tudo, absolutamente tudo o que vai compor o frete e as condições para a entrega são colocados em uma plataforma, e com o consenso das partes envolvidas as etapas vão sendo concluídas automaticamente, e por fim o pagamento do frete é feito também de maneira automática, sem precisar de várias pessoas nos setores a fim de buscar e transferir informações de umas para as outras. Contratos como esse exemplo, são os contratos inteligentes ligados no blockchain.

E por fim, conclui-se que o blockchain busca automatizar e ao mesmo tempo tornar mais confiável qualquer informação colocada na plataforma. Apresenta segurança, eficiência, e uma forma de auditoria rápida das etapas. Contratos podem ser realizados sem a presença ou intermediação de várias pessoas. Garante também a rastreabilidade das informações, processos mais rápidos, lucrativos e ainda com privacidade de dados.