De um enredo de uma série da HBO como Westworld a uma distopia totalitária como a criada por George Orwell no livro 1984, muito se teoriza sobre a inserção de mais tecnologia no nosso cotidiano. Entretanto, pouco se especula sobre as oportunidades de ganhos que surgem com a introdução de soluções tecnológicas simples em nossa realidade. Uma dessas soluções é o Blockchain associado aos Contratos Inteligentes.
Apesar do nome pomposo, Blockchain é um conceito simples. Consiste em uma gravação digital de informação que é executada ou compartilhada com aqueles que se interessam. Suas características essenciais são: imutabilidade das informações gravadas; descentralização do processo de gravação e distribuição da informação; auditabilidade e capacidade de automatização. Em uma analogia leiga, o Blockchain é uma informação oficial.
É esta capacidade de tornar algo oficial no digital que concedeu ao Blockchain contornos revolucionários. Anteriormente, verificar a veracidade de informações no campo digital era quase impossível. No Blockchain, as auditorias são realizáveis, pois os dados são gravados em cadeia. Cada bloco de informação contém um hash, que é uma série de números e letras calculado a partir do bloco anterior. Desta forma, cada bloco depende de todos os blocos anteriores. Qualquer alteração no conteúdo de um bloco propaga uma reação sequencial. Assim, cada novo dado, para ser introduzido, necessita de consenso entre todos os agentes da operação, oferecendo confiabilidade e segurança na informação oferecida. Novamente em uma comparação menos abstrata, hashes são números de séries de um produto. Um hash individual seria um conjunto de 3 números dentro deste número de série, enquanto o Blockchain seria o diário oficial no qual consegue-se verificar a legenda para cada um destes códigos colocados no número final. O interessante desta tecnologia é que, diferentemente do seu irmão analógico, as informações estão disponíveis imediatamente a todas as partes interessadas.
Durante as reuniões de núcleo, os membros da COMJOVEM Belo Horizonte e Região discutiram a importância de acompanhar o ciclo de vida da carga, principalmente aquelas com alto nível de adulteração. Em 2007, por exemplo, o Ministério Público constatou que mais de 300 mil litros de leite contendo formol, água oxigenada e soda cáustica foram colocados à venda. De um total de 275 denunciados pela fraude do leite, 25 foram condenados e, em sua maioria, transportadores. Em um cenário como este, um transportador terceirizado estaria exposto a riscos legais e comerciais, por involuntariamente estar envolvido em uma cadeia de
suprimentos criminosa.
Com a tecnologia do Blockchain, situações similares seriam evitadas. Os recibos e certificados em papel podem ser facilmente modificados por falsificadores, ao contrário dos registros criptográficos. Outro ponto é a disponibilidade imediata para fins de auditoria a todos integrantes da relação comercial, sejam eles intermediários ou terceiros interessados como órgãos regulatórios. No ambiente do transporte de cargas, essa rastreabilidade como idealizada pelos membros em reunião de núcleo, eleva significativamente o valor percebido pelo cliente produtor de bens de elevado valor, tais como produtores farmacêuticos, com investimento relativamente baixo. Abre-se aqui, a necessidade de uma breve explicação de outro conceito intrínseco ao Blockchain: os Contratos Inteligentes.
Os Contratos Inteligentes são automatizações executadas quando condições predeterminadas são satisfeitas. Estes, por definição, não são necessariamente baseados em Blockchain. A ideia original era digitalizar e automatizar contratos legais, porém com a associação ao Blockchain, tornou-se possível automatizar o processo de validação de condições de forma segura e objetiva. O maior benefício desta abordagem é eliminar a dependência de intermediários para a verificação de trocas financeiras assim como de fluxos de auditoria.
No ambiente logístico, prazos de entrega menores oferecem vantagem competitiva. Diferentes territórios têm políticas regulatórias variadas. A cultura e a sociedade de uma região têm impacto em como as operações logísticas são gerenciadas e executadas. Esta subjetividade se mostra ainda mais presente nas operações internacionais. Cotidiano são os casos de cargas confiscadas por órgãos de fiscalização por incompatibilidade de informações. A incerteza decorrente destes fatores subjetivos gera um risco difícil de avaliar e mitigar para os entes logísticos.
Esses desafios ampliaram-se para empresas modernas que possuem consumidores e fornecedores espalhados pelo mundo. Entretanto, contratos inteligentes associados ao Blockchain, podem reduzir os atrasos envolvidos numa cadeia de abastecimento complexa, através do armazenamento e gerenciamento de informações de forma unificada e simplificada.
Resumidamente, uma realidade mais tecnocêntrica não envolve teorias mirabolantes nas quais androides dominam o mundo. A principal diferença entre bancos de dados convencionais e gerenciamento de dados baseada em Blockchain é que, no último, os dados são imutáveis, distribuídos e descentralizados por natureza. O Blockchain é uma solução nova para um problema antigo: comunicação eficaz e segura. Cabe a nós alterar a perspectiva para vivenciar a tecnologia como ferramenta de enriquecimento das relações humanas e comerciais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALHARBY, Maher; VAN MOORSEL, Aad. Blockchain-based smart contracts: A systematic mapping study. arXiv preprint arXiv:1710.06372, 2017. Disponível em https://doi.org/10.48550/arXiv.1710.06372. Acesso em: 17 jun. 2024.
ALQARNI, Mohammed Ali et al. Use of blockchain-based smart contracts in logistics and supply chains. Electronics, v. 12, n. 6, p. 1340, 2023. Disponível em:
https://doi.org/10.3390/electronics12061340. Acesso em: 17 jun. 2024.
Dez anos após a 1ª Operação Leite Compen$ado no RS, 275 suspeitos foram denunciados e R$ 12 milhões foram revertidos em bens para fiscalização. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/seguranca/noticia/2023/05/uma-decada-apos-a-primeira- operacao-leite-compensado-275-suspeitos-foram-denunciados-e-r-12-milhoes-foram-revertidos- em-bens-para-fiscalizacao-clh6gbr20004l016xohqrirc7.html. Acesso em: 27 jun. 2024.
GOMES, Delber. Contratos ex machina: breves notas sobre a introdução da tecnologia (Blockchain e Smart Contracts) (1 de maio de 2018). REVISTA ELECTRÓNICA DE DIREITO – OUTUBRO 2018 – N.º 3 – ISSN 2182-9845. Disponível em: https://ssrn.com/abstract=3352031. Acesso em: 17 jun. 2024.
JAN HENDRIK WITTE, The Blockchain: A Gentle Introduction (2016). Disponível em https://arxiv.org/pdf/1612.06244. Acesso em: 17 jun. 2024.
ORWELL, George. Box George Orwell: 1984, A Revolução dos Bichos, O Leão e o Unicórnio. Editora Bibliomundi, 2023.
WESTWORLD [Seriado]. Criação: Lisa Joy; Jonathan Nolan. Produção: Warner Bros. Television; Bad Robot; Jerry Weintraub Productions; Kilter Films. Estados Unidos: Home Box Office (HBO), 2016. 4 temporadas, son., color.