Foto: Ecovias Cerrado
A balança de pesagem de caminhões em movimento dispensa um posto de pesagem veicular, com balanças e pátios às margens da via
Começou ontem (16), no km 640 da BR-365, em Uberlândia (MG), a primeira rodovia do Brasil com balança de pesagem de caminhão em movimento. O equipamento faz o cálculo do peso com o veículo trafegando. Ou seja, não haverá necessidade de o motorista parar para fazer a pesagem. Assim, o dispositivo dispensa a construção de um posto para a fiscalização. Normalmente, o local é equipado balanças e pátios às margens da via.
Conforme a Ecovias do Cerrado, com a nova balança de pesagem de caminhões em movimento, há a possibilidade de fiscalizar 100% dos veículos comerciais e ônibus circulantes. Por outro lado, os motoristas profissionais não precisam mais fazer desvios no trajeto para evitar paradas. Além de atrasos na viagem. Seja como for, em um primeiro momento, a concessionária usará balança em caráter experimental.
Como funciona a balança de pesagem de caminhão em movimento?
Com essa inovação, a pesagem do caminhão ou ônibus ocorrerá de forma automática. E diretamente na via. Assim, o seu funcionamento se dará por meio de sensores de alta precisão que aferem a carga durante a passagem do caminhão. Eles serão instalados nas faixas principais da rodovia. De forma simultânea, câmeras inteligentes, posicionadas em um pórtico, vão identificar o modelo. Bem como a quantidade de eixos. E o tipo de caminhão ou ônibus.
Em nota, o diretor superintendente da Ecovias do Cerrado, Matheus Fernandes, explica que o sistema otimiza o processo de fiscalização de excesso de cargas. “O modelo de pesagem comum tem capacidade operacional reduzida. Isso porque depende de uma triagem de veículos. Além disso, a fiscalização é feita em baixa velocidade. E são necessárias duas balanças para detectar a sobrecarga”, explica Fernandes.
O diretor da Ecovias do Serrado acrescenta que a nova tecnologia faz todo o processo de forma instantânea. Dessa forma, basta o motorista passar sobre os sensores instalados acima do pavimento. E sem precisar reduzir a velocidade. Conforme a concessionária, a partir de setembro será implantada outra balança desse modelo no km 107 da BR-364, em Cachoeira Alta-GO. Além de outras duas até o final de 2024.