Tendo a expansão como principal objetivo, a Braspress planeja uma série de novidades para o próximo ano, como a criação de novas vagas e, como um dos principais objetivos a inauguração de uma companhia aérea, segundo o fundador e diretor geral, Urubatan Helou. A empresa, líder no transporte de encomendas, é a única que atende todo o território nacional com uma frota própria. “Expansão para nós é uma marca. É o que nós perseguimos. Todos os anos procuramos melhorar mais os nossos serviços e esse próximo ano nós estaremos, talvez, inaugurando a nossa companhia de carga aérea e assim vamos fazer operações próprias. Em 2023, acredito que só em Guarulhos a gente chegue ao total de 2.300 funcionários”, afirmou Helou.
Fundada em 1977 com apenas uma kombi F300 e duas linhas telefônicas, a empresa conta hoje com três mil caminhões e 117 centros de distribuição em todo o país, além de dois aviões. A cada ano, a Braspress contabiliza 200 milhões de quilômetros rodados no Brasil, mais de 120 mil despachos por mês e 60 mil entregas por dia. Em Guarulhos a empresa chegou em 2015, crescendo há sete anos no setor de cargas da cidade.
Só na sede guarulhense a transportadora emprega cerca de 1.900 pessoas. O quadro total de trabalhadores é de nove mil funcionários diretos e mais três mil terceirizados distribuídos entre as 144 filiais em torno do Brasil.
Sendo um dos maiores centros logísticos do país, Guarulhos é considerada uma importante peça para as expansões contínuas da empresa, principalmente pela ligação com as três principais rodovias do país. “Nós viemos para Guarulhos porque a cidade é, na verdade, um dos maiores centros logísticos do mundo pelo fato de ter ligação com as rodovias Presidente Dutra, a Fernão Dias e a Ayrton Senna, além do principal Aeroporto da América Latina. A cidade é também abrangente em mão de obra qualificada e com grande infraestrutura que nos permite estar sempre fazendo nossas operações e pensando na expansão dos nossos negócios”, disse. Responsável pelo transporte em uma série de ramos de atividade, suas principais cargas são confecções têxtis; peças de informática; calçados e materiais esportivos, produções farmacêuticas e veterinárias; eletroeletrônicos e auto peças. Produtos de confecções são considerados o carro-chefe da empresa atualmente, segundo Helou, representando cerca de 28% dos negócios.