A entidade falou sobre os avanços das iniciativas implantadas pelos operadores de transporte, visando a descarbonização no setor
A CNT (Confederação Nacional do Transporte) participou, nessa terça-feira (4), do painel “Infraestrutura de Transporte & Mudanças do Clima: Impactos, Mitigação e Adaptação”, no evento Infra Sustentável, organizado pela Infra S.A.
A assessora governamental da CNT, Maria Carolina Noronha, ministrou uma palestra sobre os avanços das iniciativas implantadas pelos operadores de transporte, visando a descarbonização nos setores ferroviário, aquaviário e aéreo.
“O transporte RODOVIáRIO também está cada vez mais comprometido com práticas sustentáveis. Os veículos mais novos são equipados com tecnologias que reduzem emissões, além de haver um crescente uso e estudos de combustíveis alternativos, como o biodiesel, os elétricos para entregas urbanas, o GNV, entre outros”, explicou.
Maria Carolina destacou ainda as iniciativas das empresas que estão implementando programas de logística verde, incluindo a otimização de rotas para reduzir o consumo de combustível e as emissões de carbono.
Outro ponto importante da palestra foi a apresentação dos números do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, desenvolvido pela CNT e pelo SEST SENAT, que incentiva as empresas a realizarem a aferição de seus veículos visando a menor emissão de gases poluentes. Desde seu início, em julho de 2007, até março de 2024, foram realizadas 4.466.021 aferições, com uma aprovação de 90,6%. Foram 27.080 empresas de transporte atendidas e 28.235 transportadores autônomos.
Por fim, a assessora da CNT reforçou a importância de políticas integradas para a mitigação dos riscos climáticos e de que a POLíTICA de clima seja vista de forma sistêmica, com atenção também para as políticas de habitação, saneamento básico, drenagem, desmatamento, resíduos urbanos, segurança pública e defesa civil.
Participaram, também, do painel o Ministério dos Transportes, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a MoveInfra e a GIZ Brasil.