Espaço tem cerca de 40 mil m² e vai contar com painéis solares
Com um investimento de mais de R$ 70 milhões, A DHL Supply Chain e a Adidas inauguram em Extrema-MG, um novo Centro de Distribuição. Com cerca de 40 mil m², o espaço terá um foco especial para projetos sustentáveis, como a instalação de painéis fotovoltaicos para suprir parte do consumo energia elétrica do CD (cerca de 35%).
As empresas também sinalizaram a ideia de migrar para o Mercado Livre de Energia como segundo passo. Assim, toda a energia consumida por lá vira de fontes renováveis. Gabriela Guimarães, Vice-presidente de Varejo e E-commerce da DHL Supply Chain, comenta outras soluções sustentáveis implementadas por lá.
“O projeto já começou com um selo sustentável, a certificação LEED Bronze ID+C. De modo geral temos: mictórios com acionamento automático, ar-condicionado com gases ecologicamente corretos, iluminação em LED para todo o CD, automação do acionamento da iluminação em diversos setores, sistemas de renovação de ar, uma embaladora automática para pedidos de e-commerce com o objetivo na redução do uso de plástico, dentre outras soluções.”
Mesmo a escolha da cidade foi baseada na questão ambiental. Segundo Gabriela, desde o início, se discutiu o potencial para colocação de painéis solares, devido a abundante disponibilidade de luz solar durante grande parte do ano em Extrema.
Automação
O espaço, já inaugurado desde o começo de 2024, também aposta no máximo de automação que conseguir. Desde esteiras automáticas, sorteadores, até robôs que leem a etiqueta e embalam o produto.
“A automação por si só não traz os resultados almejados. Para se chegar lá, é necessário ter um planejamento logístico sólido, processos bem-desenhados, equipe treinada e experiente de forma que os equipamentos efetivamente possam conferir maior escala e agilidade nas atividades. Este CD já nasce com uma operação sólida, mas esperamos evoluir ainda mais com nossas práticas de desenvolvimento contínuo”, explica Gabriela.
As entregas desta operação contam ainda com Torre de Controle da DHL que, além de supervisionar, gera dados e insights relevantes para o aprimoramento do negócio. “A partir das informações, nossa ideia é revisar constantemente o ecossistema logístico da adidas, melhorando nossos níveis de serviço e elaborando novos projetos”, conclui a Vice-presidente da DHL Supply Chain.