A Daimler AG, a partir de agora, será chamada de Mercedes-Benz Group AG. Após a separação das empresas Daimler Truck e Mercedes-Benz Group, e a entrada da primeira no mercado de ações em dezembro, decidiu-se pela renomeação para reforçar o foco nos segmentos de automóveis de luxo e vans.
A mudança traz a alteração no símbolo da empresa na bolsa de valores, de DAI para MBG. No entanto nada muda para os acionistas, e os papéis seguem listados no índice de ações DAX na Alemanha.
No Brasil desde janeiro de 2020 a Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil foi criada seguindo a diretiva global com o foco nos negócios de automóveis de luxo e vans para o mercado nacional.
Em nota distribuída na terça-feira, 1º, o presidente do conselho de administração do Mercedes-Benz Group, Ola Källenius, afirmou que a renomeação deixa mais claro o objetivo da companhia de “construir os automóveis mais desejáveis do mundo”. Disse também que a estrela da Mercedes sempre foi uma promessa para o futuro: mudar o presente para melhor:
“Queremos continuar esse legado de nossos fundadores, assumindo a liderança em mobilidade elétrica e softwares para veículos”.
A marca Mercedes-Benz foi criada em 1926, quando as empresas predecessoras de Carl Benz e de Gottlieb Daimler foram fundidas “com o objetivo de revolucionar a produção automobilística”.
A Daimler Mobility AG, empresa que oferece serviços de mobilidade para automóveis e vans nas áreas de financiamento, leasing e seguros, também mudou o nome, para Mercedes-Benz Mobility AG. Essa divisão permite que os clientes usem seus veículos “de forma flexível por meio de modelos de aluguel e assinatura, gerenciamento de frota e serviços digitais para cobrança e pagamento”.