A demonstração de sustentabilidade no transporte de carga é uma parte essencial da busca por um futuro mais ecológico e eficiente no setor de logística e transporte. Nós da COMJOVEM NACIONAL fazemos isso o tempo todo, e isso envolve a implementação de práticas e tecnologias que reduzem o impacto ambiental, promovem a eficiência energética e melhoram as condições de trabalho de todas as pessoas. Vamos ver algumas maneiras de sustentabilidade no transporte de carga:
Veículos Verdes: A adoção de veículos de transporte de carga mais ecológicos, como caminhões elétricos, híbridos ou movidos a gás natural, demonstra um compromisso com a redução das emissões de carbono e a melhoria da qualidade do ar. Mas sabemos de todos os desafios desses veículos que estão chegando em uma velocidade alta no mercado Brasileiro.
O uso de Energia Renovável: A geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, como solar ou eólica, para alimentar os veículos de transporte, ajuda a reduzir a pegada de carbono associada ao transporte de carga. E todos sabemos que no Brasil existem várias fontes de energia limpa, o que ajuda a sermos pioneiros mundiais nesse quesito.
Logística Eficiente: A otimização das rotas e processos logísticos pode reduzir significativamente o consumo de combustível e as emissões de poluentes. O uso de algoritmos avançados de roteirização e tecnologias de rastreamento em tempo real é fundamental nesse aspecto. Podemos verificar como exemplo o transporte de curtas distâncias e médias distâncias, pois o Brasil está diminuindo suas regiões.
Veículos Inteligentes: A utilização de tecnologias avançadas, como sistemas de assistência ao motorista, pode melhorar a eficiência do combustível, reduzir acidentes e minimizar o desgaste dos veículos. Estamos em uma era de tecnologia e futuro, os caminhões estão com uma tecnologia embarcada nunca vista em todos os tempos. Montadoras de caminhões investem bilhões em desenvolvimento para ter veículos mais seguros, eficientes e com emissão zero de carbono.
Veículos Compartilhados: A promoção do compartilhamento de carga e recursos logísticos entre diferentes empresas pode reduzir a necessidade de veículos vazios, economizando combustível e reduzindo a poluição. Esse é um ponto principal de nosso artigo, com a COMJOVEM podemos entender que o compartilhamento e cooperação poderão reduzir emissões e trazer benefícios e ótimos resultado ao setor. Vamos fazer da nossa comissão a mais tecnológica e sustentável do Brasil.
Embalagens Sustentáveis: A escolha de embalagens mais sustentáveis e materiais de transporte pode ajudar a reduzir o desperdício de recursos e o impacto ambiental. A tecnologia vem para ajudar em vários aspectos e tem muita coisa para nos atentarmos e desenvolvermos.
Monitoramento de Emissões: O monitoramento regular das emissões de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos dos veículos de carga pode ajudar a identificar áreas de melhoria e reduzir os impactos ambientais. Nós da COMJOVEM ABC juntamente com a Coopertrans Logística estamos desenvolvendo juntamente com Senai e Finep de Curitiba um aparelho que mede as emissões de poluentes em tempo real. Isso é uma inovação no transporte nacional. Logo iremos compartilhar com todos.
Certificações e Normas Ambientais: A busca por certificações, como ISO 14001 (gestão ambiental) e ISO 50001 (gestão de energia), pode demonstrar o compromisso de uma empresa com a sustentabilidade. Parcerias Estratégicas: Colaborar com outras empresas e organizações envolvidas na cadeia de suprimentos e logística para promover práticas sustentáveis pode ter um impacto significativo na redução do impacto ambiental do transporte de carga.
Por: Fabio Fagundes – COMJOVEM ABC