O presidente da CVT concedeu entrevista à Rádio Câmara e comentou sobre os caminhos do transporte de cargas e passageiro no Brasil
A mobilidade, tanto nos grandes centros quanto no transporte intermunicipal ou entre estados, é considerada por Hildo Rocha (MDB-MA), novo presidente da Comissão de Viação e Transportes, como um dos grandes problemas do país, devido a falhas na manutenção da malha rodoviária e à falta de investimentos em ferrovias e em estruturas aquaviárias.
O parlamentar observa que as deficiências nas rodovias do país provocam atrasos na entrega dos produtos, especialmente pelas dimensões do país, aumentando os custos do transporte de cargas e causando desconforto a empresas e consumidores pela demora na entrega de encomendas e estoques.
Por outro lado, Hildo Rocha lembra que o Congresso Nacional recentemente modificou a legislação no que diz respeito à concessão de rotas ferroviárias à iniciativa privada, através de autorização para exploração dos serviços e projetos de modernização e ampliação da malha ferroviária, mas ressalta que o resultado dos investimentos não é imediato.
Já no que se refere ao transporte urbano, o parlamentar aponta que há vários projetos já em tramitação no colegiado, inclusive com relatores definidos. Ele defende a criação de um marco legal para o transporte urbano de passageiros, com a utilização de novas tecnologias, aumentando o conforto dos usuários e diminuindo os custos.
Confira aqui a entrevista na íntegra: https://www.camara.leg.br/radio/programas/872983-dep-hildo-rocha-modernizacao-do-transporte-de-cargas-e-passageiros-contribui-para-diminuir-o-custo-brasil/