Ontem (24), aconteceu o lançamento oficial do Projeto NTC COMJOVEM 2022, o projeto desenvolvido pelo Instituto Tecnológico COMJOVEM, tem como objetivo estimular a reflexão sobre as principais dores e oportunidades de melhorias para o setor através de alternativas para inovação dentro das empresas tradicionais do TRC.
Na oportunidade, houve a participação dos integrantes dos núcleos da COMJOVEM que aderiram ao projeto e também da Eliana Costa, Diretora do ITL, do Marcelo Rodrigues, diretor financeiro da NTC&Logística, representando o presidente Francisco Pelucio que por conta de agenda não pode estar na abertura, Luiz Gustavo Nery, coordenador do Instituto Tecnológico COMJOVEM, Thais Bandeira, vice-coordenadora do Instituto, da professora Alexsandra Hutner, da Fundação Dom Cabral responsável pelo conteúdo dessa edição do projeto, Mônica Côrtes de Domenico, também professora, Patricia Rangel e Érico Buzelin da equipe da Fundação.
Marcelo Rodrigues agradeceu a Dom Cabral e ao ITL, “A NTC&Logística agradece por mais essa parceria do ITL e da FDC, que com certeza trará bons frutos para os empresários do setor. Parabenizo o Instituto pelo trabalho que vêm desenvolvendo em conjunto com seus integrantes, e me sinto muito feliz, uma vez que já fui coordenador desse projeto e tenho certeza que os assuntos técnicos desenvolvidos pelo projeto ajudam muito o TRC.”
A diretora do Instituto de Logística e Transporte, Eliana Costa falou da importância do desenvolvimento do setor, como um dos objetivos do ITL, e também da parceria com a NTC&Logística por meio da COMJOVEM como um pilar importante para a construção de um setor mais preparado. “O Instituto vem fazendo esse trabalho há 9 anos, que tem como objetivo deixar o segmento mais preparado e competitivo, estamos felizes em contribuir com a COMJOVEM, aproveitem, o tema é extremamente importante e tenho certeza que será muito enriquecedor para todos vocês”.
“Nosso objetivo com esse novo projeto foi buscar uma metodologia que consiga contribuir com problemas complexos do setor de transportes, e o tema escolhido tem essa finalidade, ajudar de maneira criativa a resolução desses conflitos. Gostaria de agradecer ao presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, bem como a sua diretoria por todo apoio e incentivo, a coordenação nacional da COMJOVEM por contribuir com a iniciativa, aos integrantes do Instituto, ao ITL e a FDC por nos ajudarem na realização desse projeto. Desejo que seja um momento de muita cooperação e comprometimento com todos que se comprometeram em participar desse desafio”, ressaltou o Luiz Gustavo Nery.
A iniciativa
A iniciativa de incentivar os núcleos da comissão por meio de projetos, surgiu no ano passado com a Coordenação Nacional da Comissão que viu a necessidade de maior integração do empresário com às necessidades do dia a dia da sua região, e sendo assim contribuir de maneira positiva para a realização de propostas que contribuam com o desenvolvimento do setor como um todo.
Para que isso tornasse realidade, o Instituto Tecnológico COMJOVEM foi desafiado pelos coordenadores nacionais a fazer com que o projeto fosse uma realidade. Em 2022, a ideia é trazer algo diferenciado e por isso a NTC&Logística e COMJOVEM por meio de uma iniciativa do coordenador do Instituto, Luiz Gustavo Nery, desenvolveram uma parceria com o já reconhecida e respeitada, Fundação Dom Cabral (FDC) onde a ideia era promover uma nova proposta para o Projeto, sob uma óptica empresarial e gestão com foco na resolução de conflitos e temas complexos das empresas, por parte de seus gestores.
A metodologia escolhida para o Projeto NTC COMJOVEM 2022 foi o Design Thinking, isso porque esta ferramenta possibilita abordar problemas complexos com uma visão diferente das metodologias convencionais, através de soluções criativas e impactos positivos. Serão 8 grupos formados por núcleos da COMJOVEM em todo o Brasil e os resultados dessa iniciativa serão conhecidos no Congresso NTC 2022 – XV Encontro Nacional da COMJOVEM.
Facilitadora
A professora responsável por conduzir o projeto é a Alexandra Hütner, que é orientadora e palestrante em Estratégia, Design Organizacional, Inovação, Tecnologia da Informação e Marketing na Fundação Dom Cabral. Alexandra é mestre em engenharia e tecnologia pela UFMG (1998). Atua em programas de MBA, pós-graduação, customizados, abertos e parcerias na FDC, além de ser coordenadora técnica nacional do Programa de Especialização em Gestão. Já atuou em empresas como DHL Express, Unimed, Cenibra, Amcham, Sicredi, Totvs, Unilever, Localiza, Sebrae Nacional, AngloGold Ashanti, Magnesita, Fiocruz, Assembleia Legislativa de Minas Gerais, PIF PAF, VLI, Votorantim, Seplag, TIVIT, Embrapa, SEST SENAT, Essilor, Minutrade, dentre outras. Foi coordenadora técnica da Especialização em Análise de Negócios e Informação e em Gestão de Tecnologia da Informação do Ietec por 7 anos. Foi executiva durante 10 anos e, nos últimos 15, atua como consultora especialista em empresas de serviço. Tem especial interesse em ambidestria, gestão orientada ao cliente, design e marketing de serviços, tecnologia, gestão e governança de TI, centros compartilhados de serviços e design thinking. Amante e praticante das metodologias ativas de ensino. É autora de artigos técnicos e coautora do livro “É só Marketing?”.