Desde o dia 8 de janeiro, começou a ser colocada em prática a implantação gradual do e-Social, um projeto do Governo Federal que vai reunir de forma unificada, padronizada e totalmente digital todas as informações das empresas do País.
O cronograma vai sendo aplicado de acordo com o porte de cada empresa e por setores. Em janeiro, entrou em vigor o cadastro de empregadores e tabelas, para os que se enquadram como “Grande Empresa”. Para as demais, a regra vale a partir de julho. A implantação atingirá todos os grupos até julho do ano que vem.
Todo o processo foi apresentado para um grupo de transportadores, que participou de um treinamento no Sindisan, na manhã desta quarta-feira, dia 20. A coordenação ficou a cargo do especialista Roberto Martins, da RH Martins Consultores Associados.
“Vai ser necessário haver uma mudança cultural nas empresas. As pessoas não vão poder se negar a fazer parte das adequações. Este será o grande desafio”, ressaltou Martins.
De acordo com o palestrante, a visão do e-Social é ser um banco de dados completo. “Todos os órgãos participantes do projeto terão acesso e cruzarão as informações”.