Missão Internacional do Sistema Transporte reúne, em Xangai, cerca de 40 empresários e executivos do setor
Na China, o ecossistema de inovação é marcado, sobretudo, por uma estreita colaboração entre o setor público e a iniciativa privada, motivo pelo qual a indústria do país asiático vem se consolidando entre os principais players do mercado mundial.
Subsidiado pelo governo, o setor de transporte chinês tem se tornado cada vez mais competitivo. E isso se deve, principalmente, ao forte investimento do Estado no desenvolvimento de tecnologias avançadas e de uma infraestrutura eficiente para apoiar o crescimento econômico e sustentável.
Essa é a perspectiva de executivos egressos da CEIBS (China Europe Business School) que participaram, nessa terça-feira (15), do segundo dia de atividades da Missão Internacional do Sistema Transporte. Eles conversaram com os cerca de 40 empresários e executivos do setor transportador brasileiro que estão em Xangai para uma jornada de inovação.
Visão do governo
Para Yin Fen, representante do Comitê de Planejamento e de Desenvolvimento do governo local, Xangai se tornará, até 2035, um centro internacional de inovação econômica, financeira, comercial, marítima, científica e tecnológica.
“A cidade investe em projetos com foco nas pessoas, na eficiência, na sustentabilidade e na resiliência. O objetivo é transformá-la em uma metrópole internacional, que conta com um transporte integrado e de alta qualidade”, disse Fen, ressaltando que muito já está sendo feito em todos os modais do setor.
Para contextualizar os participantes da Missão, ele compartilhou o seguinte panorama sobre Xangai:
Aeroportos:
· Pudong e Hongqiao: 97 milhões de passageiros e 3,8 milhões de cargas movimentadas.
· Estratégicos para conectar a Ásia ao restante do mundo.
Ferrovias:
· 491 quilômetros e volume médio de passageiros entre 700 mil e 800 mil.
· Sistema de metrô integrado a trens de alta velocidade e serviços de carga — um dos mais extensos do mundo.
· No trilho urbano, há 20 linhas em operação e 10 milhões de pessoas transportadas diariamente, incluindo o Maglev (trem de alta velocidade).
Ônibus e rodovias:
· 881 quilômetros de rodovias intermunicipais e 238 de vias expressas urbanas.
· 4 milhões de passageiros transportados diariamente em 17 mil ônibus.
Táxis:
· 35 mil táxis e 87 mil serviços diários de transporte de passageiro online.
· 2 milhões de passageiros transportados diariamente.
Bicicletas compartilhadas:
· 607 mil bicicletas foram compartilhadas, resultando em 2,24 milhões de viagens.
Transporte verde:
· 1,2 milhão de veículos com energia renovável contam com 700 mil pilhas de carregamento.
· 90% dos ônibus (15,2 mil) usam energia renovável.
“O governo chinês implementa políticas de incentivo fiscal para promover o transporte verde e a sustentabilidade da infraestrutura. O objetivo é buscar o desenvolvimento equilibrado e harmônico entre a sociedade e a economia. Por isso, a cidade investe em projetos com foco nas pessoas, na eficiência, na sustentabilidade e na resiliência”, finalizou o representante do governo de Xangai, Yin Fen.
Visita técnica ao Porto de Xangai
Exemplo de inovação em logística e gestão portuária, o Porto Internacional de Xangai merece um capítulo à parte, especialmente por ter recebido a visita da delegação brasileira do transporte. Os empresários e executivos viram de perto a operação e a infraestrutura de ponta, que contribuem para alçar o Porto de Xangai à posição de o mais ativo do mundo em toneladas transportadas.
Saiba mais sobre o terminal:
· há 14 anos consecutivos, ocupa o primeiro lugar mundial em termos de volume de carga transportada: 49,5milhões de TEUs (unidades equivalentes a vinte pés);
· em 2023, a movimentação de cargas foi de 843 milhões de toneladas;
· localizado às margens do rio Yangtze, conecta a logística e o transporte de mercadorias entre a China e o resto do mundo.
Outro ponto de vista
Líder chinês no serviço de navegação, mapeamento e informações de trânsito, a AutoNavi têm uma relação estreita com o governo chinês.
“Com mais de 80 milhões de usuários, a plataforma é muito popular na China por entender melhor o povo chinês. Ela coopera, principalmente, com os serviços públicos de viagens”, explicou Dong Zhenning, vice-presidente da AutoNavi, adquirida pela Alibaba.
Comparada a outros gigantes, como o Google, a plataforma chinesa tem diferenciais:
· Contagem regressiva de semáforo em 80% dos cruzamentos: governo dá acesso aos dados de seus departamentos de trânsito.
· Integração a serviços e aplicativos locais: transporte público, táxi e plataformas de entrega etc.
· Informação colaborativa veículo-estrada: ocorre no nível da faixa rodoviária (ex.: orientação de velocidade).
· Informação de trânsito veículo-veículo: ocorre no nível da faixa rodoviária (ex.: aviso de veículo se aproximando em cruzamento sem iluminação).
Dong Zhenning explicou que, embora tenha menos usuários que o Google, a AutoNavi está cada vez mais forte.
“A AutoNavi cobre 210 países e o Google, 250. Ela tem 800 milhões de usuários mensais ativos e o Google, 1 bilhão. Estamos perto. Acredito que, em dez anos, a plataforma chinesa será global”, afirmou.
Atualmente, a AutoNavi assiste a mais de 3 mil empresas logísticas. “Ela atende a 30 milhões de chamadas de planejamento e navegação de caminhões por dia”, finalizou o vice-presidente da plataforma.